Receitas com Abacates 

 

Outra coisa que o mundo deve à América Latina: o Abacate. Levado para a Europa no inicio do século XVI, o fruto carregou também seu nome original: awakatl, da língua mexicana náuatle. Como no México e na Guatemala, os europeus aprenderam a apreciá-lo na salada, junto com carnes e frutos do mar (apenas no Brasil e em regiões da África é que se come o abacate apenas com açúcar, como sobremesa). É muito cultivada por toda parte, tanto pelo fruto saboroso, de grande valor nutritivo, quanto pelas folhas com propriedades diuréticas, além de conter 20 a 25% de óleo usado em perfumaria. Algumas tribos da Amazônia usam os brotos do abacateiro para combater doenças dos pulmões. Nas Antilhas o abacate é considerado um afrodisíaco. O abacate era antigamente chamado de "pêra-de-advogado". O frio é um dos principais inimigos do abacateiro. Existem mais de quinhentas variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor. . Em pratos doces, o abacate combina muito bem com limão, leite, creme de leite e leite condensado, na preparação de sorvetes, cremes, musses e bebidas. Em pratos salgados, vai bem com camarão e lagosta, em saladas ou acompanhando pratos fortes.

Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, o abacate tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110 g contém cerca de 200 calorias. Ele é rico em gorduras do tipo monoinsaturada, principalmente o ácido graxo oléico, que reduz o risco de doença cardiovascular por diminuir os níveis plasmáticos de triglicerídeos, colesterol total e LDL-colesterol, além de aumentar o HDL-colesterol.

O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto. Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve evitar-se que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados. Deve ser servido cru, pois se torna amargo quando cozido. Pode ser acrescentado a pratos quentes já cozidos, servido em forma de saladas ou batido com leite. Os abacates só amadurecem depois de colhidos. Em seguida delícias do abacate.

 

   

 

1. Sanduíche de Abacate

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de pimentão vermelho picadinho;

1 xícara de polpa de abacate maduro;

1 tomate grande picadinho;

1 cebola pequena batidinha;

6 pãezinhos redondos;

sal e pimenta.

 

Preparo:

Misture a polpa de abacate com o tomate, a cebola e o pimentão, tempere com sal e pimenta a gosto. Ponha na geladeira e faça os sanduíches somente pouco antes de servi-los para que os recheio não umedeça demasiadamente o pão.

 

 

 

2. Abacate colorido

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de massa de tomate.

50 g de nozes descascadas;
1 colher (sopa) de vinagre;

pimenta do reino;
1 ramo de salsa;
sal a gosto;

4 abacates.

 

Preparo:

Pique as nozes e a salsa. Reserve. Amasse um dos abacates e misture-o aos temperos. Junte as nozes. Abra os outros 3 abacates, retire o caroço e recheie a cavidade com a massa obtida. Enfeite com uma bolinha de massa de tomate ou catchup. Se preferir use um cereja.

 

 

 

 3. Abacate com Maionese


Ingredientes:
½
 colher (sopa) de picles picado;

3colheres de (sopa) de ervilhas;

2 abacates não muito maduros;
½ xícara de maionese;
½  maçã ácida;

1 cenoura;

2 batatas;

 alface;

sal.


Preparo:

Descasque os abacates e corte-os ao meio. Retire-lhes os caroços e reserve. Descasque as batatas, raspe a cenoura, junte a ervilha e cozinhe tudo em água e sal. Deixe esfriar, adicione a maçã picada e o picles. Tempere tudo com a maionese. Distribua nas cavidades dos abacates. Cubra com alface picadinha e, se quiser, enfeite com azeitonas e ovos picados.

 

 

 

4. Abacate Alasca

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

3 colheres (sopa) de manteiga;

manteiga para untar a forma;

100g de queijo prato ralado;

2  xícaras de leite;

pimenta do reino;

2 abacates;

3 ovos;

sal.

 

Preparo:

Descasque e pique os abacates em pedaços pequenos. Derreta 1 colher (sopa) de manteiga e coloque os pedaços de abacate, em fogo brando. Retire a panela do fogo, deixando-a em lugar quente. Em outra panela, derreta o resto da manteiga e junte a farinha, mexendo com colher de pau. Acrescente o leite pouco a pouco, para não empelotar. Cozinhe durante 2 ou 3 minutos em fogo brando, até forma um creme borbulhante. Ligue o forno na temperatura média. Quebre os ovos, separando as gemas. Bata-as como para omelete. Junte-as ao creme, fora do fogo. Acrescente o queijo ralado, o abacate, o sal e a pimenta. Adicione as claras em neve e mexa delicadamente. Coloque em forma refratária untada, leve ao forno e deixe por 25 a 30 minutos. Sirva quente.

 

 

 5. Molho de Abacate

 

Ingredientes:

1 xícara de polpa de abacate;

½ xícara de ricota fresca;

2 colheres (chá) de mel;

1 xícara de leite;

1 pitada de sal.

 

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva acompanhando saladas de legumes e verduras cruas.

 

 

 6. Salada de Abacate com Alface

 

Ingredientes:

polpa de um abacate cortada em cubos;

1 tomate grande;

suco de limão;

1 pé de alface;

sal a gosto.

 

Preparo:

´Tempere o abacate com sal e limão, ponha num prato sobre as folhas de alface e enfeite com rodelas finas de tomate.

 

 

 7. Sopa de Abacate

 

Ingredientes:

 4 xícaras (chá) de caldo de galinha bem apurado;
 
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo;
 1 colher (chá) de alho bem picado;
4 colheres (sopa) de margarina;
1 xícara (chá) de cebola picada;
 2 abacates médios.

 

Preparo:

Numa panela média, derreta a margarina e refogue a cebola e o alho, mexendo de vez em quando até a cebola murchar. Adicione a farinha, mexendo rapidamente para não encaroçar. Junte o caldo de galinha, aos poucos, sempre mexendo, e cozinhe por uns 15 minutos. Despeje essa mistura no copo do liquidificador e bata até ficar uma massa lisa. Coloque-a de volta na panela. Corte os abacates ao meio, retire o caroço e, com uma colher retire a polpa da casca. Corte em cubos e regue com suco de limão para não escurecerem. Bata-os no liquidificador obtendo um creme fino (cerca de uma xícara e meia de chá). Junte-o à sopa, aqueça novamente em fogo baixo sem deixar ferver. Sirva imediatamente.