Receitas

Vale ressaltar aqui que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema.  É importante sempre  lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica.  Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas, sem o devido acompanhamento terapêutico.

 

Indicações:

 

 

FALTA DE APETITE

Receita: Limão Infusão

Preparo: Deixar em infusão em 300g de água fervente 15g de folhas de limão, 20g de raiz de aipo,15g de tomilho e 50g de folha de alcachofra. Quando o líquido ficar morno filtrá-lo e beber uma xícara antes das refeições.
Referências: Plantas Medicinais - Editora Três

 

COMBATER A CASPA I

Receita: Máscara anti-caspas = Tomates


Preparo:  Lave bem dois tomates bem maduros, retire as sementes e bata no liquidificador ou na centrífuga com duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Espalhe nos cabelos e deixe por cerca de vinte minutos, depois lave a cabeça normalmente. É indicado para casos de caspa fina, se forem placas de caspa maiores, melhor procurar um médico.
Referências: Sabedoria popular

 

COMBATER A CASPA II

Receita: Juá


Preparo: Raspe uma quantidade do entrecasco do "Juá", coloque dentro de um recipiente com água fria e mexa até fazer espuma. Lavar o cabelo 2 vezes por semana.
Referências:  Sabedoria Popular

 

LIMPEZA E HIDRATAÇÃO DA PELE

Receita: Mel e Aveia


Preparo: Ponha em recipiente 3 colheres (sopa) de mel e 1 1/2 colher (sopa) de aveia em flocos, misture e passe no rosto fazendo leves fricções durante 3 minutos, depois lave-o bem com sabonete neutro. Repetir 1 vez por semana
Referências: Sabedoria popular

 

CÓLICAS MENSTRUAIS

Receita:  Infusão de Calêndula


Preparo:  Em 1 xícara de chá de água fervente, coloque 1 colher de sobremesa das flores de calêndula. Abafe por 10 min. e coe. Tomar 2 xícaras do preparo diariamente nos 10 dias anteriores à menstruação.
Referências: Revista Saúde é vital, especial. Nº 12

 

DOR DE BARRIGA, MAL-ESTAR, RIM, AZIA, FÍGADO E ESTÔMAGO

Receita: Boldo


Preparo: Colher algumas folhas de boldo (5), lavar bem e amassá-las, acrescentar água fervendo imediatamente para que a fusão não destrua suas propriedades. Atenção: As pessoas deveriam tomar o chá verificando a temperatura da xícara, se a sua mão não agüenta segura-lá,  não deveria tomá-lo. Por este motivo, no Oriente as xícaras não tem cabo e fica mais fácil saber se o chá esta pronto para ser ingerido sem danificar as propriedades da língua que nos permite degustação.
Referências: Receita Caseira

 

AZIA, GASTRITE e ÚLCERAS ESTOMACAIS

Receita: Batatas

Preparo:  Ralar 4 batatas cruas em um ralador comum, deve-se usar a parte mais fina do ralo. Ao obter a massa da batata, esprema em um pano limpo e coe. Deve-se tomar o suco da batata imediatamente. Tomar uma xícara 3 vezes ao dia. O efeito será melhor se for tomado 30 minutos antes das refeições, ou sempre que sentir a queimação. O alívio é imediato.
Referências: Medicina Alternativa de A a Z.

 

ROUQUIDÃO e TOSSE

Receita:  Xarope de Caraguatá e Guaco


Preparo:  1 kg de açúcar, 1 litro de água, 10 frutos de caraguatá (planta de cerrado) e 5 folhas de guaco. Misture a água e o açúcar até ferver. Coloque o caraguatá e as folhas de guaco e deixe ferver por aproximadamente 1 minuto. Deixe esfriar e guarde num frasco de vidro em local fresco.
Referências: Receita Caseira

 

RESFRIADO e GRIPE

Receita: Limão


Preparo:  01 limão galego (conhecido como laranjinha) cortar em 04 colocar em meio copo de água e ferver por 05minutos (tomar morno).
Referências: Receita Caseira

 

INFLAMAÇÃO DA AMÍDALAS e FARINGITE

Receita:  Chá Preto


Preparo: Um copo de chá preto morno com uma colher(sopa) rasa de sal. Faça gargarejo de uma a três vezes ao dia.
Referências: Receita Caseira

 

INFECÇÕES NA GARGANTA, BOCA e VIAS RESPIRATÓRIAS

Receita: Chá de Feijão Guandu


Preparo:  Colher de 5 a 10 folhas do pé de feijão guandu e fazer um chá. Tomar e fazer gargarejo à vontade. Alívio quase que imediato da garganta e em dois dias as infecções saram.
Referências: Receita Caseira

 

ÚLCERA e GASTRITE

Receita:  Folha de Couve com leite


Preparo: Triturar, no liquidificador, 1(uma) folha grande de couve ou duas folhas pequenas junto com 1(um) copo de leite e, em seguida coar. Tomar um copo do preparo, em jejum, pela manhã ao acordar. Dependendo do estágio da doença, após duas semanas estará cicatrizada ou em processo de cicatrização.
Referências: Receita Caseira

 

INSÔNIA

Receita: Alface e cascas de maçã


Preparo: Pegue 01 folha de alface e algumas cascas de maçã. Coloque mais um ou menos um copo com água para ferver. Na água fervente, coloque a folha de alface e as cascas de maçã,deixando a infusão repousar por alguns minutos numa vasilha com tampa. Se quiser pode adoçar, devendo-se tomar o chá morno.
Referências: Sabedoria Popular

 

RUGAS, MANCHAS e SARDAS

Receita: Aplicação alimentar e cataplasma


Preparo: Incluir na alimentação frutas e hortaliças que contenham vitamina A (brócolis, abóbora, mamão, manga, pêssego, melão, etc.) Aplicar na superfície da pele a parte interna da casca de mamão, durante uma hora por dia (cataplasma). Tomar uma xícara de chá de suco de cenoura com pimentão-vermelho, uma hora antes do almoço, num prazo máximo de 15 dias. Fazer cataplasma de creme caseiro do pepino durante uma hora por dia.
Referências: Extraída do livro "Viva Melhor" de Luis C Costa

 

ROUQUIDÃO e AFONIA

Receita:  Gargarejo = Tomate verde


Preparo: Fazer 3 vezes ao dia gargarejo com suco de tomate verde (liquidificar um tomate verde com um copo de água e uma pitada de sal). Coar o suco e fazer imediatamente o gargarejo. Alimentar-se de 300 a 500 g de abacaxi no desjejum ou tomar o suco. Não comer nenhum alimento no prazo mínimo de 3 horas.
Referências: Extraída do livro "Viva Melhor"

 

HEMATOMAS

Receita:   Cataplasma = Tomate maduro


Preparo: Aplicar cataplasma de tomate maduro no local de 2 horas cada, quantas vezes forem necessárias. Ao deitar colocar sobre o hematoma a parte interna da casca da banana deixando-a um tempo médio de 2 a 3 horas.
Referências: Sabedoria Popular

 

GASTRITE

Receita:  Mamão, caqui, melão ou pinha


Preparo:  Usar no desjejum de 300 a 500g de mamão, caqui, pinha ou melão(não misturar, mas alternar diariamente), de 15 a 20 dias. Tomar nos intervalos das refeições uma xícara de suco de batata inglesa (manhã) e uma xícara de suco de couve(tarde). Tomar chá de camomila ao deitar. Não se alimentar com alimentos oleaginosos nem ácidos como: abacaxi, caju, tangerina, laranja, romã, ameixa, acerola, abacate, castanha, coco, azeitona, etc. Não comer carnes, pescados e frituras.
Referências:  Sabedoria Popular

 

ARTRITE e REUMATISMO

Receita: Pimenta Vermelha


Preparo:  Pega-se 100ml de álcool a 60º e coloca-se em infusão com 6 pimentas vermelhas por cerca de 2 dias. Filtra-se e pincela-se com o líquido as regiões atingidas. O resultado será excelente.
Referências: Sabedoria Popular

 

VERMES INTESTINAIS

Receita: Semente de Abóbora


Preparo: Deixa-se de molho 50 a 80g de semente de Abóboras moídas durante 12hs. Mistura-se um ovo, mexe-se bem e toma-se em seguida em jejum, durante 2 dias. Não tomar café da manhã .
Referências: As plantas curam

 

TOSSE, ROUQUIDÃO, BRONQUITE e ULCERAÇÕES  NA PELE

Receita: Couve


Preparo:
  Ferva uma folha de couve em uma xícara de leite adoçado com mel. Depois é só coar e tomar.

Para aliviar ULCERAÇÕES NA PELE: Prepare uma compressa com a folha macerada com 1 colherinha (café) de ácido bórico.
Referências: Sabedoria Popular

 

ANTI-INFLAMATÓRIO AMÍDALAS e FARINGITE

Receita: Chá de casca de romã


Preparo: Retira-se os caroços  do fruto da romã e deixa-se secar ao sol. Após a secagem faz-se um chá das cascas secas. Em seguida, faz-se o gargarejo, deixando que permaneça o maior tempo possível em contato com a garganta. Deve-se manter este procedimento em torno de 4 a 5 vezes por dia. Para cada romã coloca-se aproximadamente 2 copos de água.
Referências:  Livro : "As plantas curam" Cultura popular

 

ANEMIAS, HEMORRAGIAS e GASES INTESTINAIS

Receita:  Urtiga vermelha e cominho


Preparo:  Urtiga vermelha: O suco das folhas é bom para anemias e pobreza do sangue. Usa-se o chá das folhas também para regularizar a menstruação e deter hemorragias Cominho: Uso interno - Combate as gases intestinais, auxilia digestão.
Uso externo: Cataplasma só com suas sementes socadas ou com barro, carvão e óleo de oliva. Dores e ingurgitamento dos testículos e dos seios.
Referências: Viva Natural - Biazzi , Eliza

 

FÍGADO

Receita:  Chá de alcachofra


Preparo: Coloque 2 folhas de alcachofra em meio copo de água fervente e tampe.
Referências:  Receita caseira

 

REUMATISMO, ARTROSE e ANTI-SÉPTICO

Receita:   Tintura de caroço de abacate


Preparo:  Um caroço de abacate seco ralado um litro de álcool e 10 pastilhas das pequenas de cânfora sintética comprada nas farmácias. Usar em compressas ou passar no local ferido é ótimo.
Referências: Receita caseira

 

DIABETES 

Receita:  Maçã, alecrim, alface e caju roxo


Preparo:  Durante 21 dias usar pela manhã um suco com uma maçã, um ramo de alecrim e uma folha de alface pode ser com leite ou não depende do gosto do paciente bata tudo no liquidificador e tome em jejum após os 21 dias passar 7 dias tomando chá do caju roxo entrecasca 3 vezes ao dia. Este tratamento tanto o do 21 dias e os do 7 dias deve passar pelas 4 luas, o tratamento só acaba quando houver passado pelas luas minguante, crescente, nova e cheia deve começar pela lua minguante. Caso não atinja a cura com um ciclo das luas, deve começar novamente o tratamento. Atenção:- Todo o tratamento deve ser seguido de caminhadas diariamente por uma hora.
Referências:   Professora Jupira Naturalista

 

HIGIENE BUCAL e AXILAR

Receita:  Alfavaca e álcool


Preparo:  1 xícara de folhas de alfavaca colhidas entre 9 e 11 horas. Um copo de álcool de cereais Mistura e deixe em repouso 24 horas antes de usar.  USO: 1 colher de sopa em 1/2copo de água para fazer higiene bucal. Como desodorante aplicar nas axilas também diluído.
Referências: Professor da Universidade Federal do Ceara