Uso das plantas:

 

O chazinho é um remédio para todas as idades, tomado desde o recém-nascido até o adulto. Quase sempre adoçado com açúcar, raramente não é doce ou leva uma pitada de sal; tomado morno ou quente. O chazinho é preparado com água fervida. Algumas vezes coloca-se a parte da planta na água (raiz, folha, semente, etc.) e leva-se ao fogo até ferver, ou espera-se a água ferver para mergulhar as ervas. Às vezes, o chazinho precisa levar uma, duas ou três fervuras; há também indicações de que é o bastante ferver uma só vez e a seguir abafa-se, isto é, retira-se do fogo colocando-se uma tampa a fim de reter vapor da água fervente.

 

A mezinha é remédio preparado à base de plantas, levando de mistura, mel de abelha. Em geral é só para crianças. As plantas mais usadas: poejo, hortelã, macela e camomila.

 

Lambedouro é feito com açúcar. Leva-se ao fogo água e açúcar, ferve-se até tomar consistência vítrea. Coloca-se geralmente sobre uma folha ou casca medicinal, expõe-se ao sereno por três noites seguidas e depois dá-se para a criança lamber.

 

A garrafada é preparada com o cozimento de folhas, raízes e sementes; é enfim uma mistura de várias ervas. Geralmente adoçada com açúcar e de preferência o preto ou mascavo. É remédio de adulto e principalmente de pessoas do sexo masculino.

 

A cataplasma no nordeste é em geral feito com farinha de mandioca; no estado de São Paulo, comum usar o fubá. Mistura-se com raspas de raízes ou cascas moídas ou sementes e folhas trituradas. O emplastro é tão quente que às vezes chega a queimar a epiderme.

 

Os ungüentos diferem das cataplasmas porque são frios e na sua composição levam em geral graxa, gordura de animais ou vegetais de mistura com sementes ou outras partes da planta, trituradas. Muitas vezes o tópico é apenas a graxa de um determinado animal: gordura de cascavel para reumatismo, sebo de carneiro...

 

Os purgantes: o mais comum é o óleo de rícino, já usado no Egito para curar prisão de ventre.

 

Vomitório: o mais comum é o de ipeca (nome popular de ipecacuanha).

 

Suadouro: Às vezes não é apenas o chazinho que serve para provocar a exsudação e sim a combinação de várias ervas, tomadas à noite e que no outro dia precisa resguardo, (cuidados) para não trazer conseqüências sérias.  A sudoterapia é largamente empregadas pelos adultos.

(ARAÚJO, Alceu Maynard.
Medicina Rústica. Instituto Nacional do Livro, 1977)