Receitas com Berinjela:

 

 

Por fora ela é bonita, reluzente e cor de vinho; por dentro é verde, fofa e gostosa. Foi com essas características que a berinjela conquistou o paladar dos brasileiros. Ela tem origem na Índia, e aos poucos, foi entrando nos mais saborosos pratos do mundo. Em alguns paises ela assume a forma arredondada, enquanto em outros é comprida ou ovalada. seu colorido também varia, indo desde o branco e o amarelo até os mais incríveis tons de roxo.

Dicas:- Para a berinjela não ficar aguada depois de cozida, corte-a em rodelas ou fatias, feitas no sentido do comprimento e acomode em camadas em uma travessa rasa. Coloque uma tábua por cima e, sobre ela, um peso (pode ser uma lata de óleo). Deixe assim por 20 minutos para forçar a saída do excesso de água.

  

1. Berinjela deliciosa

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de farinha de arroz;

1 xícara de molho de tomate;

fatias de queijo-de-minas;

¼  litro de leite;

3 berinjelas;

sal a gosto;

2 ovos.

 

Preparo:

Corte as berinjelas em fatias de 0,5 cm. Bata os ovos inteiros coma farinha, o leite e o sal. Passe a berinjela nessa mistura e coloque-a sobre a chapa quente,  levemente untada, e deixe corar dos dois lados. Arrume num prato uma camada de berinjela, uma de queijo e uma de molho. Leve ao forno quente até derreter o queijo.

 

  

2. Berinjela recheada

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de soja;

1 colher (café) de noz-moscada;

1 colher (sopa) de óleo de soja;

farinha de trigo integral;

pedacinhos de queijo;

4 berinjelas médias;

1 pitada de páprica;

tirinhas de tomate;

1 cebola ralada;

1 ovo batido.

 

Preparo:

Parta as berinjelas ao meio. Retire com cuidado a polpa sem ferir a casca. Pique-a bem e misture com o ovo, a farinha de soja, a cebola ralada, o óleo de soja, a noz-moscada e a páprica. Misture bem e coloque esse recheio nas cascas. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo integral, enfeite com as tirinhas de tomate e os pedacinhos de queijo. Asse em forno quente. Arrume sobre folhas de alface e rodeie de legumes.

 

  

3. Bolinho de Berinjela

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de farinha de trigo;

2 colheres de sopa de gordura de coco;

1 colher de sopa de parmesão ralado;

1 colher de sopa de manteiga;

1 xícara de farinha de rosca;

3 berinjelas grandes;

½  xícara de leite;

1 cebola ralada;

2 tomates;

1 gema.

 

Preparo:

Descasque e corte as berinjelas em pedacinhos. Cozinhe-as em água fervente com sal. Depois de cozidas, escorra a água e coloque as berinjelas sobre uma tábua  e bata bem com uma faca. Refogue a berinjela com o tomate, a cebola e a gordura de coco. Acrescente a gema dissolvida no leite e a farinha de trigo. Misture até ferver. Retire do fogo, adicione a manteiga e o queijo. Unte forminhas próprias para empadinhas, encha-as de massa,  polvilhe a superfície com farinha de rosca e leve a assar em forno brando. Sirva quente acompanhando bifes de soja ou de glúten.

 

  

4. Caviar de Berinjela

 

Ingredientes:

1 xícara de molho de tomate com cebola;

100 g de azeitona verde picada;

uma pitada de gengibre em pó;

azeitonas pretas para enfeitar;

½  kg de pimentão vermelho;

1 quilo de berinjela;

suco de limão;

sal a gosto.

 

Preparo:

Asse a berinjela coma casca. Depois, retire a casca com cuidado, junte o molho de tomate com a cebola, o alho cru picadinho, o pimentão cru em tirinhas finas, as azeitonas verde, sal e o gengibre  e ponha o creme numa tábua de carne. Com duas facas bem afiadas bata bem todos os ingredientes. Em seguida coloque essa mistura num pratinho,enfeite com azeitonas pretas e, por último, junte o suco de limão. Sirva frio com fatias de pão.

 

  

5. Mini-pizzas de Berinjela

 

Ingredientes:

2 berinjelas cortadas em rodelas;

 fatias de muzzarella de búfala;

fatias de tomate - azeite;
sal e orégano à gosto.

 

Preparo:

Escalde a berinjela em água fervente, coloque em forma untada com margarina. Cubra com o queijo, o tomate, tempere e asse.

 

  

6. Berinjela dourada

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de molho de tomate;

1 xícara (chá) de queijo ralado;

manteiga ou margarina;

2 berinjelas médias;

farinha de rosca;

sal.

 

Preparo:

Lavar e cortar as berinjelas no sentido do comprimento. Untar o pedaços com manteiga. Untar com manteiga uma vasilha própria para o forno. arrumar essa vasilha da seguinte maneira: uma camada de berinjela; uma camada de molho e queijo ralado; a última camada será de farinha de rosca e queijo ralado. levar ao forno quente durante 15 minutos. servir quente.

  

7. Doce de Berinjela

 

Ingredientes:

1 ½  quilos de açúcar cristalizado;

1 colher (sopa) de cal virgem;

3 quilos de berinjela;

4 copos de água;

folhas de figo.

 

Preparo:

Cortar as berinjelas em rodelas de 2 cm. Deixar de molho durante uma hora na cal. Lavar bem as rodelas de berinjela.

Arrumar em camadas assim: uma camada de folhas de figo; 2 camadas de berinjela; uma camada de açúcar; e assim por diante, até que a última camada seja de açúcar.

Colocar a água. levar ao fogo para ferver, até secar toda a água. retirar do fogo e deixar esfriar.

Passar no açúcar cristalizado.

 

8. Pizza de Berinjela

 

Ingredientes:

sal e orégano à gosto;

queijo mussarela;

fatias de tomate;

cheiro verde;

2 berinjelas;

cebola;

azeite.
 

 

Preparo:

Cortar as berinjelas, no sentido do comprimento e deixar em água salgada durante 15 minutos. Fazer um molho com os tomates e temperos. Fritar as fatias de berinjela.

Arrumar as camadas assim: 1 camada de berinjela frita; 1 camada de queijo; 1 camada de molho. Levar ao forno quente por 5 minutos.