Receitas com Cogumelos

 

Os livros de botânica apresentam o cogumelo como  especialíssimo, de características opostas aos vegetais. Por exemplo, não têm clorofila, nem outros pigmentos fotossintéticos; em vez de amido, armazena glicogênio (substância de reserva dos animais).  Deliciosamente selvagem ele sofistica  a culinária universal há milênios e é uma excelente fonte de vitamina b e de proteínas. havia uma lista riquíssima de pratos à base de cogumelo para colocar no verso desta página. Selecioná-los foi uma tarefa difícil, mas realizada, todo o tempo, com água na boca. Você saberá por que, preparando cada uma das receitas que vai encontrar.

1. Risoto de Cogumelo

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

4 colheres (sopa) de manteiga;

2 xícaras de caldo de legumes;

250 g de cogumelo fresco;

sal e pimenta-do-reino;

1 xícara de arroz;

12 tomates;

cebola.

 

Preparo:

Lave o arroz e deixe-o escorrer. Pique a cebola e doure-a na metade da manteiga. junte o arroz e deixe no fogo por 2 minutos, sem parar de mexer. Acrescente o caldo, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Retire a pele e as sementes dos tomates e pique-os. Corte os cogumelos em lâminas, reservando alguns inteiros para guarnecer. Aqueça a manteiga restante, junte o cogumelo e refogue até secar bem. Retire os cogumelos inteiros e reserve-os. Junte o tomate ao cogumelo picado e deixe o fogo por mais 5 minutos. Tempere com sal e a pimenta. Misture o arroz, o refogado de cogumelo e o queijo ralado. coloque numa tigela e desenforme. Guarneça com os cogumelos inteiros e raminhos de salsa.

 

2. Goulash  de Cogumelo

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

2 pimentões verdes e 1 vermelho;

1 pitada de pimenta do reino;

750 g de cogumelos frescos;
1 litro de caldo de legumes;

1 colher (chá) de orégano;

4 colheres (sopa) de óleo;

1 dente de alho;

1 litro de leite;

sal a gosto;

3 cebolas.

 

Preparo:

Deixe os cogumelos de molho em água fria, por 20 minutos, trocando-a 2 ou 3 vezes. Depois corte-os em lâminas. Retire as sementes dos pimentões e corte-os em tiras finas. Aqueça o óleo;  doure a cebola e o alho, bem picados. Junte o cogumelo e o pimentão e regue sem adicionar água. Acrescente o caldo tempere com o sal, a pimenta e o orégano. Tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutos. A parte, dissolva a farinha de trigo no leite. Adicione ao goulash e ferva durante uns 3 minutos, até engrossar. Sirva quente.

 

 3. Empadão de Cogumelo e Queijo


Ingredientes:

 

Massa:
½  colher (chá) de fermento em pó;

2 ½ xícaras de farinha de trigo;
1 colher de (chá) de sal;

¾  tablete de margarina;

1 ovo.

 

Recheio:

sal;

2 dentes de alho;

pimenta do reino;

2 cebolas pequenas;

150 g de queijo prato;

½  kg cogumelos frescos;

1 colher (sopa) de margarina;

2 colher (sopa) de suco de limão;

½ potinho de creme de leite fresco;

1 pacotinho de queijo parmesão ralado.

 

Preparo:

Massa: Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento numa tigela. Faça uma cova no meio,  e coloque o ovo e o sal. Espalhe a margarina e trabalhe a massa, deixando-a lisa. Leve à geladeira por 30 minutos. Coloque 2/3 da massa numa assadeira para pizza e abra com os dedos. Com o restante da massa faça um borda de 2 cm de altura. Espete o fundo do pastelão com um garfo e asse em forno quente por 20 minutos.

 

Recheio: Pique as cebolas, amasse o alho com o sal, corte os cogumelos em lâminas. Doure as cebolas e o alho na margarina. Junte os cogumelos, o sal, a pimenta e o suco de limão. Refogue por uns 10 minutos. Adicione o queijo picado e o creme de leite. Misture tudo, retire do fogo e espalhe sobre a massa. Salpique com o queijo parmesão, leve ao forno quente e asse por mais 15 minutos. Sirva bem quente.