I Ching do Nome

 

"Mudar a vida por meio da consciência" essa é a tradução literal da expressão "I Ching", escolhida por antigos sábios chineses para dar nome à obra que reúne séculos de sabedoria.

Também chamado de “O livro das mutações”, o I Ching é utilizado até hoje por pessoas que buscam o auto-conhecimento ou que desejam prever o futuro.

 

Porém, mais que um oráculo, ele é uma fonte de conselhos, que se tornam ainda mais úteis quando se aceita o princípio, básico no I Ching, segundo o qual nada no universo é fixo e, portanto, o homem pode alterar seu destino. E na busca de novos caminhos, ouvir o que o I Ching tem a dizer, é ainda hoje uma sábia opção.

As revelações do I Ching se traduzem por 64 hexagramas (conjunto de linhas), formados por sua vez por combinações de oito trigramas básicos. Um trigrama é um gráfico composto de três linhas que dá resposta a uma questão, aconselha ou indica um caminho. Essas linhas podem ser yin (- -) ou yang (-).

Yin é o escuro, o feminino, a água, a matéria, a Lua. Yang é o claro, o masculino, o fogo, o espírito, o ativo, o quente, o exterior, o Sol.

Segundo os chineses, a harmonia vem do equilíbrio dessas forças. E a interação de ambas provoca mudanças no ritmo do universo e, conseqüentemente, no ritmo da nossa vida. O yin e o yang manifestam-se por meio dos cinco elementos da natureza: terra, metal, água, madeira e fogo. Para os chineses, o sucesso ou o fracasso da nova vida também dependem do seu equilíbrio. Assim, em cada trigrama, a combinação de linhas yin e yang e a predominância de um desses elementos são elementos que determinam o tipo de influência que ele exerce.

Como descobrir o seu trigrama

Para isso vamos usar as quantidades de letras do seu nome completo. Some todas as letras, se o número for maior que 8, subtraia 8. Se o resultado continuar maior que 8, faça novamente outra subtração (sempre - 8). Exemplificando:

Um nome com 23 letras: 23 - 8 = 15, como continua maior que 8, subtraio novamente; 15 - 8 = 7, este é o trigrama do exemplo.

Controle de Som

Após saber qual é o número, procure nas páginas seguintes a interpretação.

Clique no símbolo:

 Trigrama 1
 Trigrama 2
 Trigrama 3
 Trigrama 4
 Trigrama 5
 Trigrama 6
 Trigrama 7
 Trigrama 8

 

  ou