Receitas com Abobrinhas

 

 

A abobrinha contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento. O Cálcio e o Fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais. A abobrinha verde é alongada; tem casca macia e é composta de aproximadamente 94% de água, o que a torna um dos vegetais com menores taxas calóricas. Uma xícara de abobrinha crua fatiada possui menos de 20 calorias.

Seu sabor discreto complementa outros ingredientes em uma variedade de pratos. Quando cozida, perde água, fazendo com que alguns pratos fiquem aguados. Para evitar este problema, salgue levemente fatias de abobrinha e coloque-as sobre toalhas de papel. Após ter absorvido boa quantidade de água, enxágüe para remover o sal e acrescente a abobrinha à receita. Existem abobrinhas muito grandes, porém o sabor é melhor quando a abobrinha é consumida ainda pequena. À medida que crescem, tendem a ficar mais fibrosas e a perder o sabor. Embora possa ser conservada na geladeira por alguns dias, a abobrinha estraga rapidamente.

Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas bem firmes, pesadas, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que estejam com rachaduras ou picadas de insetos.

Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas. A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, e é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão. Seu período de safra vai de outubro a maio.

 

1. Abobrinha recheada com tomate e queijo

 

Ingredientes:

2 tomates médios sem pele e sem sementes picados;
1 xícara (chá) de queijo branco de minas em cubos;

4 colheres (sopa) de azeite de oliva;

½  xícara (chá) de salsinha picada;

½  xícara (chá) de vinho branco;

3 abobrinhas médias limpas;
2 dentes de alho amassados;
sal a gosto.

Preparo:

Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento e retire com cuidado a polpa. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela, junte a polpa da abobrinha e refogue por 5 minutos, ou até começar a amolecer. Acrescente o tomate, o alho e a salsinha e refogue por mais 1 minuto. Junte o vinho e deixe em fogo alto por 10 minutos, ou até ficar quase seco. Acerte o sal e desligue o fogo. Recheie a abobrinha com o refogado preparado. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos, ou até a abobrinha amolecer. Retire do forno, coloque os cubos de queijo por cima e leve de volta ao forno por 10 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

 

 

 

2. Carpaccio de abobrinhas

 

Ingredientes:

6 colheres de sopa de azeite de oliva;
2 abobrinhas pequena tipo italiana;
1 colher de sopa de suco de limão;
6 grãos de pimenta do reino;

lascas de queijo parmesão;

sal marinho a gosto;

1 tomate pequeno;

1 dente de alho.

Preparo:

Fatie finamente o dente de alho e cubra com o azeite. Deixe aromatizar por 20 minutos, descarte as fatias de alho. Quebre grosseiramente os grãos de pimenta-do-reino. Lace bem as abobrinhas, corte as duas extremidades e fatie finamente as abobrinhas no sentido horizontal, pode-se utilizar um fatiador. Distribua as fatias em 4 pratos sobrepondo-as levemente. Corte o tomate ao meio e retire as sementes, corte-o em cubos pequenos e coloque um pouco dos cubinhos sobre as abobrinhas. Misture o azeite ao limão e acrescente o sal marinho, misture bem e regue os "carpaccios". Salpique um pouco de pimenta do reino triturada e cubra com lascas de parmesão ou com parmesão ralado grosso.

 

 

 

 

3. Escabeche de abobrinha

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de uvas passas sem sementes;

5 colheres (sopa) de azeite de oliva ;

1 cebola média cortada em gomos;

2 dentes de alho em tiras finas;

½  xícara (chá) de vinagre;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 abobrinha pequena;
8 folhas de sálvia;
1 pitada de sal .

Preparo:

Limpe a abobrinha e corte-a em tiras finas no sentido do comprimento. Aqueça em uma frigideira 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a metade das tiras de abobrinha e frite por 2 minutos de cada lado, ou até dourar levemente. Retire e disponha-as em uma tigela funda. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite na frigideira e, assim que aquecer, junte o restante da abobrinha e frite até dourar. Retire e coloque na tigela. Coloque o restante do azeite na frigideira, junte a cebola e frite até ficar macia, mas crocante. Acrescente o alho, a sálvia, as uvas passas e o sal e frite até ficar levemente dourado. Adicione o açúcar, o vinagre e 2 colheres (sopa) de água e retire assim que ferver. Despeje sobre a abobrinha. Se preferir, prepare no dia anterior. Sirva com escalope na Manteiga. Em uma panela pequena derreta 6 colheres (sopa) de manteiga. Retire, transfira para uma tigela e deixe esfriar até se dividir em duas camadas. Separe a porção transparente da manteiga derretida, descarte a parte leitosa e coloque-a em uma frigideira. Aqueça a manteiga e frite 4 escalopes de filé mignon (300g), até dourarem dos dois lados. Retire-os e distribua nos pratos. Polvilhe sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva.

 

 

 

4. Lazanha de Abobrinha

 

Ingredientes:

4 tomates médios, sem pele e sem sementes picados;
½  kg de abobrinha em rodelas cozida no vapor;

100 g de massa para lasanha cozida al dente;
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
3 colheres (sopa) de manjericão picado;

2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
1 xícara (chá) de leite desnatado;
1 xícara (chá) de queijo cottage ;
sal e pimenta-do-reino a gosto;

2 colheres (sopa) de maisena;

2 cebolas médias em rodelas.


Preparo:

Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma panela e junte a cebola, os tomates, o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino. Refogue até os legumes murcharem. Reserve. Ligue o forno à temperatura média. Bata por 1 minuto no liquidificador a maisena, o leite, o queijo e o sal. Transfira para uma panela e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um molho homogêneo. Unte um refratário de 20 x 15 cm com o restante do azeite, forre o fundo com a metade da massa e monte camadas alternadas de abobrinha, molho branco (reserve 4 colheres de sopa) e do refogado de tomate. Cubra com a massa restante, espalhe o molho branco reservado e polvilhe o parmesão. Leve ao forno por 20 minutos, ou até que a lasanha esteja quente e gratinada.

 

5. Pão de Abobrinha com nozes

 

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento em pó;

½  colher (chá) de noz-moscada;
1
½  xícaras de farinha de trigo;
1 colher (chá) de canela em pó;
¼ colher (chá) de cravo em pó;
1 xícara de abobrinha ralada;
1 xícara de açúcar mascavo;
raspas da casca de 1 limão;
½  xícara de nozes picadas;

¼ xícara de iogurte;
½  xícara de óleo;
pitadas de sal;
2 ovos.

 

Preparo:

Coloque em uma tigela a farinha de trigo, açúcar mascavo, canela, noz moscada, cravo em pó, sal, raspas de limão e fermento. Em outra tigela coloque o óleo, ovos e iogurte, misture bem e despeje sobre a mistura de farinha incorporando bem os ingredientes. Acrescente as nozes e a abobrinha, misture novamente e asse em forno médio por 30 minutos, ou até que um palito enfiado no centro do pão saia seco. Sirva morno.

 

 

6. Torta Catalã de abobrinha

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de cebola picada;
noz-moscada e pimenta-do-reino;

3 colheres (sopa) de margarina;

100 g de parmesão ralado;

1 kg de abobrinhas;
250 g de ricota;
4 ovos.
 

Preparo:

Lave bem as abobrinhas e rale-as no ralador grosso. Em uma panela, aqueça a margarina e acrescente a cebola picada. Refogue por 1 minuto e acrescente as abobrinhas. Refogar mais um pouco, cerca de 5 minutos ou até que estejam macias. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Passe a ricota por uma peneira ou pelo espremedor de batatas e coloque-as em uma tigela. Acrescente as abobrinhas refogadas, salpique com o parmesão, noz-moscada e pimenta-do-reino. Bata levemente os ovos e acrescente à mistura de abobrinhas para incorporar bem os ingredientes. Unte um refratário (25x35 cm aproximadamente) com um pouco de margarina e coloque a mistura. Alise bem e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva como entrada acompanhado de salada ou outros antepastos.


 

7. Bolo de Abobrinha

 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de abobrinha tipo italiana ou menina ralada;

1 xícara (chá) de amendoim torrado e triturado;

2 colheres rasas (chá) de casca de limão;

1 ½ colher (sopa) de fermento em pó;

2 xícaras (chá) de açúcar mascavo;
xícara (chá) de óleo de cozinha;

3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
4 ovos.

 

Preparo:

Numa tigela grande, misture o trigo, o açúcar, o amendoim e o fermento. Em outra vasilha, bata os ovos, junte o óleo, a abobrinha e a casca de limão e mexa bem. Despeje esta mistura sobre a primeira e mexa até ficar uma massa homogênea. Coloque para assar em forma para bolo inglês, untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse por uma hora em forno pré-aquecido em temperatura média. Após assado deixe esfriar na fôrma, antes de desinformar e servir. Sugestão: o amendoim pode ser substituído por castanha ou nozes.

 

 

8. Abobrinha á Bolonhesa

 

Ingredientes:

2 abobrinhas tipo italiana (média) cortada em fatias no sentido do comprimento;
100g de lingüiça calabresa cortada em pedacinhos ou desmanchada;

1 xícara (chá) de tomate bem maduro, sem pele e sem semente

cortado em pedacinhos (ou 1 lata de molho de tomate);
¼ xícara (chá) de manjericão picado;

5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2
½ xícaras (chá) de leite fervido;
½ xícara (chá) de vinho tinto seco;
100g de lombo de porco moído;
s
al e pimenta do reino à gosto;

½ xícara de parmesão ralado;
4colheres (sopa) de manteiga;
200 g de carne de boi moída;

4 colheres (sopa) de azeite;

1 cebola.
 

Preparo:

Numa panela, frite a cebola em 2 colheres (sopa) de azeite em fogo baixo por 5 minutos, retire e reserve. Aumente o fogo e na mesma panela, acrescente mais 2 colheres de azeite e frite as carnes e a lingüiça. Depois que as carnes estiverem fritas, junte o vinho tinto e deixe evaporar. Acrescente os tomates ou o molho de tomate, o manjericão e tempere com sal e pimenta, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o molho ficar grosso. Cozinhe as fatias de abobrinha em água e sal, até ficarem macias, mas consistentes, escorra e reserve. Faça um creme com leite e farinha: numa panela, derreta a manteiga e adicione a farinha misturando bem, acrescente sal e pimenta e por último junte o leite devagar e mexa sem parar; após colocar todo o leite continue mexendo até o creme ferver e engrossar. Unte uma forma refratária e alterne: uma camada de abobrinhas, uma de creme, outra de carne, até terminar os ingredientes, cubra com queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido em temperatura moderada (180ºC) por 10 minutos.

Sugestão: Se quiser pode servir sem levar ao forno.

 

 

 

 

9. Pizza de Abobrinha

 

Ingredientes:
1 abobrinha cortada em fatias no sentido do comprimento,

½ pimentão vermelho, sem sementes, cortado em rodelas;

2 tomates maduros, triturados ou molho de tomate;
cozida em água e sal e escorrida numa peneira;
¼ de cebola pequena cortada em rodelas;
2 ovos cozidos e cortados em rodelas;
200 g de queijo mussarela ou prato;
2 colheres (sopa) de queijo ralado;
2colheres (sopa) de azeitona;
1 colher (chá) de orégano;
Azeite para regar.

 

Preparo:

Unte uma fôrma de pizza de tamanho médio (26 cm de diâmetro). Forre essa fôrma com as fatias de abobrinha, de forma que tampe todo o fundo. Por cima espalhe o tomate triturado ou molho de tomate. Cubra com as fatias de mussarela, as rodelas de ovos, de pimentão, de cebola e as azeitonas. Salpique o orégano e o queijo ralado e regue com azeite, leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/alta (200ºC), até que o queijo derreta.

 

 

10. Abobrinha gratinada

 

Ingredientes:
1 colher (sobremesa) de salsinha picada;

½ de xícara (chá) de maionese light;

3 colheres (sopa) de queijo ralado;

500 g de abobrinha em rodelas;
¼ de xícara (chá) de água.

 

Preparo:

Num recipiente com tampa, coloque a abobrinha e a água, tampe e leve ao microondas em potência alta por 4 a 5 minutos. Mexa na metade do tempo. Retire do forno, aguarde 5 minutos, escorra a água e reserve. À parte, misture a maionese, o queijo e a salsinha e espalhe sobre a abobrinha. Leve o recipiente sem tampa ao microondas por 10 a 13 minutos em potência média para gratinar o queijo.

 

11. Abobrinha ao forno

 

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

 4 colheres (sopa) de pão torrado moído;

2 colheres (sopa) de azeite de oliva;

1 colher (café) de canela em pó;
1 xícara (chá) de nozes picadas;
1 colher (café) de hortelã seca;
4 abobrinhas verdes graúdas;
pimenta-do-reino a gosto;
1 pitada de noz-moscada;
4 tomates sem sementes;
1 cebola pequena;
1 dente de alho;

sal a gosto.

 

Preparo:

Lavar as abobrinhas e cortar uma tampa fina no sentido do comprimento. Retirar cuidadosamente com a ponta de uma faca a parte do miolo, deixando uma beirada de meio centímetro. Bater no liquidificador o miolo das abobrinhas com um tomate e a cebola picada, as nozes, o queijo, o sal, a pimenta, a noz moscada e a canela. Se necessário, colocar um pouco de água para bater. Tem de ficar uma pasta bem espessa. Misturar o pão torrado e rechear as abobrinhas com esta mistura, polvilhando com hortelã. Reservar. Bater no liquidificador os outros tomates com um copo de água, sal e o alho picado. Esquentar o azeite numa panela e virar este molho. Deixar ferver durante 15 minutos. Despejar no fundo de uma travessa refratária o molho de tomate e dispor as abobrinhas, uma ao lado da outra. Levar ao forno médio durante 50 minutos.

 

12. Abobrinha recheada

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado;
salsa e cebolinhas picadas;

pimenta-do-reino a gosto;

1 pitada de orégano;

½ xícara de leite;

8 abobrinhas;
1 talo de salsão;

noz moscada;

1 cenoura;

sal a gosto.

Preparo:

Corte a ponta das abobrinhas e retire a polpa com uma colher. Pique a polpa com a cenoura, o salsão, junte a salsa e a cebolinha. Acrescente o parmesão ralado, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e orégano. Recheie as abobrinhas com essa mistura. Arrume numa panela e regue com o leite. Tampe e cozinhe em fogo baixo até que fiquem macias. Se necessário, acrescente mais leite. Sirva bem quente.

13. Suflê de Abobrinha

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de queijo ralado;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 lata de creme de leite;

2 abobrinha grandes;

pimenta do reino;

noz moscada;

3 gemas;

5 claras;
sal.

 

Preparo:

Cozinhe as abobrinhas inteiras em pouca água com sal. Pique-as e reserve. Doure a farinha na manteiga. Retire do fogo, junte o creme de leite e misture bem. Adicione o sal, a pimenta e a noz-moscada, o queijo, as gemas e as abobrinhas picadas. Misture delicadamente as claras em neve. Despeje numa forma refratária untada. Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos. Sirva quente.