Receitas com

Alho-poró

 

 

Nas feiras e supermercados, ele é fácil de identificar, pois lembra uma grande cebolinha-de-cheiro. Isso não surpreende, já que o alho-poró é parente próximo da cebola e do alho. Como não tem cheiro forte nem gosto especialmente acentuado, o alho-poró é menos utilizado como condimento, mas tem uma saborosíssima compensação; entre como vedete em pratos muitos especiais. Com ele você pode fazer sopas, tortas, saladas e gratinados que vão surpreender gostosamente sua família. Vire a página e apresente-se a esta desconhecida delícia que veio da Suíça. Com todo o prazer.

 

 

1. Alho-poró ao forno

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de rosca;

2 colheres (sopa) de queijo ralado;  

2 colheres (sopa) de margarina; 

2 colheres (sopa) de óleo; 

pimenta e sal a gosto;

¼ de xícara de leite;

1 pitada de açúcar;

noz moscada;

5 alhos-porós;

salsinha;

4 gemas.

                       

Preparo:

Limpe os alhos-porós e corte os talos em pedaços de 10cm. Cozinhe em água e sal, por 10 minutos,junto com pimenta, noz-moscada e o açúcar. Escorra bem e arrume numa forma refratária untada com óleo. Prepare o molho: Bata as gemas com o leite, tempere com sal a gosto e despeje sobre o alho-poró. Misture o queijo com a farinha de rosca e salpique por cima. Espalhe a margarina em pedacinhos. Leve para assar em forno brando por 20 minutos. Retire do forno, guarneça com a salsa  e sirva ainda bem quente.

 

 

2. Torta cremosa

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de queijo ralado;

1 xícara (chá) de creme de leite;

2 colheres (sopa) de manteiga;

½  xícara (chá) de leite;

  sal e pimenta a gosto;

10 alhos-porós;

8 batatas.

       

  Preparo:

Lave e limpe os alhos-porós, aproveitando apenas as partes brancas. Junte-as num maço, amarrando com barbante. Cozinhe em um pouco de água, com sal e pimenta, por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, lave e descasque as batatas. Cozinhe-as em água e sal e passe-as pelo espremedor. Acrescente a manteiga, o creme de leite, o leite e do queijo ralado. Tempere com sal e pimenta. Bata bem, até obter um purê. escorra os talos e tire o barbante. Unte, com manteiga, uma forma refratária. Coloque, no fundo, metade do purê e, sobre e, os talos de alho-poró. Cubra com o purê e, sobre ele, os talos de alho-poró. Cubra com o purê restante. Polvilhe com queijo ralado e espalhe por cima pedacinhos de manteiga. Leve ao forno por 15 minutos na própria forma.

 

 

3. Sopa Filandesa

 

Ingredientes:

1 ¼  litro de caldo de legumes;

½  potinho de leite fresco;
sal e pimenta a gosto;

6 alhos-porós;

3batatas.

2 gemas;

 

Preparo:

Descasque e pique as batatas. Limpe os alhos-porós e corte os talos em rodelas de 0,5 cm. Cozinhe as batatas no caldo de legumes por 15 minutos. Junte os alhos-porós e ferva por mais 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. Retire um pouco do caldo e bata-o com as gemas e o creme de leite. Adicione á sopa e aqueça em foto baixo, sem ferver. Experimente o tempero e sirva em seguida, bem quente.

 

 

4. Alho-poró com tomate

 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de molho grosso de tomate;

2 colheres (sopa) de manteiga;

8 talos  de alho-poró;

salsa picadinha;

sal.

 

Preparo:

Utilize apenas a parte branca dos talos. Lave, cozinhe em água e sal e escorra. aqueça a manteiga, junte a salsa e os talos de alho-poró. Tempere com sal e misture bem. Coloque numa travessa e cubra com o molho de tomate. Enfeite com a salsa.

 

 

5. Alho-poró empanado

 

Ingredientes:

8 talos  de alho-poró;

noz-moscada ralada;

farinha de rosca;

suco de 1 limão;

2 ovos batidos;

farinha de trigo;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Limpe os talos de alho-poró, deixando apenas a parte clara. Misture o caldo do limão com uma pitada de sal e uma de noz-moscada. Deixe os talos nesse tempero por meia hora. Pouco antes de servir, passe cada talo na farinha de trigo, a seguir nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Frite-os no óleo quente, retire e coloque sobre papel absorvente para escorrer o excesso de gordura.