Plantas anti-oxidantes:

 

A qualidade do que você come também é importante.
Os alimentos funcionais devem fazer parte da nossa dieta. Eles contêm compostos bio-ativos,  que regulam o metabolismo.

1- A soja é um alimento muito saudável, principalmente para as mulheres; pois ela contém isoflavonas, substâncias que simulam a atuação do estrógeno, combatendo os efeitos da tensão pré-menstrual e da menopausa.

2- Abuse das saladas também para evitar o ganho de peso.


3- O tomate é um alimento que combate os radicais livres, graças à presença do licopeno (atua também contra o câncer de próstata).


4- Tome uma taça de vinho tinto por dia. Essa bebida contém substâncias anti-radicais livres que fortalecem a parede das artérias, inibem a mutação celular e os processos inflamatórios.

5- A aveia é rica em beta-glucan, componente que mantém o colesterol baixo. Além disso, é fonte de fibras, ajudando o intestino a funcionar como um relógio.

6- Coma uma castanha-do-pará por dia. Ela é rica em selênio, um mineral que é outro aliado contra os radicais livres.

7- Batata-doce, abóbora, melancia, manga e cenoura são fontes de beta-caroteno, um poderoso anti-oxidante.

8- Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e rúcula, também ajudam a combater a oxidação celular, atenuando os efeitos do tempo sobre o organismo.

9- Acrescente alho e cebola ao cardápio. Essa dupla é rica em compostos que protegem contra o câncer e estimulam a produção de enzimas.

10- As células estão se renovando cada vez mais lentamente e as marcas do tempo se tornam evidentes.
 

11- É preciso dar uma atenção especial aos exercícios físicos e ao cardápio. Procure um especialista para saber se é preciso fazer um reforço com uma suplementação de vitaminas.

12- Carboidratos complexos, como arroz integral, lentilha, grão-de-bico e feijão, são ricos em fibras e têm pouco colesterol. Bom para o intestino e o coração.

13- Comida vegetariana é saudável em qualquer idade porque é leve, digestiva e rica em anti-oxidantes. Além disso, a soja é uma alternativa saudável para a carne vermelha, que pode elevar a taxa de colesterol.

14- Óleos vegetais em geral, como de canola, de girassol e de oliva, são ricos em ômega 3 e 6, substâncias que ajudam a manter o nível de colesterol sob controle.

15- Banana, melão, pêra e laranja têm potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial e, segundo algumas pesquisas, é útil na
prevenção de derrames.