Receitas

com

Aspargos

 

Era muito cultivado, apreciado pelos gregos e romanos. Mas, de repente, e sem que se saiba por quê, caiu em desgraça e passou pelo menos 1200 anos completamente esquecido. O aspargo só voltou ás boas mesas ocidentais no século XVI, fazendo tanto sucesso por seu sabor sofisticado que logo imaginaram para ele propriedades verdadeiramente milagrosas. Se você for servir aspargos como entrada, compre um quilo para 4 porções. A água do cozimento do aspargo pode ser aproveitada para fazer molho, sopas ou suflês. O aspargo é muito indicado para pessoas que fazem dieta porque é pouco calórico. A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos. O aspargo é um alimento que contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um anti-oxidante com forte atividade anti-cancerígena. Auxilia na digestão, tem ação diurética e sedativa, funciona bem como diurético. Mas, muito tempo de estudos depois, soube-se que ele com valor nutritivo quase nulo. Botanicamente pertence á família das liliáceas, a mesma do alho, da cebola e dos belos lírios. O Asparagus officinalis é originário do Mediterrâneo, e hoje já faz parte de toda a culinária ocidental, servindo de base para alguns dos pratos mais gostosos do mundo, como você pode ver abaixo.

1. Suflê especial

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 tomates sem pele nem sementes;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 lata de aspargos;

2 claras em neve;

1 maço de salsa;

1 cebola ralada;

½ litro de leite;

3 gemas;

sal.

 

Preparo:

Escorra os aspargos e corte-os em pedaços. Esquente a manteiga e junte os tomates e a salsa picados, o sal, a cebola e as gemas. depois, acrescente os aspargos e deixe dourar. Retire e coloque no liquidificador junto com o leite. Bata na velocidade média por 3 minutos. À parte, bata as claras em neve, e junte à mistura com cuidado. Pincele uma travessa refratária com manteiga, coloque o suflê, polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

 

2. Sopa creme de aspargos

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de maisena;

1 litro de caldo de legumes;

1 xícara (chá) de leite;

1 lata de aspargos;

1 gema;

sal.

 

Preparo:

Junte a água dos aspargos ao caldo de legumes e leve ao fogo. Dissolva a maisena no elite e junte ao caldo. Acrescente o aspargo, o sal e a gema batida. deixe ferver e retire. Sirva em seguida.

 

 3. Torradinhas de aspargos


Ingredientes:

1 xícara de maionese;

1 lata de aspargos;

pão de forma.


Preparo:

Escorra o aspargo, lave-o bem e corte em pedacinhos. Depois, misture -os bem coma maionese. Corte o pão em quadradinhos, torre-os no forno e cubra coma mistura de aspargo e maionese. Se quiser, substitua o pão por torradas já prontas. Sirva como entrada.

 

 

 4. Arroz com aspargos

 

Ingredientes:

1 pimentão vermelho em rodelas;

pontas de aspargos cozidas;

1 pitada de gengibre em pó;

1 colher (sopa) de maisena;

1 xícara (chá) de leite;

1 colher (chá) de sal;

1 xícara de arroz;

salsa picadinha.

 

Preparo:

Prepare o arroz do modo usual. misture o leite coma maisena, o sal e o gengibre. Leve ao fogo e deixe até tomar consistência. Junte o aspargo e a salsa ao creme. Arrume o arroz num prato e, na hora de servir, despeje o creme de aspargo por cima. Enfeite com o pimentão cortado em rodelas.

 

 5. Aspargo gratinado

 

Ingredientes:

 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de suco de manteiga;

100g de queijo prato em fatias finas;

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

2 latas pequenas de aspargos;

¼ litro de leite;

1 gema;

sal.

 

Preparo:

Derreta metade da manteiga. junte a farinha de trigo,mexendo sempre, e pouco a pouco o leite quente. Acrescente uma pitada de sal e deixe cozinhar um pouco. Tire a panela do fogo e adicione a gema. Arrume numa forma refratária, previamente untada com o restante da manteiga, camadas alternadas de aspargo e molho branco, sendo que a última deve ser de molho. Por último, cubra com as fatias de queijo e polvilhe com o parmesão ralado. Leve ao forno moderado e deixe dourar bem. Sirva quente.

 

 

 6. Creme de aspargos

 

Ingredientes:

2 maços de aspargos fresco em pedaços pequenos;
4 colheres de sopa de molho branco;
½ copo americano de vinho branco;
1 colher de sopa de cebola picada;

1 colher de sopa de manteiga;
2 tabletes de caldo de carne;
1 litro de água fervente;
pimenta-do-reino;

sal.
 

Preparo:

Derreta a manteiga, refogue bem a cebola, junte o aspargo, o molho branco, o vinho e deixe ferver. Dissolva à parte o caldo de carne na água e junte ao aspargo. Tempere e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Retorne a mistura ao fogo até ferver. Sirva em seguida.

 

 7. Torta de aspargo

 

Ingredientes:

Massa:
1 xícara de manteiga gelada, cortada em pedaços;
2
½ xícaras de farinha de trigo;
sal a gosto e óleo para fritar;
1 colher (sopa) de água;
½ colher (chá) de sal;
1 gema.

Recheio:
½ xícara de queijo parmesão ralado;
400 g de aspargos fresco;
1 pitada de noz-moscada;
1 xícara de leite;
sal a gosto;

6 ovos.
 

Preparo:

Massa: Coloque a farinha, a manteiga, a gema e o sal no processador até formar uma farofa. Junte a água e bata ligeiramente até virar uma massa. Retire do processador e amasse um pouco. Forre uma fôrma de abrir de 25 cm de diâmetro com 4 cm de altura. Leve ao forno quente, pré-aquecido, por 20 minutos.
Recheio: Limpe os aspargos e cozinhe-os em água fervente com sal até ficarem macios, mas al dente. Corte-os em pedaços e reserve. Misture os ingredientes restantes, junte o aspargo e coloque sobre a massa que saiu do forno. Leve novamente ao forno até o recheio endurecer e a massa dourar. Sirva quente.

 

 8. Creme de aspargos

 

Ingredientes:

croutons temperados para acompanhar;

salsinha picadinha para polvilhar;

3 dentes de alho bem batidinhos;

2 vidros ou latas de aspargos;

400 g de requeijão cremoso;

1 pitada de noz moscada;

1 ½ litro de água;

um fio de azeite.

 

Preparo:

Levar para ferver metade da água com o alho, azeite, metade do aspargo picado (utilizar a água do aspargo). Bata no liquidificador a outra metade do aspargo com a metade da água restante, junte tudo numa panela e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Coloque o requeijão cremoso, a noz moscada. Mexa bem e deixe voltar a ferver. Sirva com salsinha  e os croutons.