Receitas com Bananas

 

Segundo livros especializados, a banana tem aproximadamente 4000 anos de idade e começou a ser cultivada na Índia e na Malásia. Para alguns teólogos, porém, a sua origem é paradisíaca: foi ela, e não a maçã, a fruta que tentou Eva. Sem entrar nos méritos de quem tem razão - a ciência ou a fé - pode-se dizer que hoje a banana é uma fruta de cinco continentes. Tão democrática que aparece em todas as mesas, inclusive nas dos bares da Cochinchina, onde se faz com a fruta um uísque consumidíssimo.

1. Suflê de Banana

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar;

2 colheres (sopa) de licor de banana;

3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de suco de limão;

2 colheres (sopa) de manteiga;

4 banana-prata grandes;

½  xícara de açúcar;

manteiga para untar;

4 gemas e 4 claras;

¼  litro de leite.

 

Preparo:

Descasque as bananas, corte-as em pedaços e bata no liquidificador junto com o suco de limão. Reserve. Derreta a manteiga, polvilhe a farinha de trigo e deixe tostar ligeiramente, mexendo sem parar. Acrescente o leite aos poucos mexendo sem parar para não empelotar. Ferva por cerca de 3 minutos até engrossar bem. Acrescente o açúcar e retire do fogo. À parte, bata as gemas com um garfo e adicione ao mingau de farinha junto com o licor de banana. Acrescente a banana batida e misture bem. Bata as claras em neve bem firme e misture delicadamente com o restante da massa. Unte uma forma refratária com a manteiga e despeje a massa. Leve ao forno brando, pré aquecido, e asse durante mais ou menos 25 minutos. Retire do fogo, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva logo em seguida, ainda quente, na própria forma.

 

2. Musse de Banana

 

Ingredientes:
1 pacote de gelatina sabor framboesa;
1 colher (sopa) de
açúcar;
1 dúzia de bananas;
2 claras.
 

Preparo:

Dissolva a gelatina em 1 xícara de água fervente. descasque as bananas, pique e bata no liquidificador junto com a gelatina. Leve á geladeira por 30 minutos. Bata as claras em neve com o açúcar e adicione ao creme de banana. Coloque em taças ou numa tigela molhada com água fria. Deixe na geladeira por 2 horas.

 

3. Bananas Douradas


Ingredientes:
2 colheres de (sopa) de farinha de rosca;

4 colheres de (sopa) amêndoa moída;

2 colheres de (sopa) de manteiga;

4 bananas nanicas maduras;
2 colheres (sopa) de mel;
margarina para untar.

Preparo:

Unte uma forma refratária, arrume as bananas cortadas e regue-as com o mel. Salpique a amêndoa e a farinha de rosca. Espalhe floquinhos de manteiga por cima e leve ao forno médio por 15 minutos.

 

4. Espuma de Bananas

 

Ingredientes:

2 ou 3 colheres (sopa) de rum;

½  litro de creme de leite;

½  xícara de açúcar;

6 bananas nanicas.

 

Preparo:

Descasque as bananas, corte e passe por uma peneira para obter um purê. Junte o açúcar e o rum. Bata o creme de leite à parte e adicione ao purê de banana. Mexa delicadamente. Distribua a mistura em taças e leve ao refrigerador. Se quiser, decore a superfície das taças com rodelas de banana.

 

5. Torta de Bananas

 

Ingredientes:

 4 bananas nanicas cortadas em rodelas;

4 colheres (sopa) de manteiga;

1 xícara de farinha de trigo;

1 colher (café) de baunilha;

4 colheres (sopa) de rum;

canela em pó;

1 ovo.

 

Preparo:

Misture o ovo, o açúcar, a farinha de trigo, a baunilha e o rum até obter uma mistura lisa. Unte uma forma refratária com manteiga. No fundo, ponha as rodelas de banana. Cubra coma massa. Corte a manteiga restante em pedaços pequenos e espalhe por cima. Polvilhe com canela. Leve ao forno médio por 25 minutos.

 

6. Bananas Fritas

 

Ingredientes:

4 bananas nanicas bem maduras;

xícara de açúcar mascavo;

4 pitadas de canela em pó;

¼ xícara de manteiga;

½ xícara de cachaça.

 

Preparo 

Descasque as bananas e corte-as na metade pelo comprimento. Derreta a manteiga e o açúcar mascavo em uma frigideira Acrescente as bananas e frite-as sobre fogo forte. Polvilhe com canela. Despeje a cachaça. Deixe esfriar por mais uns 2 minutos. Sirva sobre sorvete de creme.

 

7. Tropicália

 

Ingredientes:

1 colher (chá) suco de limão;

1 banana-nanica madura;

16 cubos de gelo picado;

1 lata de Leite Moça;

1 lata de leite gelado.

 

 Preparo 

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um líquido homogêneo. Sirva ainda espumante.