Receitas com Chuchu

 

O chuchu existe no Brasil há cerca de 250 anos, trazido da América Central, de onde e originário. A planta é uma trepadeira graciosa que pode chegar a 10m de comprimento, da qual se aproveita muita coisa: do caule se  faz papel, além de ser há muito tempo matéria prima na fabricação de elegantes chapéus. Mas o mais importante do chuchu é mesmo o se fruto. Geralmente cozido, enriquece doces ou pratos quentes, como nas receitas seguintes:

 

1. Suflê de chuchu

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

1 colher (sopa) rasa de maisena;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 xícara de leite;

4 chuchus;

3 ovos.


Preparo:

Descasque os chuchus, corte-os em pedaços e cozinhe em água e sal. Escorra e passe por uma peneira. Junte a manteiga e mexa bem para derreter. Acrescente as gemas, o leite, misturado com a maisena e a metade do queijo. Por último, junte as claras batidas em neve e mexa delicadamente. Despeje numa forma refrataria untada e polvilhada com o restante do queijo. Leve ao forno quente por 25 minutos, até crescer e dourar. Sirva quente.

 

2. Ensopado de chuchu

 

Ingredientes:

½  colher (sopa) de extrato de tomate;

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

1 xícara de caldo de legumes;

1 xícara de azeitonas pretas;

2 colheres (sopa) de óleo;

pimenta do reino;

2 chuchus grandes;

1 cebola picada;

sal.

 

Preparo:

Aqueça o óleo e refogue o chuchu descascado e cortado em quadradinhos. Junte a cebola, mexa e tampe a panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Á parte, derreta a manteiga, adicione a farinha e espere começar a dourar. Junte o extrato de tomate, mexa e  adicione aos poucos o caldo de legumes. Tempere com sal e pimenta. Quando o molho encorpar, despeje na panela com o chuchu e acrescente as azeitonas. Deixe no fogo por mais 5 minutos. Sirva bem quente.

3. Chuchu de forno

 

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

1 colher (sopa) de salsa picadinha;

1 colher (sopa) rasa de maisena;

1 colher (sopa) de manteiga;

1  xícara (chá) de leite;

1 cebola ralada;

4 chuchus;

6 ovos;

sal.


Preparo:

Descasque os chuchus, retire os centros duros, corte em pedaços e refogue na manteiga com a cebola ralada e o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar no vapor, em fogo baixo. Quando estiver macio, junte a salsa e  retire do fogo. Coloque numa forma refratária untada. Á parte, misture as gemas, a maisena, o queijo, o leite e as claras batidas em neve. Tempere com um pouco de sal e despeje sobre o chuchu. Leve ao forno moderado.

4. Chuchu recheado

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

 1 tomate sem pele e sem sementes:

1 colher (sopa) de cebola picada;

1 xícara de molho de tomate;

6 fatias de queijo mussarela;

3 colheres (sopa) de óleo;

2 xícaras (chá) de ricota;

2 ovos cozidos picados;

1 pitada de orégano;

3 chuchus grandes;

azeitonas picadas;

louro;

sal.


Preparo:

Descasque os chuchus e corte ao meio. Cozinhe levemente em água e sal para que não amoleçam muito. Escorra e retire cuidadosamente um pouco da polpa.

Prepare o recheio: Misture as azeitonas e os ovos cozidos. Misture bem e recheie as metades de chuchu. Arrume numa forma refrataria e coloque 1 fatia de queijo sobre cada metade de chuchu. Regue com o molho de tomate e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno por 10 minutos. Sirva quente.

5. Chuchu com molho branco

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

½ colher (sopa) de manteiga;

2 ½ xícaras (chá) de leite;

3 chuchus grandes;

 sal a gosto.


Preparo:

Descasque os chuchus e corte em pedaços, no sentido doccomprimento. Cozinhar com sal. Arrumar os pedaços cozidos em um prato.

Faça o Molho Branco: Misturar o leite, a manteiga, a farinha de trigo e o sal. Levar ao fogo mexendo sempre até engrossar; retirar do foto e acrescentar o queijo ralado.

Colocar o molho sobre os chuchus cozidos. Servir quente.