Receitas com Café

 

Era uma vez um pastor e algumas cabras que viviam numa região montanhosa da Arábia. Um dia o pastor notou que sempre que levava suas cabras a uma determinada pastagem elas ficavam mais endiabradas que o normal. Passou a observar melhor e concluiu que isso se devia a uma semente que as cabras comiam. Experimentou a semente em infusão, gostou e criou um hábito que em pouco tempo tomou consta de meio mundo: o cafezinho.

O café ou Coffea arabica, foi introduzido no Brasil em 1723, mas só em 1820 ficou explicada a alegria das cabras: o café contém cafeína, uma substância estimulante do sistema nervoso. Estimulante ou não,  um bom cafezinho é fundamental. Mas ele não é tudo que se pode fazer com café, você verá abaixo: pudim, suflê, sorvete, musse, pavê.

1. Suflê de Café

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

3 colheres (sopa) de manteiga;

1 xícara de café bem forte;

1 xícara de açúcar;

1xícara de leite;

sal e pimenta;

4 ovos.

 

Preparo:

Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem. Acrescente o leite e o café, misturando tudo rapidamente para a mistura não encaroçar, até obter um creme grosso e liso. Retire do fogo e espere esfriar. Adicione as gemas, o açúcar e misture bem. Por último, acrescente as claras em neve, mexendo levemente. Despeje numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva quente.

2. Sorvete de Café

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de café solúvel;

2 latas de creme de leite;

1 xícara de açúcar;

confeitos de café;

8 gemas.

 

Preparo:

Faça uma calda grossa com 1 xícara de água e o açúcar. adicione o café solúvel dissolvido num pouco de água. Misture bem. Despeje a calda quente sobre as gemas, batendo em batedeira elétrica até esfriar. Acrescente o creme de leite e bata mais um pouco. Forre com papel de alumínio uma forma alta. Coloque aí o creme e leve ao congelador por 4 horas pelo menos. na hora de servir, desenforme e decore com confeitos de café.

 3. Pavê de Café


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de café forte (sem açúcar);

1 xícara de café forte e doce;
2 colheres de (sopa) de rum;

1 pacote de biscoito doce;

250 g de manteiga;

1 xícara de açúcar;

3 gemas.


Preparo:

Faça o creme: bata a manteiga com o açúcar, até ficar um creme leve. Junte sem parar de bater, o café sem açúcar e as gemas, uma a uma. Monte o pavê: alterne camadas de biscoito umedecido na misture de café e rum e camadas de creme. A última deve ser de creme. Conserve em geladeira.

4. Pudim de Café

Ingredientes:

2 latas de leite condensado;

1 xícara de café bem forte;

1 xícara de leite;

6 ovos.

 

Preparo:

Misture o leite condensado com o leite, o café e os ovos previamente batidos. Passe essa mistura por 2 vezes numa peneira bem fina. Despeje-a então numa forma para pudim já caramelizada. Asse em banho-maria, em forno moderado.

 5. Musse de Café

Ingredientes:

1 envelope de gelatina branca sem sabor;

2 colheres (sopa) de café solúvel;

1 lata de creme de leite

1 xícara de açúcar;

3 claras em neve;

1 xícara de leite;

castanha de caju.

 

Preparo:

Amoleça a gelatina em 4 colheres (sopa) de água fria. Dissolva em banho-maria. Junte aos poucos o açúcar às claras em neve. Acrescente a gelatina e o café. Misture levemente o creme de leite. Despeje numa forma umedecida. leve à geladeira. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente e vire. decore com castanhas de caju.