Receitas com Feijão

 

Imagine: no auge de uma festa romana, há uns 2000anos, os escravos trazem bandejas cheias de iguarias - vinhos, faisões.... e uma tigela de feijão-mulatinho. Ou em Atenas, depois da estréia de uma peça de Sófocles, o astro principal comemora o sucesso com um lauto jantar que começa... com uma saladinha de feijão-branco. O Phaseolus vulgaris é originário da Ásia subtropical, conhecido, cultivado e consumido pelos gregos e romanos, a despeito de escritores daqueles tempos nos terem transmitido dados breves e incompletos obre ele. Durante anos aceitou-se essa tese do pesquisador italiano Orazio Comes, que apontava a Índia como primeira pátria do feijão. Mas hoje, apesar de jamais ter sido encontrado em estado silvestre, já se tem certeza de que o feijão é sul-americano,mais exatamente originário do Paraguai e sul do Brasil. Levado à Europa no século XVI, revelou-se tão dócil ao cultivo que em pouco tempo já havia dezenas de variedade.

Jalo, carioquinha, preto, branco, roxinho, manteiga, rosinha, fradinho... No Brasil, terra do feijão, você tem todas as chances de preparar pratos fantásticos, da feijoada a receitas vegetarianas, como a que apresento aqui.

 

1. Salada de Feijão

 

Ingredientes:

½  kg de feijão fradinho ou branco;

1 colher (sopa) de suco de limão;

1 maço e cheiro verde picado;

2 cebolas cortadas em rodelas;

1 colher (sopa) de azeite;

pimenta do reino;

2 dentes de alho;

 sal.

 

Preparo:

Deixe o feijão de molho em água de um dia para o outro. Cozinhe até que fique  macio. Escorra, deixe esfriar e tempere com todos os outros ingredientes.

 

2. Tutu de Feijão

 

Ingredientes:

2 xícaras de feijão cozido;

farinha de mandioca;

cheiro verde picado;

2 tomates picados;

1 cebola picada;

2 ovos cozidos;

azeite.

 

Preparo:

Refogue no azeite a cebola, o tomate e o cheiro verde. Junte o feijão, um pouco de água e mexa bem. Vá acrescentando aos poucos farinha de mandioca até tomar consistência. Sirva quente, enfeitado com os ovos cozidos cortados em rodelas.

 

 

3. Purê de Feijão Branco


Ingredientes:

4 colheres (sopa) de creme de leite;

2 colheres (sopa) de manteiga;

2 dentes de alho esmagados;

3 xícaras de feijão branco;

1 maço de cheiro-verde;

1 talo de salsão picado;

sal e pimenta a gosto;
3 cenouras picadas;

cravo-da-índia;

1 cebola.

 

Preparo:

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra o feijão e coloque-o numa panela cobrindo-o com água. Adicione a cebola, o cravo, a cenoura, o alho, o cheiro-verde amarrado, o salsão, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar cerca de 1 hora. Escorra, retirando o cravo e o amarrado de cheiro-verde, passe o feijão e os outros ingredientes por uma peneira ou pelo espremedor. Junte a manteiga, o creme de leite e eleva ao fogo, mexendo sem parar. Sirva quente.

 

 

4. Acarajé

 

Ingredientes:

½ kg de feijão-fradinho;

1 cebola média;

azeite de dendê;

sal.

 

Preparo:

Deixe o feijão de molho em água, de véspera. No momento de preparar, esfregue-o entre as mãos para tirar a casca. passe a água do feijão pela peneira. A seguir, bata o feijão com a água, aos poucos, no liquidificador. Junte a cebola e bata bem. Tempere com sal a gosto. Leve ao fogo médio uma panela com o azeite de dendê e deixe aquecer bem. Coloque a massa em colheradas no azeite quente. Os bolinhos devem ficar cozidos por dentro e dourados por fora. Coloque sobre papel absorvente para que fiquem bem sequinhos.

 

 

5. Baião de Dois

 

Ingredientes:

2 xícaras de feijão de corda debulhado (ou feijão mulatinho);

1 xícara de queijo coalho (ou queijo de minas) fresco;

1 pimentão verde cortado em pedaços;

3 tomates sem pele nem sementes;

4 ramos de coentro picados;

2 colheres (sopa) de óleo;

2 dentes de alho picados;

1 cebola média picada;

2 xícaras de arroz cru;

sal e pimenta a gosto.


 

Preparo:

Leve o feijão ao fogo com água suficiente para cobri-lo. Cozinhe até que esteja quase macio. Á parte, coloque numa frigideira o óleo, a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o coentro, o pimentão e o tomate. Leve ao fogo e deixe dourar. Acrescente essa mistura ao feijão. Junte o arroz e verifique se há água suficiente para cozinhá-lo (cerca de 4 xícaras). Deixe cozinhar em fogo lento com a panela tampada até que o arroz esteja cozido e o feijão macio. Por último, acrescente o queijo cortado em quadradinhos. Tampe a panela e deixe o queijo derreter levemente. (Se usar o feijão mulatinho deixe ode molho de um dia para o outro.)