Receitas

com

Beterraba

 

A Beterraba deve muito de seu sucesso a Napoleão Bonaparte. Quando ele estava brigando contra os ingleses, no começo do século XVIII, bloqueou a rota dos navios que vinham das Antilhas repletos de cana de açúcar. Isso provocou uma grande escassez do produto na Europa. Na busca de um similar, o imperador Frederico Guilherme III mandou reativar pesquisas abandonadas há algum tempo na Academia de Ciências de Berlim. O resultado compensou: os químicos descobriram nas raízes da beterraba a sacarose necessária para criar um novo açúcar  - "o açúcar alemão", como então se chamou. Até essa época ela era pouco difundida. Cem anos depois, porém, já se via beterraba plantada em quase todas as regiões da Europa O seu açúcar, extraído industrialmente, teve um período em que até superou comercialmente o da cana. Com o cultivo em larga escala, a beterraba passou a aparecer mais nos mercados e os grandes cozinheiros foram inventando diferentes receitas. Algumas delas você vai encontrar nesta página.

1. Picles de Beterraba

 

Ingredientes:

2 colheres de (sopa) de mostarda em grão;

2 colheres de (sopa) de coentro em grão;

3 cebolas cortadas em rodelas;

1 xícara de açúcar mascavo;

2 xícaras de vinagre branco;

2 kg de beterraba pequena;

2 colheres (sopa) de sal;

1 xícara de açúcar;

1 folha de louro;

1 pau de canela;

alecrim a gosto;

3 ovos;

óleo.

 

Preparo:

Cozinhe as beterrabas,descasque-as e corte em rodelas de 0,5 cm. Distribua em 3 vidros para conserva com capacidade de 1 litro cada um. Á parte, misture a cebola, o vinagre, 2 colheres de água e os 2 tipos de açúcar. Prepare um saquinho de gaze e coloque nele a canela, a mostarda, o coentro, o alecrim e o louro. Coloque o sal e o saquinho de temperos na mistura de vinagre. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos. Retire o saquinho de temperos e despeje o líquido sobre as beterrabas nos vidros de conserva. Feche bem cada vidro e cozinhe em banho-maria durante 30 minutos.

 

2. Borsch

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 colher (chá) de suco de limão;

2 tabletes de caldo de legumes;

1 xícara de creme de leite;

1 colher (sopa) de azeite.

1 cebola picadinha;

 1 folha de louro;

4 beterrabas.

 

Preparo:

Cozinhe as beterrabas em água e sal, junto com o louro e a cebola. Depois de frias, descasque-as e corte em tirinhas. Adicione o caldo de legumes já diluído em um pouco de caldo de beterraba. Dilua a farinha em água fria, junte o azeite e acrescente ao caldo, mexendo até engrossar. Junte o suco de limão, misture e retira do fogo. Misture o creme de leite ao servir.

 

3. Sopa Fria de Beterraba


Ingredientes:
1 xícara de suco de pepino em conserva;

3 xícaras de caldo de beterraba cozida;

½  potinho de creme de leite azedo;

2 colheres (sopa) de semolina;

pimenta do reino;

2 ovos cozidos;

1 gema;
sal.


Preparo:

Ferva o caldo de beterraba e o suco de pepino. junte aos poucos a semolina e cozinhe por 10 minutos. Bata a gema e o creme de leite com um pouco do caldo e junte ao restante. Mexa e tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar e guarde na geladeira. Sirva fria em pratos de sopa com fatias de ovo cozido.

 

4. Beterrabas Recheadas

 

Ingredientes:

1 lata pequena de sopa-creme de tomate;

1 dúzia de cebolinha em conserva;

6 beterrabas de tamanho médio;

3 pepininhos em conserva;

purê de batata;

creme de leite.

 

Preparo:

Cozinhe as beterrabas. Depois de frias, retire a casca e corte uma das pontas para que fique de pé. Com uma colher pequena faça um buraco no interior das beterrabas. Misture o purê de batata com o creme de leite bem batido. recheie a cavidade das beterrabas com os pepinos picados e coloque em cada uma um pouco da mistura de purê com creme de leite. Arrume-as numa travessa funda, junto com a sopa de tomate e as cebolinhas. Sirva frio. Se quiser, substitua este recheio por outro feito da seguinte forma: misture ervilha com batatas e cenouras cozidas cortada em quadradinhos. Tempere com maionese,  mostarda e pimenta a gosto.

 

5. Bolinhos de folha de Beterraba

 

Ingredientes:

1½ xícara (chá) de folha de beterraba picada (inclusive o talo);

6 colheres (sopa) de cheiro verde picado;

1/4 colher (chá) de fermento em pó:

6 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 cebola picada;

óleo para fritura;

2 ovos;

sal.

 

Preparo:

Misturar todos os ingredientes. Fritar em óleo quente, às colheradas.

 

A folha de beterraba pode ser substituída por folha de cenoura ou outra qualquer.