Receitas com Batatas

 

O que é o colonialismo! Os europeus nunca tinham ouvido falar em batatas. Aí Cristóvão Colombo vem á América e descobre esse alimento, muito popular entre os índios. Séculos depois, até nós da América Latina, passamos a chamar o tubérculo de "batata-inglesa". Levada á Europa, a batata levou 200 anos para produzir a primeira safra, pois não foi bem recebida de início. Chegou a ser proibida na França, porque se dizia que provocava a lepra. Reabilitada pelo rei Luís XVI, começou a freqüentar as mesas da aristocracia e depois da plebe, enriquecendo a culinária de vários paises.

1. Croquete de Batata

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de rosca;

½ colher (sopa) de salsa picada;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 pitada de noz moscada;

1 kg de batata;

óleo para fritar;

4 gemas;

2 claras;

1 ovo;

sal.

 

Preparo:

Cozinhe as batatas com casca em água e sal. Retire do fogo, escorra e descasque. A seguir passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Coloque numa panela e junte a manteiga, a noz moscada ralada e sal a gosto. Leve ao fogo brando mexendo sem parar. Retire do fogo, junte as gemas uma a uma, a salsa picada e por último, a farinha de trigo. Misture tudo muito bem e enrole formando pequenos croquetes. bata o ovo com as 2 claras e um pouco de sal. A seguir, passe os croquetes pelo ovo batido e logo depois pela farinha de rosca. Frite os croquetes em óleo bem quente. Quando estiverem dourados, retire do fogo e coloque sobre absorvente para tirar o excesso de gordura. Sirva quente.

 

2. Tortilla

 

Ingredientes:
5 batatas grandes;

3 cebolas grandes;
pimenta do reino;

6 ovos;
óleo;
 sal.

 

Preparo:

Lave as batatas, descasque-as e corte em quadradinhos de 0,5 cm. Corte as cebolas em fatias. Leve ao fogo uma frigideira com ½  xícara de óleo. Deixe aquecer e junte a cebola cortada. Quando murchar, acrescente e batata, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Deixe em fogo brando, mexendo de vez em quando. A parte, bata os ovos, tempere com sal e pimenta e despeje na frigideira. Doure bem de um lado e depois vire para dourar do outro. Se quiser, asse a tortilla no forno: misture a batata já frita aos ovos batidos e coloque numa forma untada. Asse durante 20 minutos, ou até que o ovo esteja completamente cozido. Não é necessário virar.

 

3. Creme de Batatas e Aipo


Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga;

1 copo de creme de leite;

43 aipos verdes;
sal a gosto;

2 gemas;

 batatas.

Preparo:

Limpe os aipos, descasque as batatas e cozinhe ambos em 1 ½ litro de água com sal. Separe alguns talos de aipo já cozidos e corte-os em fatias. Refogue na manteiga e reserve. Passe numa peneira a água do cozimento com as batatas e o  aipo restante. Leve novamente ao fogo e deixe ferver. Pouco antes de servir, bata as gemas e dissolva-as no creme de leite. Coloque numa sopeira e despeje o creme de batata e aipo. Mexa bem e espalhe por cima as fatias de aipo refogadas na manteiga. Sirva acompanhado de torradas.

 

4. Nhoque de Batata

 

Ingredientes:

uma pitada de noz-moscada ralada;

1 colher (café) de pimenta do reino;

½ maço de manjericão picado;

4 colheres (sopa) de manteiga;

farinha de trigo;

6 batatas;

4 gemas;

sal.

 

Preparo:

Descasque as batatas e cozinhe em água e sal. Escorra e esprema. Adicione as gemas, a salsa, o manjericão; 2 colheres de manteiga, a noz-moscada e a pimenta. Misture bem. Acrescente farinha de trigo (cerca de ½  xícara) e amasse até ficar uma mistura bem lisa. Faça rolinhos com a massa e corte em pedacinhos de 2 cm. Cozinhe em água fervente e sal por 2 minutos. Apague o fogo e deixe na água por mais 3 minutos. Escorra e coloque num prato. regue com amanteiga restante. Se quiser, acrescente molho de tomate e queijo parmesão ralado. Sirva quente.

 

5. Bolinhas de Batata

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de queijo ralado;

1 colher (chá) de manteiga;

½ quilo de batata;

3 gemas;

sal.

 

Preparo:

Cozinhar e amassar as batatas. Juntar a manteiga, 2 gemas e o sal. levar ao fogo, mexendo até soltar do fundo da panela. Juntar queijo ralado, mexendo. Deixar esfriar e fazer bolinhas pincelando com a gema restante. levar ao forno para dourar.

 

6. Pão de queijo com Batata

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de batatas cozidas e amassadas;

óleo e farinha de trio para untar a forma;

1 xícara (chá) de polvilho azedo;

1 xícara (chá) de queijo ralado;

1 colher (chá) de manteiga;

2 ovos.

 

Preparo:

Cozinhar, descascar e amassar as batatas. Misturar com os outros ingredientes. Fazer os pãezinhos e colocar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Assar em forno quente por 30 minutos.

 

7. Purê de  Batata

 

Ingredientes:

6 batatas de tamanho médio (½ quilo);

1 colher (sopa) de manteiga;

1 xícara (chá) de leite;

sal a gosto.

 

Preparo:

Cozinhar, descascar e amassar as batatas. Juntar o leite, a manteiga e o sal. Levar ao fogo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Servir quente, simples ou com molho de tomate.