Receitas

com

Alcachofras

 

Não faz tanto tempo que o homem descobriu as delícias da alcachofra: só há uns 500 anos começou-se a cultivar maciçamente na Europa a variedade Cynara scolynus, que é alcachofra com menos espinhos, folhas mais carnosas e fundos maior. esta é a variedade que encontramos nos mercados. introduzida no Brasil nos fins do século passado, a alcachofra consegue cada vez mais admiradores nas mesas. pudera; faz bem para o fígado e ainda é deliciosa. Quer experimentar? Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas.

 

1. Alcachofras à Moda da Rainha

 

Ingredientes:

3 pepinos pequenos em conserva;

1 colher (sopa) de alcaparras;

6 alcachofras sem as pontas;

4 colheres (sopa) de óleo;

pimenta do reino;

1 limão;

salsa;

sal.

 

Preparo:

Retire as folhas externas das alcachofras. Cozinhe-as em água fervente e sal. Escorra e deixe esfriar. Abra um pouco as folhas de modo a formar uma espécie de cestinho e arrume-as num prato. Pique bem os pepinos, as alcaparras e a salsa. Misture com o óleo, o suco do limão, o sal e a pimenta. Bata bem esse molho e com um garfo e despeje-o dentro das alcachofras.

 

2. Alcachofras à Romana

 

Ingredientes:

1 xícara de pão amanhecido ralado;

2 colheres  (sopa) de óleo

pimenta do reino;

4 alcachofras;

manjerona;

sal a gosto;

1limão;

salsa.

 

Preparo:

Tire os talos das alcachofras e limpe-as bem. Corte a parte de cima das folhas e elimine as mais duras. A seguir, coloque-as num vasilha com água, sal e suco de limão. Misture o miolo de pão com a salsa picada, a pimenta, o sal e a manjerona. escorra as alcachofras, achate-as um pouco no centro para formar uma cavidade entre as folhas e recheie com a mistura. Leve ao fogo numa panela com óleo e um pouco da água, junte os talos, tampe e cozinhe em fogo brando. Retire quando as folhas se destacarem facilmente. Descasque os talos, pique a parte macia em rodelas e misture ao recheio.

 

 3. Alcachofras Fritas


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 xícara de óleo;

6 alcachofras;

1 ovo batido;

sal.


Preparo:

Retire as folhas mais duras da alcachofra, utilizando apenas os miolos. A seguir, corte em gomos, eliminado a penugem da base. Passe então na farinha de trigo e no ovo batido com sal. Leve ao fogo uma panela com óleo. Depois de quente, frite as alcachofras até ficarem bem douradas. Retire e coloque sobre papel absorventes. Sirva bem quente.

 

 

4. Alcachofra à Camponesa

 

Ingredientes:

1 colher (chá) de extrato de tomate;

½ colher (sopa) de salsa picada;

1 ½colher (sopa) de manteiga;

1 xícara de vinho branco seco;

1 colher (sopa) de óleo;

pimenta do reino;

6 alcachofras;

½ limão;

orégano;

cebola;

sal.

 

Preparo:

Limpe as alcachofras. Cozinhe por alguns minutos em água fervente e sal. Escorra bem. Deixe 3 alcachofras inteiras e corte as outras 3 no meio. Pique bem a cebola. Leve ao fogo uma panela com a manteiga e o óleo. Quando estiver bem quente, refogue a cebola. Depois, arrume as alcachofras na panela (as inteiras no centro) e deixe no fogo, mexendo de vez em quando. Regue-as com o vinho e deixe até evaporar. Em seguida, adicione o extrato de tomate, o sal, a pimenta e o orégano. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Sirva quente, polvilhado com a salsa picada.

 

 5. Alcachofra Refinada

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de suco de limão,

2 colheres (chá) de mostarda;

 2 colheres (sopa) de vinagre;

½  xícara (chá) de azeite;

6 alcachofras grandes;

salsa picada;

sal a gosto;

½ limão.

 

Preparo:

Corte as pontas das pétalas das alcachofras, deixando-as todas com a mesma altura. Retire as pétalas mais duras e esfregue as partes cortadas com limão. Ponha para ferver 8 xícaras (chá) de água com o sal e coloque as alcachofras, junto com metade de um limão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Escorra e deixe esfriar. Retire cuidadosamente com uma colherinha, a parte fibrosa central de cada alcachofra  (espinhos). Retire também todas as pétalas, cubra os fundos com papel alumínio e leve à geladeira. Enquanto isso misture num recipiente o azeite, 2 colheres (sopa) de suco de limão, o vinagre, a salsa picada, a mostarda e sal. Retire os fundos das alcachofras da geladeira e arrume-os numa travessa, sobre as pétalas reservadas. Espalhe por cima o molho preparado e leve novamente à geladeira, até a hora de servir.

 

  6. Patê de Alcachofra

 

Ingredientes:

½ cebola roxa picada ou 2 dentes de alho;
3 colheres de sopa de suco de limão;
1 ramo de salsinha picada;
2 corações de alcachofra;

sal e pimenta.
 

Preparo:

Misture tudo no copo do liquidificador. Se achar a mistura muito grossa coloque um pouco de água, azeite ou mais limão. É melhor fazer esta receita com antecedência para o patê pegar melhor o sabor do temperos.

 

 7. Alcachofra Gratinada

 

Ingredientes:

queijo parmesão ralado grosso a gosto;

2 colheres de farinha de trigo;
250 ml de creme de leite;
250 ml de leite fervido;
noz moscada a gosto;
50 g de manteiga;
Pimenta a gosto;
8 alcachofras;
Sal a gosto.
 

Preparo:

Cozinhe as alcachofras, limpe e separe os fundos. Em uma panela, derreta a manteiga, polvilhe a farinha de trigo e doure levemente. Acrescente o leite fervido mexendo vigorosamente com o batedor tipo pêra. Deixe engrossar um pouco. Acrescente o creme de leite, deixe engrossar mais no fogo baixo, acerte sal e pimenta e, se quiser, coloque um pouco de noz moscada. Arrume os corações de alcachofra numa travessa refratária e cubra com o molho branco. Polvilhe com o queijo parmesão e deixe gratinar.