Receitas com

Almeirão

 

O almeirão:- Chicorium intybus, é uma hortaliça folhosa, de sabor amargo, riquíssima em vitamina A. Servido cru, convém deixá-lo de molho durante algum tempo na água para perder um pouco do amargor. Mas o almeirão não vai bem só em saladas. Você pode aproveitá-los em sopas, fritadas e outros pratos quentes. É fácil de ser cultivado e se quiser poderá tê-lo á mão sempre fresquinho, plantando-o em casa. É só semear em canteiros, no quintal ou em vaso, desde que colocado á luz direta do sol. Em 75 dias estará pronto para ser consumido.

Experimente as receitas sugeridas aqui:

 

 

1. Almeirão refogado

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo;

1 dente de alho amassado;

1 maço de almeirão;

1 cebola picada;

sal a gosto.

 

                      

Preparo:

Lave bem as folhas do almeirão e corte fino. Ponha o óleo numa panela e leve ao fogo. Junte a cebola, o alho e o sal. Refogue até a cebola dourar. Acrescente o almeirão, refogue um pouco, tampe a panela e cozinhe lentamente, em fogo brando, até ficar bem macio e secar toda a água. Sirva quente.

 

 

 

3. Sopa de almeirão

 

Ingredientes:

1 litro de caldo de legumes;

1 maço de almeirão picado;

1 lata de creme de leite;

queijo ralado;

1 cebola.

       

  Preparo:

Cozinhe o almeirão e a cebola no caldo, por cerca de 15 minutos. Retire e bata no liquidificador. Leve novamente ao fogo e deixe ferver. Acrescente o creme de leite e retire. Sirva a seguir com o queijo.

 

 

 

3. Croquetes de almeirão

 

Ingredientes:

1 maço de almeirão cozido e bem escorrido;

¼  xícara de queijo parmesão ralado;

½ xícara de migalha de pão fresco;

½ xícara de arroz cozido;

casca ralada de ½ limão;

sal e pimenta a gosto;

farinha de rosca;

óleo para fritar;

farinha de trigo;

noz moscada;

2 ovos.

 

Preparo:

Coloque no liquidificador o almeirão, o arroz, 1 ovo, os al, a pimenta, a noz moscada, as migalhas de pão. Bata até obter uma massa cremosa (não há necessidade de o arroz ficar completamente desmanchado). Se a mistura estiver muito mole, junte um pouco mais de migalhas de pão. Polvilhe farinha de trigo nas mãos e enrole os croquetes. Bata o outro ovo. Passe os croquetes no ovo batido e na farinha de rosca. Frite ate dourar. Coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Sirva quente.

 

 

4. Fritada de almeirão

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de óleo;

1 maço de almeirão;

pimenta do reino;

1 cebola ralada;

1 dente de alho;

suco de limão;

5 ovos;

sal.

 

Preparo:

Lave o almeirão e corte bem fino. Cozinhe em água fervente em quantidade suficiente para cobri-lo. Junte  sal e suco de limão.Escorra bem, apertando para sair toda a água. Reserve. Aqueça o óleo e deixe refogar um pouco. Bata bem os ovos, adicione a pimenta e despeje tudo sobre o almeirão. Mexa um pouco par o ovo penetrar e frite dos dois lados.

 lados. Sirva quente.

 

 

5. Almeirão com castanhas

 

Ingredientes:

300g de castanha portuguesa;

2 xícaras de caldo de legumes;

2 colheres (sopa) de óleo;

sal e pimenta a gosto;

1 maço de almeirão;

noz-moscada ralada.

 

Preparo:

Lave bem o almeirão e deixe de molho em água fria. faça um corte em X nas castanhas e coloque-as em uma assadeira com 1 xícara de água. Leve ao forno brando por 10 minutos. Tire a casca e a pele das castanhas ainda quentes e corte-as em quatro. Cubra com água fervente e cozinhe por 35 minutos. Escorra as castanhas. Pique bem fino o almeirão e a castanha. Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Refogue por 5 minutos. Despeje o caldo de legumes e deixe cozinhar por 20 minutos. Escorra o excesso de umidade e sirva.