Receitas com Agrião

 

Berro para os espanhóis; crescione di fontana, para os italianos e cresson de fontaine para os franceses. Com esses sugestivos nome, o popularíssimo agrião é conhecido na Europa, terra onde nasceu. Mas apesar de sua origem estrangeira podemos considerar essa gostosa e picante erva inteiramente adaptada ao Brasil. Em qualquer região do nosso país, basta haver a umidade de um córrego para ele nascer e crescer. Tão fácil de ser encontrado, o agrião é indispensável numa bonita e saudável salada verde, e vai muito bem em vários outros pratos surpreendentes.

Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C. Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue. O agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos. O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel. Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.

Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condições pode ser conservado em geladeira por3 a 4 dias. Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro. Veja as receitas e se delicie.

 

1. Patê de agrião

 

Ingredientes:

½  colher (chá) de molho inglês;

1 xícara de agrião picado;

1 copo de requeijão;

sal a gosto.

 

Preparo:

Misture todos os ingredientes e coloque num recipiente bem fechado. Sirva com biscoitos salgados ou torradinhas.

 

2. Molho com agrião

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de vinagre ou suco de um limão;

4 colheres (sopa) de cebola picadinha;

2 colheres (sopa) de agrião picado;

1 pitada de noz moscada;

¾  de xícara de azeite;

1 pitada de cominho;

sal.

 

Preparo:

Misture todos os ingredientes. Coloque num recipiente fechado e sacuda bem. Sirva com batatas cozidas.

 

3. Ovos com maionese de agrião

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de agrião picadinho

4 ovos cozidos;4 fatias de pão,

2 colheres sopa de vinagre;

galhinhos de agrião;

pimenta do reino;

1 gema cozida;

1 gema crua;

manteiga;

azeite;

sal.

 

Preparo:

Coloque no liquidificador as gemas, o sal, o vinagre, a pimenta, e vá pingando azeite até que a maionese tome consistência. Acrescente então o agrião picadinho. Descasque os ovos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Tire a casca das fatia s de pão e parta-as ao meio. Passe uma leve camada de manteiga. Coloque numa travessa as fatias de pão e, sobre elas, os ovos com o lado cortado para baixo. Despeje por cima a maionese verde. Guarneça com os galhinhos de agrião . Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.

 

4. Tomates recheados com agrião

 

Ingredientes:

2 xícaras de purê de batata;

1 maço de agrião;

salsa picada;

6 tomates.

 

Preparo:

Escolha e lave o agrião. Reserve um pouco e pique bem o restante. Prepare o purê. Lave os tomates, corte-lhes uma tampa e retire as sementes. Misture metade do purê com o agrião picado. Cubra cada tomate com o restante do purê. Decore com a salsa. Ponha num prato ao lado do agrião restante. Se quiser, use a maionese no lugar do purê.

 

5. Entrada de agrião com nozes

 

Ingredientes:

50 g de queijo parto cortado em cubos;

2 cebolas pequenas em rodelas;

2 colheres (sopa) de vinagre;

1 colher (sopa) de mostarda;

4 colheres (sopa) de óleo;

1 maço de agrião;

pimenta do reino;

3 ovos cozidos;

1 maçã picada;

12 nozes;

sal.

 

Preparo:

Lave o agrião. Descasque e corte os ovos em 4. Pique as nozes. Para o molho, misture o vinagre, a mostarda, o óleo, a cebola, o sal e a pimenta a gosto. Coloque o agrião em uma saladeira, junte a maçã e o queijo, e despeje o molho por cima. mexa bem. Decore com os ovos e as nozes.

 

6. Molho com agrião

 

Ingredientes:

1 copo de folhas de agrião bem lavadas;
1 colher (sopa) de margarina;

1 litro de caldo de carne;
4 batatas.
 

Preparo:

Descasque as batatas e cozinhe-as no caldo de carne. Quando estiverem macias, amasse-as bem e torne a juntá-las ao caldo. Deixe ferver. Coloque o agrião no fundo da terrina. Tire o caldo do fogo, junte a margarina e despeje fervente sobre o agrião. Sirva imediatamente.

 

7. Bolinhos de talos de agrião

 

Ingredientes:

Talos de agrião cortados em rodelinhas (½  xícara);
5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
meia cebola média;
sal a gosto;

2 ovos.
 

Preparo:

Misture todos os ingredientes numa tigela e frite em óleo quente, em pequenas porções de cada vez.

 

8. Salada de agrião com damasco

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco;
4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
2 cenouras raladas em tiras finas;
2 maços médios de agrião limpo;
½ xícara (chá) de vinho branco;
10 damascos picados em tiras;
sal a gosto.
 

Preparo:

Em uma tigela, coloque os damascos, o vinho e o vinagre e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, coloque em uma peneira e deixe escorrer um pouco. Disponha o agrião em uma saladeira e distribua por cima do damasco com a cenoura. Salpique o sal a gosto e regue com o azeite de oliva.

9. Agrião com abacaxi

 

Ingredientes:

  1 litro de água gelada;
½ maço de agrião;
  açúcar a gosto;

1 abacaxi.
 

Preparo:

 Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva gelado. Sugestão: substitua o abacaxi por frutas como laranja e maracujá.

 

10. Risoto de agrião e ervas finas

 

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de caldo de legumes sem gordura;
1 xícara (chá) de talos de agrião picado;
100 g de ricota defumada ralada;
1 colher (sopa) de cebola picada;
1 xícara (chá) de arroz arbório;
2 colheres (chá) de azeite;
1 dente de alho picado;
água o suficiente;
sal a gosto;
ervas finas.

 

Preparo:

Numa panela, esquente o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue-o levemente. Acrescente os talos de agrião. Mexa e regue com o caldo de legumes. Deixe cozinhar, mexendo às vezes. Quando estiver quase seco, vá adicionando um pouco de água, até ficar cozido e cremoso. Adicione algumas folhas de agrião. Antes de retirar do fogo, acrescente a ricota, ervas finas e o agrião. Se necessário, corrija o sal e sirva.