Receitas  com

 Couve-Flor

 

Na Roma antiga, Plínio já falava numa certa couve-de-pompéia e enchia a boca de água. Era a nossa couve-flor, uma hortaliça natural dos países mediterrâneos que ao longo dos séculos foi-se espalhando mundo afora. Da família das crucíferas, parente da couve, mostarda, couve-de-bruxelas, repolho e brócolis, a couve-flor é uma delícia na salada, refogada e até em conserva, como picles. Veja a seguir algumas receitas que selecionei para você.

1. Couve-Flora à Madrilenha

 

Ingredientes:

½  xícara de queijo parmesão ralado;

3 tomates sem pele nem sementes;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 colher (café) de açúcar;

1 pitada de noz-moscada;

uma pitada de sal;

½  xícara de óleo;

2 dentes de alho;

1 folha de louro;

 salsa picadinha;

1 couve-flor;

1 cebola.

 

Preparo:

Lave a couve-flor e cozinhe em água e sal. escorra e separe em buquês. Doure o alho socado na manteiga, junte a couve-flor e deixe corar. Junte o óleo, a cebola, o louro, o açúcar, o sal, a noz-moscada e o tomate. Deixe apurar o molho. Coloque numa travessa, polvilhe com o queijo ralado, salpique com a salsa picadinha e sirva.

 

2. Pudim de Couve-Flor

 

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 couves-flores de 600g cada uma;

3 colheres (sopa) de manteiga;

2 xícaras de leite fervente;
sal a gosto;

3 ovos.

 

Preparo:

Limpe bem as couves-flores. lave e separe em buquês. Cozinhe em água fervente com sal, sem deixar amolecer muito. retire, escorra e refogue em metade da manteiga. Quando tiver absorvido completamente a manteiga, junte 1 xícara de leite e cozinhe até evaporar. passe a couve-flor por uma peneira e reserve. leve ao fogo uma panela com 1 colher (sopa) de manteiga, Adicione a farinha e mexa com uma colher de pau. Quando começar a corar, despeje o leite fervente restante. Tempere com sal e mexa sem parar. Cozinhe o molho branco durante 5 minutos em fogo brando. Adicione o purê de couve-flor reservado e mexa até ligar tudo muito bem.  Bata ligeiramente os ovos, junte o queijo ralado e despeje na vasilha de couve-flor. Mexa bem e coloque numa forma untada com amanteiga restante (use uma forma com buraco no centro). Alise a superfície do pudim com uma colher e leve ao forno moderado, em banho-maria, durante 1 hora. Retire, desenforme e enfeite como quiser. Sirva bem quente.

 

3. Couve-Flor Gratinada


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 xícara de queijo parmesão ralado;

4 colheres de (sopa) de manteiga;

1 xícara de queijo prato ralado;

1 colher (sopa) de vinagre;

½  lata de creme de leite;

pimenta do reino;

1 xícara de leite;

noz moscada;

1 couve flor;
sal.


Preparo:

Lave a couve-flor e separe me buquês. Coloque numa vasilha com água fria e o vinagre e deixe por 15 minutos. Escorra e cozinhe em água fervente e sal. Não deixe que amoleça demais. Retire e escorra. Aqueça 3 colheres de manteiga e doure nela a farinha. Junte o leite e mexa sem parar até que comece a engrossar. Junte o creme de leite, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. À parte, misture os dois tipos de queijo e acrescente a metade ao molho. Retire do gogo. Unte uma forma refratária e disponha os buquês de couve-flor. Cubra com o molho e polvilhe com o restante do queijo. Espalhe por cima o restante da manteiga em pedacinho. Leve ao forno quente par dourar. Sirva bem quente.

 

4. Couve-Flor ao Molho de Mostarda

 

Ingredientes:

1 pedaço de pimentão vermelho e 1 de verde;

1 couve-flor de 1 kg aproximadamente;

1 colher (sopa) de mostarda;

3 cebolinhas (picles);

1 xícara de óleo;

molho inglês;

2 gemas;

1 limão;

sal.

 

Preparo:

Lave bem a couve-flor e cozinhe numa panela com água fervente e sal. Quando estiver cozida, mas ainda firme, escorra e coloque num prato. Deixe esfriar. À parte, prepare o molho: bata as gemas com um pouco de sal. Adicione aos poucos, alternadamente, o óleo em fio e gotas de limão. Mexa bem até obter um molho denso. Junte então as cebolinhas e os pedaços de pimentão bem picados, a mostarda e gotas de molho inglês. Misture bem. Regue a couve-flor com esse molho. Sirva frio.