Receitas

com

Goiaba

 

Nativa da América tropical, a goiaba é encontrada em todas as regiões brasileiras. Com a característica formas ovaladas, ela aparece nas cores esverdeada ou amarelada. A polpa pode ser vermelha ou branca, e existe até uma variedade sem sementes, que é mais rara. Ao natural, a goiaba contém uma elevada taxa de vitamina C, além das vitaminas D e do Complexo B. As brancas são também ricas em ferro. Uma goiaba de cerca de 100g, fornece vitamina C em maior quantidade do que a necessária para suprir o organismo durante 24 horas. Seus ácidos auxiliam a digestão, ou estimulam o apetite quando a fruta é ingerida antes das refeições. A goiaba perde algumas propriedade depois de levada ao fogo; mesmo assim, com ela pode-se fazer verdadeiras delícias como comportas, geléias e a fantástica goiabada, além de outras guloseimas. É de dar água na boca!

 1. Bolo de Goiaba

 

Ingredientes:

Para o recheio:

4 goiabas vermelhas grandes, sem casca nem sementes,

1 colher (sopa) de suco de limão;

cortadas em pedaços pequenos;

1 colher (sopa) de açúcar.

 

Para a massa:

2 xícaras de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de fermento;

1 xícara de manteiga;

1 xícara de açúcar;

4 ovos.

 

Para o glacê:

1 ½  xícara de açúcar de confeiteiro;

2 colheres (sopa) de rum.

 

Preparo:

Recheio: Misture a goiaba, o açúcar e o suco de limão. Amasse com um garfo e reserve. 

Massa: Bata em creme a manteiga com o açúcar e as gemas. Adicione as claras em neve, misturando levemente. Junte  a farinha peneirada com o fermento, sem bater. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 22 cem de diâmetro. Coloque metade da massa e espalhe a mistura de goiaba. Por cima, coloque a massa restante. Leve ao forno médio por 50 minutos. Retire e desenforme depois de frio.

Glacê: Misture bem o açúcar e o rum com 3 colheres (sopa) de água quente. Cubra o bolo alisando com uma espátula. Sirva depois  que estiver bem seco.

 

 

2. Goiabada Mole

 

Ingredientes:

3 goiabas médias descascadas e cortadas;
¼  xícaras de suco de limão;

2 xícaras de açúcar cristal;

açúcar de confeiteiro.
 

Preparo:

Misture o açúcar cristal com ½ de água. Cozinhe durante 5 minutos até obter uma calda grossa. Acrescente a goiaba e cozinhe até que fique brilhante. Retire a goiaba e amasse. Continue cozinhando a calda até que chegue ao ponto de fio. Recoloque a goiaba amassada no xarope e cozinhe  por mais uns 10minutos, mexendo até engrossar. Junte o suco de limão e cozinhe mais 3 minutos. Despeje numa compoteira e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

 

3. Torta de Goiaba e Ricota


Ingredientes:

1 xícara de biscoitos de maisena triturados no liquidificador;

2 xícaras de goiaba em calda batida no liquidificador;

½  kg de ricota passada na peneira;

1 colher (sopa) de suco de limão;

½ xícara de creme de leite;

xícara de manteiga;

uma pitada de sal;
3 ovos.


Preparo:

Misture o biscoito com a manteiga e amasse. Coloque numa forma de torta, apertando bem no fundo e nos lados. Misture a goiaba, o creme de leite, os ovos batidos, a ricota, o suco de limão e o sal. Coloque essa mistura na forma e asse em forno moderado, pré aquecido.

 

 

4. Refresco de goiaba

 

Ingredientes:

4 goiabas grandes sem casca nem sementes,

1 lata de leite condensado;

gelo picado.

 

Preparo:

Bata as goiabas no liquidificador. A seguir, junte o leite condensado e 2 vezes a mesma medida  de água e gelo picado. Bata bem e  sirva.

 

 

5. Gelatina de goiaba

 

Ingredientes:

2 envelopes de gelatina em pó sem sabor;

1 xícara (chá) de creme de leite;

1 lata de goiaba em calda.

 

Preparo:

Bata no liquidificador a goiaba com a calda e 3 xícaras de água. Despeje numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a gelatina previamente amolecida em ½ xícara de água, mexendo bem até a gelatina dissolver por completo. Retire da panela e acrescente o creme de leite. Deixe esfriar e despeje numa forma previamente molhada. Leve a geladeira por 4 horas. Desenforme na hora de servir.

 

 

6. Sequilhos de goiaba

 

Ingredientes:

 2 xícaras de farinha de trigo;
 200 gramas de margarina;
  goiabada em pedaços;

1 xícara de açúcar;
 1 pitada de sal.

 

Preparo:

Misture o açúcar, margarina e o sal até ficar um creme. Vá juntando a farinha e mexendo bem até que a massa solte das mãos. Faça bolinhas pequenas e coloque em cima de cada uma delas, um pedaço de goiaba. Leve ao forno médio pré-aquecido até que o fundo dos biscoitinhos estejam dourados. Guarde em latas bem fechadas.

 

 

7. Compota de goiaba

 

Ingredientes:

1kg de goiabas cortadas ao meio (sem casca e sem sementes);
1 xícara (chá) de água;

½ kg de açúcar.

 

Preparo:

Coloque as goiabas em uma panela com a água. Deixe ferver em fogo baixo até amolecer um pouco. Acrescente todo o açúcar de uma vez. Cozinhe em fogo baixo, apertando levemente com uma colher de pau para que não suba. A calda deve ficar em ponto de fio. Retire do fogo.
 

 

8. Pudim de goiaba

 

Ingredientes:

 2 xícaras (chá) de suco de goiaba concentrado sem açúcar;
 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor;

1 copo de iogurte natural desnatado;

1 colher (sopa) de adoçante em pó;  

 1 xícara (chá) de água;
 200 g de ricota.
 

Para a Calda
 1 xícara (chá) de suco de goiaba concentrado;
 3 colheres (chá) de maisena;

¼  xícara (chá) de água.
 

Preparo:

Para o Pudim: coloque a água num recipiente e acrescente a gelatina em pó. Dissolva por 30 segundos no microondas ou leve ao banho-maria. Coloque o iogurte, a ricota, a gelatina dissolvida, o suco de goiaba e o adoçante num liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo. Acrescente o líquido num recipiente próprio para pudim e leve à geladeira por 4 horas ou até que fique firme.

Para a Calda: dilua a maisena em do suco de goiaba. Acrescente todos os ingredientes numa panela pequena, inclusive a maisena, e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar até que o molho tenha engrossado. Retire a calda da panela e leve à geladeira para esfriar. Retire o pudim da geladeira e desenforme sobre um prato e regue a calda sobre o pudim e sirva.


 

9. Trouxinhas de goiaba

 

Ingredientes:

½ xícara e 2 colheres (sopa) de açúcar;
300 g de goiabada em barra;

30 g de fermento biológico;

½  xícara de leite morno;
500 g de farinha de trigo;
125 g de gordura vegetal;
125 g de manteiga;
pitada de sal .

 

Preparo:

Coloque o fermento em uma tigela e acrescente as 2 colheres de açúcar. Amasse bem para que o fermento dissolva e acrescente um pouco de leite. Em um processador, coloque a farinha e o açúcar restante. Acrescente a gordura vegetal e a manteiga, geladas e cortadas em cubinhos e a pitada de sal. Processe pulsando até obter a textura de areia grossa. Vá acrescentando a mistura de fermento e o leite restante, sempre pulsando o processador para não misturar em excesso. Retire do processador e ligue a massa com as mãos. Faça uma bola e coloque para descansar em um saco plástico por 30 minutos. Corte a goiabada em cubinhos de 1 cm.

Abra a massa com 3 mm de espessura em um plano de trabalho levemente enfarinhado. Com uma carretilha ou faca, corte quadrados de 3 cm, coloque um pedacinho de goiabada no centro de cada quadrado e feche as pontas. Coloque em uma assadeira e leve ao forno até estarem dourados. Deixe esfriar.

 

10. Bolo branco de goiaba

 

Ingredientes:

Recheio:

½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro;
5 colheres (sopa) de vinho do Porto;
½ xícara (chá) de goiabada .
 

Massa:

1 colher (sopa) de raspas de limão;
½ xícara (chá) de fécula de batata;
1 colher (chá) de fermento em pó;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara (chá) de açúcar;
½ xícara (chá) de leite;
3 ovos.

 

Preparo:

Massa: Bata as claras na batedeira até atingir picos firmes. Junte, aos poucos, as gemas e o açúcar e bata por mais 2 minutos. Adicione a farinha de trigo e a fécula de batata, peneiradas, sem bater, apenas misturando com uma colher. Aqueça o leite com a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e, assim que ferver, despeje na massa. Junte o fermento e as raspas de limão e misture delicadamente. Unte duas fôrmas para bolo pequenas e redondas, de 21 cm de diâmetro, com a manteiga reservada e enfarinhe. Despeje a massa e leve para assar em forno médio (180°C), pré aquecido, por 25 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.

Recheio:

Coloque a goiabada em uma panela com ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo alto para derreter.

Montagem:

Desenforme os bolos e retire as cascas das laterais e das superfícies. Coloque um dos bolos em um prato, umedeça com um pouco de vinho e espalhe metade da goiabada. Repita o processo e polvilhe o açúcar de confeiteiro.


 

11. Musse de goiaba

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado em pó;

1 xícara (chá) de suco de goiaba concentrado;
1 folha de gelatina vermelha sem sabor;
2 folhas de gelatina incolor sem sabor;

2 goiabas vermelhas médias lavadas;
13 colheres (sopa) de açúcar;

1  xícara (chá) de leite;
3 claras de ovo.
 

Preparo:

Coloque a gelatina picada em um refratário e junte 4 colheres (sopa) de água fria. Deixe por 4 minutos e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Pique as goiabas (reserve metade de uma delas) e bata rapidamente no liquidificador, com o suco de goiaba, o leite e 2 xícaras (chá) de água. Retire, coe a mistura e volte para o liquidificador.

Junte a gelatina, o iogurte e o adoçante e bata por mais 1 minuto. Retire e transfira para uma tigela. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Aos poucos, junte o açúcar e continue a bater até formar um merengue firme e brilhante. Incorpore ao creme de goiaba e misture com cuidado. Distribua o creme em 4 taças e leve à geladeira até ficar um pouco firme. Decore com a goiaba reservada, em tiras.
 

12. Bolachinhas de goiaba

 

Ingredientes:

 1 ½ copo de leite (grande);
  1 pacote de banha vegetal;
3 tabletes de fermento;
 6 colheres de açúcar;
 1 quilo de farinha;
 baunilha ou limão;
 1 lata de goiaba.

 

Preparo:

Coloque o leite para mornar e depois coloque o açúcar, o fermento e reserve por 20 minutos. Coloque em outra vasilha a banha, a farinha e mais um pouco de açúcar e amasse. Raspe o limão na massa depois do leite crescido. Acrescentar na massa e amassar colocando farinha até dar o ponto (quando estiver soltando da mão). Depois cortar com um copo e fazer meia lua colocando no meio o recheio (goiaba). Depois de assada, passar no açúcar.