Receitas com Escarola

 

 

Crua ou cozida ela é ótima para quem quer perder peso. Tem baixo teor calórico e muita celulose, perfeita ara pessoas que sofrem de problemas intestinais. Além disso, é rica em vitaminas e sais minerais.  Essa delícia, a Cichorium endivia, veio do Mediterrâneo.

 

1. Escarola Gratinada

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga derretida,

½ xícara de queijo provolone picado;

½  xícara de caldo de legumes,

½  xícara de migalhas de pão,

2 pés de escarola

sal a gosto.

 

Preparo:

Lave e pique a escarola. Coloque numa frigideira, junte o caldo de legumes e o sal. Leve ao fogo brando e cozinhe por uns 15 minutos, até ficar quase macia. Espalhe em uma forma refratária untada. Misture a manteiga ou margarina, o queijo e as migalhas de pão. Salpique essa mistura sobre a escarola e asse em forno moderado por uns 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e as migalhas de pão comecem a dourar.

 

 

2. Purê de Escarola

 

Ingredientes:

 

2 colheres (sopa) de manteiga;

4 batatas de tamanho médio;

1 xícara de creme de leite;

cubinhos de pão torrado;

3 pés de escarola;

sal.

 

Preparo:

Lave as folhas de escarola e cozinhe em água e sal. Depois escorra bem e passe na máquina de moer ou processador. Cozinhe as batatas e moa também junto com a verdura. Junte a manteiga e o creme de leite. Misture bem. Sirva com os cubinhos de pão colocados por cima ou à parte.

 

 

3. Pudim de escarola

 

Ingredientes:

1 pote de creme de leite fresco ou ½  lata de creme de leite;

2 colheres sopa de farinha de trigo;

2 colheres de sopa de manteiga;

farinha de rosca para polvilhar;

6 pés grandes de escarola;

manteiga para untar,

pimenta-do-reino;

½  xícara de leite;

noz moscada;

4 ovos;

sal.

 

Preparo:

Limpe a escarola, lave e leve ao fogo por 15 minutos numa panela com bastante água fervente e sal. Escorre e seque bem com um pano. Pique em tirinhas. Reserve. Aqueça 2 colheres de sopa de manteiga e doure nela a farinha de trigo. Junte o leite, mexa no fogo até engrossar. Acrescente o creme de leite, tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Misture esse molho branco à escarola, acrescentado os ovos batidos como para omelete. Se necessário, acrescente um pouco mais de sal, pimenta e noz-moscada. Unte fartamente uma forma para pudim, polvilhe a farinha de rosca e despeje a mistura. Leve ao forno bem quente em banho-maria, por cerca de uma hora, ou até que esteja cozido (verifique o cozimento espetando uma faca ou um palito, que deverá sair limpo). Desenforme o pudim depois de 5 minutos. Sirva acompanhado de molho de tomate.

 

 

4. Pizza de escarola

 

Ingredientes:

 

Recheio:

¼ de colher de chá de noz-moscada ralada;

2 colheres de sopa de salsinha picada;

2 colheres de sopa de óleo;

2 colheres de sopa de óleo;

200g de queijo prato ralado:

250 g de tomates cortados;

1 pé de escarola;

sal e pimenta.

 

Massa:

½  xícara de manteiga ou margarina derretida e fria;

2 ½  xícara de farinha de trigo;

1 tablete de fermento para pão;

2 colheres de sopa de óleo;

¾  de colher de chá de sal;

½  xícara de leite.

 

Preparo:

Cozinhe a escarola em água e sal até que murche. Escorra e pique. Aperte bem para retirar toda a água. Refogue no óleo, e tempere com a pimenta e a noz-moscada. Prepare a massa: desmanche o fermento no leite, morno e deixe descansar por ½  hora. Misture numa tigela com a farinha, o sal, a manteiga e o óleo; amasse bem. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa e forre a forma de pizza. Espalhe a escarola a massa. Cubra com o tomate e salpique com sal, pimenta, o queijo e a salsinha. Respingue com óleo e leve ao forno.