Receitas

com

Cebola

 

 

Você sabe por que chora quando descasca cebola? Ela contém enxofre, que solto no ar, irrita os seus olhos. Mas felizmente a cebola tem mais do que isso: é rica também em fósforo e magnésio, e faz muito bem ao rim e ao fígado. Sem falar que é fundamental no preparo de quase todos os pratos quentes, como já sabiam os melhores cozinheiros da Ásia há milhares de anos. Ao longo dos séculos, ela foi conquistando caldeus, romanos e egípcios, até conseguir a suprema proeza de afinal, agradar a gregos e troianos. Hoje a cebola freqüenta a culinária do mundo todo, servindo de base para pães, saladas, tortas e outras gostosuras mais.

 

 1. Cebola ao Vinho Branco

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado;

1 cálice de vinho branco seco;

sal e 1pimenta do reino;

600g de cebolas;

1 xícara de leite.

 

Preparo:

Descasque as cebolas, corte em fatias e deixe durante 10 minutos em água fervente com sal. Escorra a cebolas e coloque numa forma refrataria. Dissolva o queijo no leite, pouco a pouco, junto o vinho e a pimenta do reino. Despeje essa mistura sobre a cebola, tampe a forma e leva ao forno brando durante e aproximadamente 1 hora. Sirva bem quente.

 

2. Pão de Cebola

 

Ingredientes:
 

1 tablete de fermento para pão;

2 cebolas grandes em rodelas;
6 colheres (sopa) de manteiga;
3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher (café) de sal;

azeite.
 

Preparo:

Dissolva o fermento em ½ xícara de água morna.Peneire a farinha com o sal, junte e a manteiga derretida, o fermento dissolvido e mais 1 xícara de água morna. Misture bem e trabalhe com as mãos até a massa soltar do recipiente. Cubra com um pano e deixe descansar durante 1hora e 30 minutos. Achate um pouco a massa e coloque numa forma untada. Coloque por cima a cebola e regue com azeite. Deixe crescer até dobrar de tamanho. leve ao forno quente por 1 hora.

 

3. Cebolas Romenas


Ingredientes:
 

½  colheres (café) de açúcar;

3 colheres (sopa) de óleo;

1 maço de cheiro verde;

½  xícara de vinagre;
1 xícara de passas;

pimenta do reino;

1 folha de louro;

½  kg de cebola;
1 pitada de sal;
4 tomates.


Preparo:

Leve ao fogo uma panela com  o vinagre, o óleo, as cebolas e 2 xícaras de água. Quando ferver, junte o tomate picado, ao sal, a pimenta, o açúcar, as passas, o cheiro-verde e o louro. Deixe cozinhar em fogo brando durante 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva frio.

 

4. Torta de cebola 1

 

Ingredientes:

Massa

1 ¾ xícara de farinha de trigo;

½  xícara de manteiga;

uma pitada de sal;

1 gema.

 

Recheio

1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo;

4 colheres (sopa) rasas de manteiga;

1 xícara de creme de leite;

60g de queijo mussarela;

pimenta do reino;

noz-moscada;

5 cebolas;

2 batatas;

2ovos;

sal.

 

Preparo:

Faça a massa 1 hora antes de usá-la. Coloque a farinha de trigo numa superfície lisa, abra um buraco no centro de despeje a manteiga amolecida, a gema, o sal e 2 colheres (sopa) de água gelada. Trabalhe a massa coma ponta dos dedos. Junte mais 1 colher de água gelada. (ou um pouco mais, se necessário) para obter uma massa firme, mas não dura. Faça uma bola e deixe descansar em lugar fresco durante 1 hora. Abra a massa e forre com ela uma forma redonda untada. Leve ao forno moderado por cerca de 20 minutos (a massa não deve assar completamente).

Prepare o recheio: rale as cebolas e as batatas cruas. derreta a manteiga e frite a cebola e a batata até dourar. Polvilhe com a farinha de trigo e deixe cozinhar, mexendo sempre com uma colher de pau. Retire do fogo, acrescente os ovos batidos, o creme de leite e o queijo bem picado (reserve um pouco do queijo). Tempere com noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Despeje essa mistura sobre a massa, polvilhe com o queijo reservado e espalhe na superfície pedacinhos de manteiga. Leve ao forno quente por 5 minutos, deixando a porta do forno um pouquinho aberta. Depois feche e deixe em forno brando por mais 20 minutos, cuidando para não queimar a superfície.

 

 

5. Torta de cebola 2

 

Ingredientes:

1  xícara (chá) de bolacha salgada passada no liquidificador;

4 xícaras (chá) de cebola cortada bem fina;

8 colheres (sopa) de margarina derretida;

pimenta e outros temperos a gosto;

½ xícaras(chá) de queijo ralado;

1½ xícaras (chá) de leite;

4 ovos;

sal.

 

Preparo:

Misturar no fundo e nos lados de uma forma. Apertar essa mistura no fundo e nos lados de uma forma. Cozinhar a cebola no restante  da margarina até que esteja macia (sem dourar). Colocar sobre a massa. Mistura o leite e os ovos ligeiramente batidos. Colocar sal e os temperos e colocar sobre as cebolas.Salpicar com queijo e levar ao forno até dourar.

 

6. Pão de Cebola

 

Ingredientes:

3 tabletes ou 45 gramas de fermento biológico;

farinha de trigo (cerca de 1 quilo);

1 colher (sopa) rasas de açúcar;

1 xícara (chá) de leite morno;

1 xícara (chá) de óleo;

1 colher (sopa) de sal;

3 cebolas médias;

3 ovos.

 

Preparo:

Bater no liquidificador o óleo, o leite, os ovos, o sal, o açúcar, as cebolas e o fermento. Acrescentar farinha de trigo, aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Quando ficar difícil de mexer, continuar acrescentado a farinha de trigo, sovando a massa até não grudar mais nas mãos, mas com cuidado para não colocar farinha demais, pois poderá deixar a massa dura. Transferir a massa para uma mesa e continuar sovando no sentido das laterais para o centro, até que fique homogênea. Fazer os pães no formato desejado. Deixar os pães crescendo nas assadeiras, cobertos com pano de prato limpo, até que quando pressionados com o dedo, amassa permaneça afundada, não retornado ao ponto original. Assar com o forno em temperatura baixa e aumentar para a media somente pouco antes de começar a dourar.

 

Observação: Nessa receita, pode-se acrescentar, além das cebolas, ervas aromáticas e temperos, como cheiro-verde (cerca de ½  maço de salsinha e cebolinha), orégano (2 colheres), manjericão ou manjerona ½  (meio maço), alho (3 dente) ou outros conforme o gosto preparando-se um delicioso pão com temperos.