Receitas

com

Ameixas

 

Ameixa é bom de qualquer jeito. Fresca, ela pode ser servida ao natural ou ainda ser utilizada no preparo de compotas e geléias. Seca ela tem muitas aplicações: em sorvetes, pudins, bolos, tortas, refrescos, licores e até mesmo combinada em pratos salgados. Além disso a ameixa é muito saudável para o organismo, cada 100 g fornece aproximadamente 180 calorias. Seu tamanho varia tanto Quanto as suas cores: existem ameixas vermelhas, amarelas ou roxas. Em geral, elas provêm da Ásia ou da Europa, embora algumas variedades já sejam cultivadas no Brasil.  E uma curiosidade: quando for comprar ameixa seca, peça ameixa-do-japão. É como se conhece a variedade originária da China. Veja nesta página algumas delícias que você pode fazer com a ameixa.

1. Bolo Úmido de Ameixa

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de manteiga derretida;

3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

12 ameixas-pretas secas e picadas;

200g de castanha-do-pará moída;

12 colheres (sopa) de açúcar;

5 claras em neve;

5 gemas.

 

Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar. acrescente as gemas e as claras e misture. Junte a castanha-do-pará, a ameixa e a farinha. bata bem. despeje a massa numa assadeira untada e leve ao forno quente por 45 minutos. Espere esfriar e desenforme.

 

2. Ameixas Recheadas

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de margarina;

½  kg de ameixa-preta;

pimenta do reino;

salsinha picada;

cebola ralada;

patê a gosto;

sal a gosto.

 

Preparo:

Abra as ameixas e retire os caroços. Doure a cebola na margarina. Amasse o patê com um garfo e junte a cebola. Tempere com o sal, a salsinha e a pimenta. Recheie as ameixas com o patê temperado. Sirva como entrada.

 

 3. Bavaroise de Ameixa


Ingredientes:
200 g de ameixa-preta;

½  colher (sopa) de picles picado;

3colheres de (sopa) de ervilhas;

2 abacates não muito maduros;
½ xícara de maionese;
½  maçã ácida;

1 cenoura;

2 batatas;

 alface;

sal.


Preparo:

Descasque os abacates e corte-os ao meio. Retire-lhes os caroços e reserve. Descasque as batatas, raspe a cenoura, junte a ervilha e cozinhe tudo em água e sal. Deixe esfriar, adicione a maçã picada e o picles. Tempere tudo com a maionese. Distribua nas cavidades dos abacates. Cubra com alface picadinha e, se quiser, enfeite com azeitonas e ovos picados.

 

4. Pudim de Ameixa

 

Ingredientes:

2 ½ colheres (sopa) de fermento em pó;

1 ¼ xícara de manteiga;
150 g de ameixa-preta;

2  xícaras de açúcar;

6 ovos.

 

Preparo:

Cozinhe as ameixas em 1 ½ xícara de água. A seguir, retire os caroços. junte então 2 colheres (sopa) de açúcar e deixe ferver até que a calda esteja bem reduzida. Depois pique as ameixas e reserve-as. Bata a manteiga com o açúcar restante e as gemas. Junte a farinha de trigo peneirada com o fermento, as ameixas picadas e por fim as claras em neve. misture muito bem e despeje numa forma previamente untada. Asse em forno moderado durante mais ou menos ½ hora.

 

 5. Omelete de Ameixa

 

Ingredientes:

½  colher (café) de canela em pó;

3 colheres (sopa) de manteiga;

2 xícaras de farinha de trigo;

5 colheres (sopa) de açúcar;

casca ralada de ½ limão;

750 g de ameixa fresca;

2 xícaras de leite;

3 ovos.

 

Preparo:

Lave e corte as ameixas ao meio, tire os caroços e reserve. Dissolva a farinha de trigo no leite e bata bem até a massa ficar lisa. Adicione os ovos um a um, mexendo sempre. Acrescente a casca de limão. Para cada omelete, aqueça 2 colheres (chá) de manteiga na frigideira e jogue uma porção da massa. Coloque por cima algumas ameixas e deixe fritar  por 1 minuto. Tampe a frigideira e frite por mais 5 minutos em fogo baixo. retire do fogo e polvilhe com açúcar e canela. Sirva como sobremesa.

 

 

 6. Pudim de Ameixa

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento em pó;

2 ½  xícaras de farinha de trigo;
1
¼ xícara de manteiga;
150g de ameixa-preta;

2 xícaras de açúcar;

6 ovos.

 

Preparo:

Cozinhe as ameixas em 1 ½  xícaras de água. a seguir, retire os caroços. Junte então 2 colheres (sopa) de açúcar) e deixe ferver até que a calda esteja bem reduzida. Depois pique as ameixas e reserve-as. Bata a manteiga com o açúcar restante e as gemas. Junte a farinha de trigo peneirada com o fermento, as ameixas picadas e por fim as claras em neve. Misture muito bem e despeje numa forma previamente untada. Asse em forno moderado durante mais ou menos ½ hora. Sirva gelado.