Receitas com Cenoura:

 

Até o início do século XIX, a cenoura não passava de uma planta daninha, que os agricultores tratavam de arrancar logo que aparecia no meio das plantações. Ela pertence a mesma família das umbelíferas, a mesma da terrível e histórica cicuta, erva venenosa dada pelos antigos gregos aos condenados à morte. Mas com o tempo a cenoura, revelou-se excepcional para a alimentação. Progressivamente melhorada pelos agricultores ao longo dos séculos, ela se espalhou de fato pelo mundo apenas nestes últimos 100 anos.

Dicas:- Ao cozinhe cenouras cortadas em rodelas ou palitos, use o mínimo de água possível e adicione uma colher de chá de açúcar. Assim sua cor e sabor ficarão acentuados. Jamais use bicarbonato de sódio na água de cozimento (das cenouras), pois ele tem a capacidade de destruir todas as vitaminas dessas hortaliças.

1. Patê de Cenoura

 

Ingredientes:
8 cenouras grandes raladas;
 2 colheres de azeite;
3 dentes de alho;
mangerona;
1 cebola;
orégano.
 

Preparo:

Refogar numa panela até a cenoura ate ficar tenra. Se necessário ir colocando água para abafar. Esperar esfriar e bater no liquidificador com 2 colheres de maionese e 2 colheres de creme de leite. Verifique o sal. Juntar 100 g de uva passa branca sem semente.

 

2. Patê Natureba

 

Ingredientes:

4 cenouras meio cozidas;

3 ovos cozidos e picados;

1 folha de louro picada;

2 dentes de alho;

5 tomates;

1 cebola;

salsa;

sal.

 

Preparo:

Refogue a cebola, o alho, o tomate, o louro e o sal,  mas sem apurar muito. Retire do fogo, junte os ovos e a cenoura cozidos. Coloque essa mistura aos poucos no liquidificador. Por último, junte a salsa.

 

3. Creme de Cenoura


Ingredientes:
½ kg de cenouras (metade com rama);
1 colher de sopa de araruta;
água (para 5 porções);
3 cebolas;
óleo;
sal.

 Preparo:

Cozinhe as cenouras esmagando-a. À parte, refogue cebola num pouco de óleo, pondo em seguida,  a rama da cenoura muito bem picadinha. Acrescente-lhe, então, a cenoura, bem como água do cozimento desta. Tempere com algumas gotas de shoyu diluído na água onde desfez a araruta, deixando ferver ambos durante cerca de 10 minutos.

 

4. Bolo de Cenoura


Ingredientes :

1 colher (sopa) de fermento em pó;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
¾  xícara (chá) de óleo de milho;
1 ½  xícara de açúcar;

3cenouras raladas;

3 ovos inteiros.
 

Preparo:

Bata no liquidificador, o óleo, as gemas, a cenoura ralada. Retire do liquidificador e acrescente o açúcar,  a farinha peneirada com o fermento, por último, as claras batida em neve. Leve para assar em forma de anel (untada e polvilhada) por 35 minutos. Sugestão: Cubra com calda de chocolate ou açúcar misturado com canela.

 

 

5. Docinho de Cenoura


Ingredientes:

½ kg de cenoura cozida e passada no liquidificador;
2 colheres(sopa) de queijo ralado;
2 latas de leite condensado;

2 canecas de açúcar;
4 ovos inteiros;
1 coco ralado.
 

Preparo:

Leve ao fogo até soltar da panela, enfeite com uma tira de ameixa e  passe no açúcar granulado ou caramelo.

 

 

6. Farofa de Cenoura

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo;

1 cebola grande cortada;

farinha de mandioca;

3 cenouras grandes;

salsinha;

2 ovos;

sal.

 

Preparo:

Refogue a cebola no óleo até ficar macia. Junte a cenoura ralada no ralo grosso e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Quando estiver macia, junte os ovos e misture bem. Adicione farinha de mandioca até ficar no ponto de farofa, não muito seca, e tempere com sal a gosto.Coloque a salsinha picadinha.

 

7. Croquete de Cenoura

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;

2 colheres de sopa de farinha de trigo;

2 colheres de sopa de cebola ralada;

1 colher de sopa de salsa picada;

2 ovos batidos, farinha de rosca;

1 colher de sopa de manteiga;

pimenta-do-reino;

½  kg de cenoura;

1 xícara de leite;

2 gemas;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Raspe as cenouras e cozinhe em água e sal. A seguir, escorra e passe no espremedor. Refogue a cebola na manteiga, junte a cenoura amassada e uma pitada de pimenta. Bata no liquidificador o leite com as gemas e a farinha de trigo. Tire a panela do fogo, junte o leite batido e mexa bem. leve novamente ao fogo e mexa sem parar,até cozinhar e encorpar. Acrescente então a salsa picada e o queijo ralado. Mexa e deixe mais um pouco no fogo, mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e enrole os croquetes (se a massa estiver um pouco mole, junte mais farinha de trigo). Passe os croquetes na farinha de rosca, nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e coloque sobre papel para absorver o excesso de gordura. Sirva quente.

 

8. Pudim de Cenoura

 

Ingredientes:

4 colheres de sopa rasas de manteiga;

1 xícara de queijo parmesão ralado;

1 pitada de noz-moscada ralada;

¾  de xícara de farinha de trigo;

8 cenouras de tamanho médio;

pimenta do reino;

½  litro de leite;

8 ovos;

sal.

 

Preparo:

Raspe a cenoura, lave e cozinhe em água e sal. Escorra e passe no espremedor; depois, aperte com um guardanapo, para que saia toda a água. Ferva o leite. Derreta metade da manteiga, depois junte a farinha de trigo, mexendo rapidamente. Adicione o leite aos poucos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Tire do fogo, junte o queijo, a noz-moscada e a cenoura amassada, refogada no restante da manteiga. Deixe esfriar. Unte uma forma e polvilhe com farinha de trigo. Junte as gemas, uma a uma, à massa. Por último, acrescente as claras batidas em neve, mexendo delicadamente. Despeje a mistura na forma e asse em forno quente durante 1 hora. Sirva imediatamente.

 

9. Panqueca de Cenoura

 

Ingredientes:

Massa:

1 colher (chá) de manteiga ou banha;

1 copo de farinha de trigo;

1 copo de leite;

1 ovo;

sal.

Recheio:

1 colher de sopa de maisena ou farinha de trigo;

1 colher (chá) de manteiga ou banha;

½  xícara (chá) de leite;

4 cenouras;

pimenta;

sal.

 

Preparo:

Massa:

Misture bem os ingredientes ou bater no liquidificador. Fritar cada três colheradas em frigideira untada. fritar dos dois lados. Colocar o recheio e enrolar.

Recheio:

 Ralar as cenouras. refogar a cebola na manteiga e acrescentar a cenoura ralada. Colocar o leite com a maisena e mexer até cozinhar. Aplicar.

 

10. Suflê de Cenoura

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) manteiga ou margarina;

2 colheres (sopa) farinha de trigo;

6 cenouras médias (400 gramas);

2 colheres (sopa) queijo ralado;

1 xícara (chá) de leite;

sal a gosto;

3 ovos.

 

Preparo:

Juntar o leite a farinha de trigo e a manteiga. Levar ao fogo para engrossar. Deixar esfriar. Estando frio, juntar as gemas, mexendo cuidadosamente. Levar ao forno em forma untada, até dourar. Servir quente.