Receitas com Ervilha

 

A ervilha nunca foi encontrada silvestre, nem há certeza absoluta sobre sua origem. mas as pesquisas apontam para a Ásia, milhões de anos atrás. De lá ela teria sido levada para a Índia e mais tarde para a Europa, onde segundo se presume, suas sementes eram menores e mais redondinhas que as atuais. Seguramente foi cultivada por gregos e romanos - tanto que grãos carbonizados de ervilha foram encontrados nos escombros de Hissarlik, que provavelmente foi a antiga Tróia. No Brasil, está gostosíssima leguminosa foi introduzida pelos portugueses no século XVI, e vem ganhando adeptos até nossos dias.

 

1. Torta de Ervilha

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de rasas de farinha de trigo;

100g de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de manteiga;

½  kg de ervilha em lata;

noz moscada ralada;

½  litro de leite;

cebola ralada;

2 batatas;

pimenta;

6 ovos;

 sal.

 

Preparo:

Unte uma forma refrataria redonda. Descasque, lave e cozinhe as batatas. Derreta a manteiga em uma frigideira, junte a cebola, o sal e acrescente um pouco de água quente (ou caldo). Junte as batatas e se preciso, mais água quente.  Por último, adicione a ervilha. Deixe no fogo por mais 10 minutos. À parte, bata ligeiramente os ovos, acrescente sal, pimenta e a farinha de trigo, batendo bem. Misture a noz-moscada, o queijo ralado e o leite frio. Acrescente a mistura de ervilha e batata, mexa bem e despeje na forma untada. Leve ao forno médio por 30 minutos. Aumente a temperatura do forno e deixe por mais 10 minutos. Sirva quente ou fria.

 

2. Macarrão com Ervilha

 

Ingredientes:
1 kg de tomate maduro sem pele nem semente;
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

1 colher (sopa) de manteiga;

4 colheres (sopa) de óleo;

1 colher (chá) de açúcar;
1 maço de manjericão;

½  kg de ervilha fresca;

½  kg de macarrão;

1 alho-poró;

sal a gosto;

pimenta.

 

Preparo:

Corte o alho-poró em fatias e refogue-o no óleo e metade da manteiga. Acrescente o tomate previamente picado, o sal, pimenta, o açúcar, as folhas de manjericão inteiras e a ervilha. Cozinhe por alguns minutos em fogo forte. Mexa bem e diminua a chama. Adicione água ou caldo quente se secar muito. A parte  cozinhe o macarrão em água fervente e sal. Retire do fogo e escorra. retire o manjericão do molho de ervilha e junte ao macarrão cozido. Adicione com o queijo ralado. Sirva quente.

 

3. Ervilha -Torta com Queijo


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

150 g de queijo prato ou gruyère;

2 colheres (sopa) de manteiga;
1 colher de (sopa) de óleo;

noz moscada ralada;

1 kg de ervilha-torta;
½  cebola picada;

½  litro de leite;

sal.


Preparo:

Corte as pontas da ervilha, tire os fios e lave. Leve ao fogo uma panela com metade da manteiga e o óleo, e refogue a cebola. Junte a ervilha, tempere com sal a gosto, mexendo com uma colher de pau. junte água quente ou caldo, tampe e deixe cozinhar em fogo moderado. Á parte ferva o leite. Derreta a manteiga restante, junte a farinha de trigo e deixe dourar, sem parar de mexer. Despeje aos poucos o leite quente, misturando bem. Tempere com sal e noz moscada ralada. Deixe no fogo brando por 5 minutos. Retire e despeje sobre a ervilha. Misture bem e passe para uma forma refrataria. Polvilhe com o queijo parmesão ralado. Por último, arrume o queijo prato cortado em tiras e leve ao forno quente por 15 minutos, até o queijo derreter. Sirva bem quente.

 

 

4. Purê de Ervilha

 

Ingredientes:

1 colher (chá) de manjerona;

1 tablete de caldo de legumes;

1 colher (sopa) de manteiga;

½  kg de ervilha seca;

1 cebola pequena;

pimenta;

sal.

 

Preparo:

Deixe a ervilha de molho de um dia para o outro em 1½  litro de água. Leve ao fogo com a água em que ficou o molho. Junte a manjerona e o tablete de caldo dissolvido. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 2 horas, mexendo de vez em quando para não grudar. Se preciso, junte um pouco mais de água. Tempere com o sal e a pimenta. Corte a cebola em rodelas finas, e refogue-a na manteiga. Passe a ervilha por uma peneira, coloque numa tigela e despeje a cebola por cima. Sirva quente.