Couve de Bruxelas

 

 

Você deve ter visto a couve de bruxelas várias vezes nas feiras ou em quitandas. Mas tem gente que é capaz de jurar que nunca viu essa "tal couve". Além de ser pouco consumida entre nós, a couve de bruxelas é conhecida com "repolhinho", porque se parece com um pequeno repolho p por sinal muito gracioso. Essa hortaliça foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. De sabor delicado e saudável, ela é muito rica em fósforo, potássio, ferro e em vitaminas A e C. Boa fonte de proteínas, folato, contém bio-flavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer. Além disso, é rica em celulose, sendo recomendada para as pessoas que têm problemas intestinais. Cada 100 gramas contêm cerca de 60 calorias. Veja abaixo quantos pratos saborosos podem ser feitos com ela.

 

1. Couve de bruxelas ao molho de caril

 

Ingredientes:

2 dentes de alho esmagado;

1 kg de couve de bruxelas;

½  xícara de óleo;

sal.

Molho:

1 colher (sobremesa) de caril (curry);

1½ colher(sopa) de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 xícara de leite fervente;

sal.

                       

Preparo:

Afervente a couve de bruxelas por 5 minutos. Retire e escorra. Doure o laho no óleo. Coloque a couve de bruxelas e tempere com sal. Refogue por 15 minutos. Reserve.

Molho: Derreta a manteiga e junte a farinha,mexendo bem. Adicione o leite de uma só vez. Bata fortemente para evitar que encaroce. Quando ficar liso, retire um pouco numa xícara e junte o caril e sal. Misture outra vez ao molho da panela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Coloque a couve de bruxelas numa travessa e regue com molho. Sirva a seguir.

 

 

2. Couve de bruxelas gratinada

 

Ingredientes:

2 tomates cortados em fatias;

200 g de couve de bruxelas;

1 dente de alho socado;

10g de queijo ralado;

pimenta do reino;

sal.

 

    Preparo:

Parte as couves de bruxelas ao meio e cozinhe em água. Arrume numa forma refratária camadas de couve de bruxelas e fatias de tomate. Tempere cada camada com sal e pimenta. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante uns 20 minutos.

 

 

3. Couve de bruxelas na manteiga

 

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de manteiga;

1 kg de couve de bruxelas;

noz moscada;

sal.

 

Preparo:

Cozinhe a couve de bruxelas em água e sal e escorra. Derreta a manteiga, junte a couve de bruxelas, a noz moscada ralada e o sal. Refogue por alguns minutos em foto brando, mexendo sempre. Sirva quente.

 

4. Sopa de couve de bruxelas

 

Ingredientes:

2 xícaras de caldo de legumes;

½  kg de couve de bruxelas;

½  xícaras de creme de leite;

1 colher (sopa) de manteiga;

2 fatias médias de pão;

noz moscada;

pimenta;

2 gemas;

sal.

 

Preparo:

Cozinhe a couve de bruxelas por cerca de 20 minutos em água e sal. Escorra bem e reserve 2 xícaras de água do cozimento. Bata a couve de bruxelas no liquidificador com a água reservada. leve ao foto junto com o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Tempere com a pimenta e a noz moscada. Bata as gemas com o creme de leite e adicione à sopa sem deixar ferver para não talhar. Corte o pão em cubinhos e toste-os na manteiga. Retire a sopa do fogo, e jogue os cubinhos por cima.

 

 

5. Couve de bruxelas com molho de tomate

 

Ingredientes:

300 g de tomate sem pele nem sementes;

½ kg de couve de bruxelas;

pimenta do reino;

 1 folha de louro;

páprica;

sal.

 

Preparo:

Cozinhe a couve de bruxelas em água e sal. escorre e corte ao meio. Cozinhe por 10 minutos o tomate picado com o louro, a páprica, o sal e a pimenta. Retire o louro e junte a couve de bruxelas. Deixe em fogo brando por 15 minutos. Retire e sirva.

 

 

6. Risoto com couve de bruxelas

Ingredientes:

½ xícara (chá) de creme de leite fresco;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
4 colheres (sopa) de vinho branco;
1 xícara (chá) de arroz arbório;
5 colheres (sopa) de manteiga;
½ kg de couve de bruxelas;
1 colher (chá) de mostarda;
1 cebola média picada;
sal a gosto.


Preparo:

Limpe a couve de bruxelas, retire as extremidades e as folhas externas (se necessário) e corte-as ao meio. Coloque numa panela com 3 xícaras (chá) de água fervente e cozinhe por 5 minutos, ou até ficar al dente. Retire do fogo, retire a couve e reserve. Mantenha a água do cozimento no fogo baixo. Leve ao fogo numa panela o azeite de oliva, 4 colheres (sopa) de manteiga e a cebola. Refogue até a cebola dourar bem. Acrescente o arroz sem lavar, a couve de bruxelas, a mostarda e refogue por mais 2 minutos. Junte o sal, reduza o fogo e deixe cozinhar, adicionando, aos poucos, a água quente e mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, até o arroz ficar "al dente" e quase sem líquido. Junte o restante da manteiga, o vinho branco, o creme de leite e acerte o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos, ou até ferver. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos antes de servir.

 

 

7. Couve de bruxelas com maçã

 

Ingredientes:

1 maçã média, sem miolo e cortada em cubos de 1 cm;

½ kg de couve de bruxelas limpa e cortada ao meio;
 2 colheres (chá) de açúcar mascavo;
1 pitada de noz-moscada ralada ;
colher (chá) de margarina;

 ¼ xícara de água.


Preparo:

Numa tigela, coloque o açúcar mascavo e a noz-moscada, misture bem e reserve. Coloque a água e a couve de bruxelas numa caçarola, tampe e cozinhe até ficar macia, porém crocante. Escorra. Acrescente a maçã, a margarina e a mistura de açúcar. Mexa bem e volte a tampar. Cozinhe até a couve amaciar e a maçã amolecer.