Receitas com Alface

 

 

Cerca de 300 a.C., Hipócrates (tido como o maior médico da antigüidade), garantia que a alface era um ótimo calmante. Na era cristã, Galeno, também médico e também grego, dizia que jamais dormia ante de comer um punhado de tenras folhas de alface. E que, por isso, tinha sempre um sono tranqüilo como o das crianças sadias.

Portanto foi com o aval da ciência grega, que a alface atravessou milhares de anos conservando a fama de alimento saboroso e remédio eficiente.

Hoje em dia você pode aproveitar a deliciosa alface em sua cozinha, para muitas outras maravilhas  além das saladas. Com ela são feitos ótimos pratos, como os seguintes:

 

1. Alface à Holandesa

 

Ingredientes:

1 beterraba cozida;

1 pé d e alface

4 ovos cozidos;

1 pepino.

 

Tempero:

½ xícara de creme de leite azedo;

2 colheres (sopa) de vinagre;  

3 ramos de salsinha picada;

2 colheres (sopa) de óleo;

1 cebola pequena;

1 pitada de açúcar;

pimenta;

sal.

 

Preparo:

Separe e lave as folhas de alface. Corte o pepino, a beterraba e os ovos em fatias e arrume-os numa travessa. Faça o tempero misturando bem todos os ingredientes. Espalhe sobre a travessa e conserve na geladeira até servir.

 

 

2. Sopa creme de alface

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 tabletes de caldo de legumes;
4 colheres (sopa) de manteiga;

3 xícaras de leite quente;

1 cebola ralada;

2 pés de alface;

2 gemas;
pão.

 

Preparo:

Pique as folhas de alface. Refogue a cebola em 2 colheres (sopa) de manteiga. Junte a alface, 4 xícaras de água quente e os tabletes do caldo. Deixe cozinhar por alguns minutos. Doure a farinha no restante da manteiga, adicionando leite aos poucos e mexendo rapidamente para não empelotar. Desmanche as gemas num pouco de leite. Misture ao molho. Despeje o molho no caldo. Mexa por alguns minutos, sem deixar ferver. Sirva bem quente, com pedacinhos de pão torrado.

 

 

3. Cozido de alface

 

Ingredientes:

2 cenouras médias;

2 cebolas médias;

pimenta; sal.

 

Molho:

1 colher (sopa) de massa de tomate;

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de manteiga;

suco de ½ limão;

açúcar;

sal.


Preparo:

Lave os pés de alface inteiros, sem separar as folhas. Afervente em água e sal durante 2 minutos. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer bem. Corte cada pé de alface em 4 partes iguais. Forre uma forma refratária com as cebolas e cenouras cortadas em rodelas bem finas. Coloque a alface por cima e tempere com sal e pimenta a gosto, acrescentando depois o caldo de legumes quente. Leve a forma tampada ao forno brando por uns 15 minutos. Retire com uma escumadeira a alface, a cenoura, a cebola e ajeite tudo sobre uma travessa. Coe o caldo que ficou na forma e prepare o molho. Aqueça a manteiga numa panela, acrescente a farinha e deixe dourar. Junte a massa de tomate, o caldo coado e tempere com sal, pimenta, suco de limão e uma pitada de açúcar. Ferva por 5 minutos e despeje sobre o cozido.

4. Alface com cebola

Ingredientes:

24 cebolinhas ou 4 cebolas grandes cortadas em 4;

1 maço de cheiro verde amarrado;

4 colheres (sopa) de manteiga;

1 colher (sopa) de açúcar;

6 pés de alface;

pimenta;

sal.

 

 

Preparo:

Lave bem os pés de alface e corte-os em dois. Numa panela, derreta metade da manteiga, junte a cebola, polvilhe com metade do açúcar  e sal. Cozinhe em fogo baixo até dourar. Acrescente á panela 1 colher (sopa) de manteiga e junte a alface. Polvilhe com o restante do açúcar. Deixe em fogo baixo. Quando a alface murchar, retire-a, enrole e coloque novamente na panela, junto com a cebola. Polvilhe com sal e pimenta, junte o cheiro-verde e a manteiga restante. Tampe a panela e deixe cozinhar. Se no fim do cozimento restar muito líquido, deixe por alguns minutos em fogo forte para secar e dourar. Retire o cheiro-verde e coloque a alface num parto, com a cebola no centro.