Receitas com Grãos de Bico

 

Nenhum livro registra se Cícero (maior orador da Roma Antiga), gostava ou não de grão de bico. Mas seus pais com toda certeza deviam apreciar muito, pois deram ao garoto um nome inspirado na denominação científica da planta: Cicer arietinum.

Mas o sucesso do grão de bico devia ser geral, pois nessa época ele já havia conquistado gregos, indianos, persas e egípcios. Foram os navegantes espanhóis que, muitos séculos mais tarde, trouxeram para América o gosto por essa leguminosa.

Parente do feijão, o grão de bico pode ser consumido de várias formas. Em seguida você encontrará receitas deliciosas para fazer com ele. Experimente todas.

 

1. Creme de Grão de Bico

 

Ingredientes:

1 prato de grão de bico cozido e amassado como purê;
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim;

2 dentes de alho amassados;
1 colher (chá) de sal;

salsa picadinha;

1 limão.


Preparo:

Misture o purê de grão de bico com o óleo, o caldo de limão, o alho socado, o sal e a salsa.

 

2. Salada Síria

 

Ingredientes:

2 xícaras de creme de grão de bico (receita acima);
100 gramas de azeitonas pretas;

3 maços de salsa picadinha;

1 repolho picado bem fino;

2 cebolas em picadas;

1 lata de ervilha;

azeite.

 

Preparo:

Misture o creme de grão de bico com os demais ingredientes. Ponha num prato e polvilhe coma salsa picadinha. Regue com o azeite e sirva.

3. Bolinho de grão de bico

 

Ingredientes:

2  xícaras (chá) de grão de bico;

2 xícaras (de grão) de trigo;

1 cebola;

azeite;

sal.
Preparo:

Cozinhe o grão de bico. Depois, bata-o no liquidificador até formar uma pasta. Á parte, lave o trigo e deixe de molho em água fria por cerca de 3 horas. Em seguida, amasse bem o e misture à pasta de grão de bico. Adicione o sal e a cebola picadinha. Faça os bolinhos. Frite-os no azeite até ficarem bem corados.

4. Grão de bico com passas

 

Ingredientes:

1 xícaras (chá) de grãos de bico;

1 pacotinho de passas;

2 tomates picados;

1dente de alho;

1 cebola;

azeite;

louro;

sal


Preparo:

Ponha o grão de bico de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água, coloque sobre um pano de prato e passe por cima o rolo de abrir massas, sem esmagar os grãos, apenas para retirar a casca. Em seguida cozinhe em água com os temperos, na panela de pressão, por 30 minutos. Depois retire uma concha de grãos e um pouquinho de caldo e bata no liquidificador. Junte ao restante do grão de bico. Acrescente as passas, tempere com sal e sirva logo.

5. Sopa de grão de bico

 

Ingredientes:

2 tabletes de caldo de legumes;

200 gramas de grão de bico;

½  xícaras de óleo;

3 batatas;

sal.
 

Preparo:

De véspera, deixe o grão de bico de molho em bastante água fria. Depois, escorra-o e leve ao fogo numa panela com bastante água e sal. deixe cozinhar em fogo moderado por mais ou menos 30 minutos. Á parte, leve ao fogo uma panela com óleo. Deixe aquecer bem e refogue um pouco o alecrim. Junte então os grão de bico escorrido, os tabletes de caldo previamente dissolvidos em água as batatas cortadas em pedaços. Tampe a panela e cozinhe em fogo forte por mais 1½ hora. Sirva bem quente, acompanhada de fatias de pão ligeiramente torradas.