Receitas

com

Abóbora

 

A família das abóboras é das curcubitáceas. Parente próximo do pepino, da abobrinha,do chuchu e de outras hortaliças muito constantes nas mesas brasileiras,a abóbora já era muito apreciada pelos povos da América quando chegaram os portugueses e espanhóis. Hoje, talvez ela esteja mais popularizada entre nós como sobremesa (irresistível junto com queijo-de-minas) do que como acompanhamento de pratos salgados.

De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento. Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos. Crua ou cozida serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.
Na hora da compra, devem-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.

 

 

1. Abóbora empanada

 

Ingredientes:

1 xícara de leite aproximadamente;

1 ½  xícara de farinha de trigo;

1kg de abóbora madura;

1 galho de manjericão;

1 galho de alecrim;

1 galho de salsa;

óleo para fritar;

1 ovo;

sal.

 

Preparo:

Descasque as abóboras, retire as sementes, lave e corte em pedaços médios. A seguir, cozinhe em água e sal. Não deixe cozinhar demais, escorra e deixe esfriar. A parte, prepare a massa para empanar: misture a farinha de trigo, o sal, o ovo e o leite. Mexa bem até obter uma massa meio líquida. Junte então a salsa e o manjericão picadinhos. Leve ao fogo uma frigideira com o óleo e o galho de alecrim e deixe esquentar bem. Mergulhe os pedaços de abóbora na massa e frite-os até dourar.

 

2. Quibebe

 

Ingredientes:
1 colheres (sopa) de cebola picada;
1 colher (sopa) de salsa picada;

3 colheres (sopa) de óleo;

800g de abóbora madura;

pimenta do reino e sal;

1 dente de alho.

 

Preparo:

Refogue no óleo quente o alho socado e a cebola. Acrescente a abóbora em pedacinhos, temperando com sal e pimenta a gosto. Tampe a panela e conserve em fogo brando até que a abóbora comece a desmanchar. Então, mexa com uma colher de pau, junte a salsa picada e misture bem. Retire do fogo e sirva imediatamente.

 

3. Pudim de Abóbora


Ingredientes:
1 colher (chá) de raspas de limão;

3 colheres (sopa) de maisena;

1 colher (chá) de baunilha;

1 xícara de creme de leite;

½  kg de abóbora madura;

1 ½ xícara de açúcar;

uma pitada de sal;

1 xícara de leite;

4 ovos.


Preparo:

Cozinhe a abóbora em água e sal. Depois que amolecer, bata no liquidificador junto com o açúcar e leve ao fogo novamente. Quando ferver, acrescente os demais ingredientes, previamente batidos no liquidificador, e deixe ferver 5 minutos. Despeje em fôrma untado e asse em forma untada e asse em forno quente. Desinforme e sirva frio.

 

4. Rolinho de Abóbora

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) rasas de queijo parmesão ralado;

uma pitada de molho de soja;

1 colher (sopa) de manteiga;

½  kg de abóbora;

farinha de trigo;

óleo para fritar;

1 gema;

sal.

 

Preparo:

Descasque a abóbora e cozinhe até que fique bem mole. passe por uma peneira. junte à massa de abóbora a manteiga,a gema, o sal e o queijo. Misture bem, acrescente o molho de soja e depois vá juntando farinha de trigo peneirada até ficar no ponto de enrolar. Enrole formando bolinhos pequenos. frite formando bolinhos pequenos. Frite em óleo bem quente, retire e coloque sobre papel para absorver a gordura. Sirva quente.

 

5. Tortelle

 

Ingredientes:

Massa

3  ½ xícaras de farinha de trigo;

4ovos;

sal.

 

Recheio

1 colher (café) de noz moscada ralada;

1 xícara de queijo parmesão ralado;

1 colheres (café) de canela em pó;

1 colher (café) de açúcar;

2 kg de abóbora madura;

sal e pimenta .

 

Preparo:

Comece pelo recheio: Cozinhe a abóbora até amolecer bem. Escorra e esprema num pano. Coloque numa tigela e amasse com os outros ingredientes. Deixe descansar durante 1 hora para tomar gosto (se ficar aguada, adicione um pouco de farinha de rosca).

Enquanto isso, prepare a massa: amasse a farinha de trigo com os ovos e o sal. Trabalhe a massa com as mãos durante mais ou menos 10 minutos. Abra bem fino com o rolo e corte em quadrados de 8 cm de lado. Coloque um pouco de recheio e dobre formando triângulos. Leve ao fogo uma panela com água e sal.

Quando ferver, cozinhe aos poucos, escorra e tempera em camadas com manteiga e queijo ralado ou com molho de tomate bem temperado.

 

6. Bolo de abóbora

 

Ingredientes:

½ xícara (chá) de amido de milho maizena;

1 colher (sopa) de fermento em pó;

2 colheres (sopa) de açúcar cristal;
 1 xícara (chá) de farinha de trigo;

½ xícara (chá) de margarina light;
500 g de abóbora madura picada;
1 xícara (chá) de leite de coco;

1 xícara (chá) de açúcar;
1 colher (sopa) de óleo.
 

Preparo:

Coloque em uma panela, a abóbora, o leite de coco e o açúcar. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 40 minutos, ou até a abóbora estar bem macia. Mexa bem para ficar cremosa. Retire e, assim que esfriar, misture a margarina. Peneire em uma tigela a farinha de trigo, a maisena e o fermento. Despeje o creme de abóbora e misture bem, mas sem bater. Unte uma fôrma para pudim, com capacidade para 1½ litro, com o óleo e polvilhe com o açúcar cristal. Despeje a massa e coloque para assar em forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

 

7. Carpaccio com molho de abóbora

 

Ingredientes:

  Molho:
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco;

3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
2 colheres (sopa) de cebola picada;
1 xícara (chá) de abóbora-japonesa;

1 colher (chá) de alecrim fresco;
1 tablete de caldo de carne;
1 colher (chá) de mostarda;
1 colher (chá) de maisena;
sal a gosto
  

Carne:
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos moídas grosseiramente;
14 fatias de lagarto para carpaccio congeladas;
2 fundos de alcachofra picados.
 

Preparo:

Arrume em um prato grande as fatias de lagarto. Espalhe por cima os fundos de alcachofra e salpique a pimenta-do-reino. Reserve.
Molho: coloque em uma panela 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e frite por 1 minuto. Adicione a abóbora cortada em fatias de 1 cm de espessura, o caldo de carne dissolvido em 1 xícara (chá) de água quente, a mostarda, a maisena dissolvida no vinagre e o alecrim. Acerte o sal. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, ou até a abóbora ficar macia. Retire e deixe esfriar. Espalhe o restante do azeite sobre a carne, distribua o molho e sirva.

 

8. Delícia de Abóbora com molho de tomates

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) não muito cheia de queijo parmesão ralado;

1 kg de abóbora descascada em pedaços;

7 colheres (sopa) de molho de tomate;

3 colheres (sopa) de azeite de oliva;

7 colheres (sopa) de creme de leite;

½ colher (chá) de fécula de batata;
miolo de 4 pães franceses;
 1 pitada de noz-moscada;

4 colheres (sopa) de leite;
sal e pimenta-do-reino;

salsinha picada;

2 cebolas;
4 claras.

Preparo:

Descasque as cebolas e pique uma delas em pedaços. Em uma panela, coloque ½ xícara (chá) de água, e cozinhe a abóbora e a cebolinha picada. Em seguida, escorra, bata no liquidificador e misture com o miolo de pão, amolecido no leite e espremido. Bata novamente e incorpore o creme de leite, as claras batidas em neve, a noz-moscada, o queijo ralado, sal e pimenta-do-reino. Mexa delicadamente. Despeje a mistura em uma fôrma para pudim anti-aderente, forrada com papel-manteiga umedecido, e leve ao forno médio por 30 minutos. Bata a cebola restante e o molho de tomate no liquidificador e cozinhe por 10 minutos. Misture a salsinha com o azeite, a fécula e algumas colheres de água. Junte o molho, misture bem e deixe ferver por alguns minutos. Adicione sal, pimenta-do-reino e despeje sobre o pudim de abóbora desinformado.

 

9. Bolinho de Abóbora

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de cal virgem para uso culinário;

1 kg de abóbora descascada;
4 xícaras de açúcar;
12 cravos-da-índia;

2 xícaras de água;
1 canela em pau.
 

Preparo:

Corte a abóbora em cubos de 3 cm. Desmanche a cal em 2 litros de água fria e despeje sobre as abóboras. Deixe descansar por 2 horas. Escorra e elimine a água. Lave os pedaços de abóbora em água corrente por 2 ou três vezes. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve à fervura, adicione os cravos e a canela. Fure de leve os pedaços de abóbora para que absorvam a calda e coloque-os na panela. Ferva em fogo baixo para que os pedaços de abóbora fiquem firmes porém macios. Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma compoteira. Reduza a calda até o ponto de fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.

 

10. Purê de abóbora

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de açúcar mascavo;

2 colheres de sopa de cebola picada;

2 colheres de sopa de manteiga;
3 colheres de sopa de leite;

500 g de abóbora madura;
pitada de noz-moscada;
sal e pimenta do reino;
1 pitada de canela.


Preparo:

Corte a abóbora em cubos de 2 cm. Coloque a manteiga em uma panela e acrescente a cebola picada. Refogue até que a cebola esteja bem macia e acrescente os cubos da abóbora. Salpique com o mascavo, misture bem e regue com 3 colheres (sopa) de água. Tampe a panela e cozinhar em fogo baixo até que a abóbora esteja bem macia. Amasse com um garfo e acrescente a canela e noz moscada. Regue com o creme de leite e tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto. Sirva com frango ou lombo.

 

11. Rolinho de Abóbora

 

Ingredientes:

 2 colheres (sopa) de salsinha picada;

1 colher (sopa) de azeite de oliva ;

1 xícara (chá) de arroz arbóreo;

½ abóbora japonesa pequena;

1 tablete de caldo de legumes;
1 dente de alho amassado;
½ cebola picada;
sal a gosto.

 

Preparo:

Leve ao fogo uma panela com 2 ½ xícaras (chá) de água e o tablete de caldo de legumes até ferver. Retire do fogo e mantenha aquecido. Lave a abóbora, descasque-a e retire as sementes. Lave-a novamente, seque com toalha de papel e pique-a em cubos médios. Reserve. Leve ao fogo em uma panela o azeite de oliva, a cebola, o alho e a abóbora e refogue, sem parar de mexer, até a abóbora murchar. Em seguida, acrescente o arroz e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes. Adicione, aos poucos (1 concha de cada vez), o caldo de legumes, sem parar de mexer, por 20 minutos, ou até o arroz ficar al dente. Mexa bem no fundo e nas laterais da panela. Por último, adicione a salsinha e o sal e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

 

12. Fatias de Abóbora

 

Ingredientes:

800 gramas de abóbora cortada em rodelas;
2 xícaras (chá) de farinha de rosca;
2 colheres (sopa) de leite;
2 ovos;
sal.
 

Preparo:

Tire a casca e as sementes da abóbora. Corte-a em pedaços ou fatias finas. Bata os ovos em um prato fundo, com sal e leite, coloque as fatias de abóbora e passe depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

 

13. Pão de Abóbora

 

Ingredientes:

¼  de xícara (chá) de margarina derretida ou óleo;

2 xícaras (chá) de abóbora cozida e amassada;

1 ¾  de xícara (chá) de leite fervente;

8 xícaras (chá) de farinha de trigo;

¼  de xícara (chá) de água morna;

2 tabletes de fermento para pão;
¼  de xícara (chá) de açúcar;
1 colher (sopa) de sal.

Preparo:

Misture o fermento com a água, mexendo para dissolver, e deixe por alguns minutos descansando. Depois disso, junte uma colher de chá de açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Misture numa vasilha o leite, o sal e o açúcar restante e deixe amornar.

Acrescente o fermento dissolvido em água e mexa bem. Acrescente 2 xícaras e meia (chá) de farinha e bata bem até ficar uma massa lisa. Junte a abóbora e o óleo (ou margarina) e misture bem.

Acrescente então a farinha restante e trabalhe com as mãos até obter uma massa firme. Coloque-a sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha, cubra com uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos.

Coloque a massa em uma vasilha untada, vire de modo que o lado untado fique para cima e deixe crescer por uma hora, em lugar protegido. Abaixe a massa com as mãos, vire e deixe descansar por 45 minutos. Divida então a massa em duas partes. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa e enrole como rocambole. Feche bem as pontas e coloque em forma untada grande. Cubra e deixe crescer por uma hora. Leve ao forno quente por 20 minutos. Abaixe a temperatura e deixe assar por aproximadamente 25minutos (até ficar dourado).

14. Nhoque de Abóbora

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de queijo ralado (opcional);
4 colheres (sopa) rasas de margarina;

4 xícaras (chá) de farinha de trigo;

1 quilo de abóbora;
2 ovos;

sal.

 

Preparo:

Corte a abóbora em pedaços, retire a casca e as sementes. Leve-a ao fogo com água fria e deixe ferver até que cozinhe bem. Escorra a água, amasse com um garfo. Junte os ovos, o leite, a farinha de trigo e sal a gosto, misturando muito bem, até fazer uma massa consistente. Faça bolinhos achatados e cozinhe em água fervente, retirando-os assim que flutuarem na água. Arrume os nhoques numa travessa e tempere com margarina derretida e queijo ralado (opcional). Se preferir, cubra com molho de tomate.

 

15. Doce de Abóbora

 

Ingredientes:

1 quilo de abóbora cozida e amassada;

1 quilo de açúcar.

 

Preparo:

Espremer a abóbora. Juntar o açúcar.Levar ao fogo brando até o ponto desprender do fundo da panela (ponto de fritar. Pingar as colheradas, num tabuleiro. Levar ao sol para secar, coberto com peneira ou tela.

 

 

16. Forminhas de Casca de Abóbora

 

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de casca de abóbora;

2 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de maisena;
1 colher (sopa) de açúcar;

sal e temperos a gosto;

1 xícara (chá) de leite;

4 ovos.

 

Preparo:

Moer a casca de abóbora cozida. Adicionar o leite, maisena, manteiga, gemas, açúcar, sal e temperos batendo. Colocar as claras e neve. Despejar em forminhas untadas. Assar em forno quente por 20 minutos.