Elementais

 

Os elementais são seres protetores do elemento natural,

feitos de energia e capazes de se materializar.

 

 

 

Todas as culturas humanas, desde a Idade da Pedra, em todos os lugares do mundo, criaram entidades espirituais para representar as forças da natureza.

O célebre alquimista medieval Paracelso dizia que a natureza é habitada por seres que ele chamou de elementais. Dividiu essa população em quatro grupos distintos: gnomos, ondinas, silfos e salamandras. Ele dizia que essas criaturas, semelhantes aos seres humanos na forma, habitavam seus próprios mundos, invisíveis para alguns, porque os nossos sentidos têm limitações. Esses seres ocupariam um lugar entre os homens e os espíritos.

 As civilizações da Grécia, de Roma, do Egito, da China e da Índia acreditavam em sátiros, espíritos e duendes. Elas povoavam o mar com sereias, os rios e as fontes com ninfas, o ar com fadas, o fogo com lares e penates, a terra com faunos, dríades e hamadríades. Esses espíritos da natureza eram tidos em alta conta, e a eles eram dedicadas oferendas. Ocasionalmente, dependendo das condições atmosféricas ou da sensibilidade da pessoa, eles se tornam visíveis.

Os povos, deram a essas divindades características físicas humanas. Os gnomos e fadas - com suas formas, roupinhas e atributos difundidos pelas lendas e folclore do Ocidente - vêm da mitologia e religião do antigo povo Celta. De origem indo-européia, os celtas apareceram na Europa Central perto de 2.000 anos a.C, povoando nos séculos seguintes as ilhas da atual Grã-Bretanha, parte da França, da Itália e o norte da Península Ibérica.

 

 

 

Oração aos Elementais

 

 

"Pequeninos guardiões
Seres de luz infinita
De dia me tragam a paz
De noite os dons da magia.

 
Invisíveis guardiões
Protejam os quatro cantos da minha alma
O quatro cantos da minha casa
Os quatro cantos do meu coração."

 

 

 

 

 

Assim como os anjos das hierarquias mais altas, os elementais retransmitem a energia divina para um vegetal, animal ou mesmo para um mineral.

 

Representação:

Elementais

Gnomos

Protetores do reino animal, presentes nas pedras e rochas. Com aspecto de velhinhos, inspiram sabedoria e amor.

Salamandras

 

Com membros e cabelos com cor e forma de labaredas, estão no fogo e no sol.

Elfos

 

Espíritos com forma humana, presentes em bosques, grama e algas de beira-mar.

Ondinas

 

Seres femininos presentes no mar, rios, lagos e cachoeiras.

Duendes

 

Protetores do reino vegetal, presentes em florestas, jardins e plantas. Costumam ser representados por figuras juvenis e travessas.

Sílfides ou Silfos

 

São seres alados e assexuados, presentes nos ventos e tempestades.

Dríades

 

Elementais protetores e moradores das árvores.

 

Sereias

Seres da ambos os sexos habitantes dos mares.

Fadas

 

Elementais femininos, protetores das flores.

 

 

 

Para saber qual o seu Elemental Interior, escolha um dos elementais mostrados acima, clique no desenho; e, descubra em qual elemento da natureza, você tem afinidade e que domina sua personalidade.

Para conhecer o Horóscopo dos Duendes e Gnomos, clique aqui >

 

 

  ou