Receitas

 com

 Abacaxi

 

Fruta tropical, nativa das regiões costeiras da América do Sul, o abacaxi é saboroso, nutritivo e tem até propriedades medicinais. pertence á família das bromélias e é denominado Ananas comosus pelos botânicos. O que pouca gente sabe é que o abacaxi é uma espécie de inflorescência frutífera: cada gominho é um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento. Assim, o abacaxi é uma fruta, mas não um único fruto. Detalhes botânicos à parte, o abacaxi conquistou o mundo por causa do perfume delicioso, do sabor acre-doce e do grande valor nutritivo (contém vitaminas A, B1,C e D, proteínas, cálcio, fósforo e ferro). Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes. Cada vez mais ele se firma na culinária, encontrando seu lugar entre os mais sofisticados cardápios. Veja abaixo coisas que podemos fazer com ele, bastando descascá-lo.

 

1. Abacaxi à Chinesa

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de canela em pó;

1 concha de rum ou de saquê;

1 colher (sopa) de manteiga;

8 fatias de abacaxi.

 

Preparo:

Pincele o abacaxi com a manteiga e grelhe-o por cerca de 2 minutos de cada lado. Aqueça o rum, derrame-o sobre o abacaxi e flambe. Coloque em pratos de sobremesa e polvilhe com a canela.

 

2. Doce de Abacaxi

 

Ingredientes:
3 xícaras de chá de abacaxi fresco picado;
½  xícara de chá de adoçante em pó;
1 pacote de gelatina em sabor;
1 pote de iogurte desnatado;
4 colheres de água;
4 claras em neve.
 

Preparo:

Coloque o abacaxi e o adoçante em uma panela Leve ao fogo até que cozinhe e amoleça. Dissolva a gelatina na água fria e despeje o abacaxi quente. Espere amornar. Misture com as claras batidas em neve e junte o iogurte. Coloque em uma forma e leve para gelar.

 

3. Abacaxi Cremoso


Ingredientes:
2 colheres de chá de amido de milho;
1 lata de leite condensado desnatado;
1 abacaxi médio cortado em cubos;
4 claras.


Preparo:

Coloque o abacaxi e e o amido de milho em uma panela e leve ao fogo até ferver. Retire e reserve.Coloque a lata de leite condensado desnatado em uma panela de pressão com água e cozinhe por trinta minutos. Retire do fogo e deixe a lata esfriar para abrir. Bata as claras em neve firme,diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando aos poucos o leite condensado cozido. Retire e misture com o abacaxi cozido. Colocar em uma travessa e levar a geladeira para firmar.

 

4. Abacaxi gratinado

 

Ingredientes:

10 colheres (sopa) de açúcar;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 colher (sopa) de rum;

1 abacaxi pequeno;

3 ovos.

 

Preparo:

Lave o abacaxi, conservando a folhagem, e enxugue-o. Corte-o ao meio, no sentido do comprimento. Cave a polpa do abacaxi com uma colher. Corte a polpa em cubinhos e coloque-os sobre uma peneira para pingar o excesso de caldo. Bata a manteiga em creme com 4 colheres (sopa) de açúcar e as gemas. Junte o abacaxi e o rum. Coloque tudo dentro das metades de abacaxi. bata as claras em neve firme, adicionando aos poucos os açúcar restante. Cubra o abacaxi com o suspiro, coloque num assadeira e e leve ao forno bem quente. Retire assim que o suspiro estiver corado.

 

5. Pãezinhos de abacaxi

 

Ingredientes:

1 cubinho de fermento para pão;

3 ½  xícaras de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de margarina;

1 lata de abacaxi em calda;

1 ovo ligeiramente batido;

2 colheres (chá) de sal;

½  xícara de açúcar;

½  xícara de leite.

 

Preparo:

Amoleça o fermento em ¼  xícara de água morna. Aqueça mais ¼  xícara de água com a margarina até que esta derreta. Misture o ovo com o leite, metade do açúcar e o sal. Junte a margarina com o fermento amolecido. Misture bem. Cubra e deixe crescer por 1 hora mis ou menos. Abra em forma de quadrado sobre uma superfície polvilhada com farinha. Pincele com a manteiga derretida. Salpique o restante do açúcar. Corte em tiras de 3 cm. Escorra o abacaxi e corte em pedaços. Coloque um pedaço de abacaxi na ponta de cada tira. Enrole até a metade. Coloque outro pedaço de abacaxi e enrole até o fim. Arrume os rolinhos com a borda virada para baixo, para não abrirem. numa assadeira untada. Deixe crescer por 1 hora em lugar protegido. Asse em forno quente durante 30 minutos. Sirva quente.

 

6. Charlote de Abacaxi

 

Ingredientes:

1 lata de abacaxi em calda (em pedaços);

200g de biscoito champanha;

4 colheres (sopa) de açúcar;

6 folhas de gelatina branca;

500g de creme chantilly;

1 colher (sopa) de rum;

casca de limão;

3 gemas.

 

Preparo:

Corte as folhas de gelatina e deixe de molho em 1 xícara (chá) de água fria. Forre com papel alumínio uma forma para charlote de aproximadamente 20 cm de diâmetro. Forre o fundo e as bordas com o biscoito e borrife com o rum. Esprema a gelatina e leve ao fogo em banho-maria até dissolver completamente. Bata as gemas com o açúcar até que fiquem espumosas. Acrescente ½  xícara (chá) de caldo do abacaxi e a gelatina dissolvida. Misture do creme chantilly com a massa de gema, junte o abacaxi em pedaços e reserve alguns para decorar. Mexa devagar e despeje tudo na forma, sobre os biscoitos. Leve ao congelador por 2 horas. Desenforme cuidadosamente, guarneça com o restante o creme chantilly, os pedacinhos de abacaxi e a casca de limão em tiras.

 

 

7. Abacaxi refrescante

 

 Ingredientes:

1 abacaxi pequeno;

1 lata de Leite Moça;

1 forma de gelo picado.

 

Preparo:

Descasque o abacaxi, retire o miolo e pique a polpa. Coloque-a no liquidificador com o Leite Moça e o gelo. Bata bem e sirva a seguir.

 

8. Torta deAbacaxi

 

Ingredientes

Para o pão de ló:
4 ½ copos (tipo americano) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento químico em pó;
1 copo (tipo americano) de leite quente;
 2 ½ copos (tipo americano) de açúcar;
8 claras batidos em neve;
8 gemas.


Para o doce de abacaxi:
2 abacaxis cortados em cubinhos (sem o miolo);
2 xícaras (chá) de açúcar;
2 xícaras (chá) de água;

Para o creme:
3 ½ colheres (sopa) de amido de milho;

 20 gotas de essência de baunilha;
1 litro de leite;

açúcar a gosto.
 

Preparo:


Para o pão de ló: Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Misture com as claras em neve. Acrescente a farinha de trigo e o fermento químico em pó aos poucos, alternando com o leite quente. Misture muito bem. Divida a massa em duas partes iguais e coloque em forma untada e enfarinhada de 35 cm x 24cm x 4 cm de altura e asse em forno a 180ºC por cerca de 15 min. Reserve.

Para o doce de abacaxi: Misture tudo e leve ao fogo médio por cerca de 25 min até o abacaxi mudar de cor.

Para o creme: Dissolva o amido de milho em 1 xícara (chá) de leite. Coloque o restante do leite para ferver. Adicione a baunilha e o açúcar. Misture o amido dissolvido no leite fervendo, mexa por uns 5 min até engrossar. Deixe esfriar.

Para a montagem: Na mesma forma que assou o pão-de-ló, arme a torta (bolo). Regue com um pouco da calda de abacaxi. Por cima, coloque metade do doce de abacaxi, metade do creme de amido de milho e o pão-de-ló. Regue novamente com um pouco de calda de abacaxi, doce de abacaxi, creme de amido de milho, creme de leite e enfeite com ameixas.