Receitas com Laranja

 

 

Laranja é o nome comum de algumas furtas pertencentes ao gênero Citrus. Não se sabe ao certo seu local de origem, mas acredita-se que ela apareceu nas regiões tropicais da Ásia, especialmente no arquipélago malaio. Cultivada há milênios, foi introduzida no Brasil no século XVI, aclimatando-se muito bem. Dependendo das variedade, que não são poucas, sua composição varia. De modo geral, porém, a laranja contém quantidade apreciável de sais minerais, sobretudo de cálcio, potássio, sódio e fósforo. É a fonte natural mais importante de vitamina C (2 laranjas diárias são suficientes para suprir uma pessoa sadia dessa vitamina). Ao natural, a laranja é uma delícia, mas pode ser aproveitada ainda em receitas incríveis, como as seguintes.

 

1. Musse de Laranja

 

Ingredientes:

½ xícara de creme chantilly;

5 colheres (sopa) de açúcar;

4 folhas de gelatina branca;

1 xícara de suco de laranja;

casca ralada de 1 laranja;

1 laranja em gomos;

3 claras;

3 gemas.

 

Preparo:

Amoleça a gelatina em água fria. Bata bem as gemas com 2 colheres (sopa) de água quente. Acrescente aos poucos os açúcar, a casca ralada de laranja e por último, o suco de laranja coado. Esprema a gelatina e dissolva em 2 colheres (sopa) de água quente. Junte à mistura de gema e leve à geladeira durante mais ou menos 30 minutos, ou até que o creme comece a endurecer. Bata as claras em neve firme e misture levemente ao creme. Coloque em taças individuais. Leve à geladeira pelo menos pro 30 minutos. Guarneça com o creme chantilly e os gomos de laranja.

 

2. Bolo de Laranja

 

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo peneirada;

10 colheres (sopa) rasas de manteiga;
3 colheres (chá) de fermento em pó;

3 claras batidas em neve firme;;

1 xícara de suco de laranja;

casca ralada de 2 laranjas;

½ colher (chá) de sal;

 laranja par enfeitar;

2 xícaras de açúcar;

3 gemas batidas;

creme chatilly.


Preparo:

Bata bem a manteiga junto com o açúcar. Junte a casca de laranja ralada e as gemas,batendo bem. Adicione alternadamente o suco com os ingredientes secos peneirados juntos. Acrescente cuidadosamente, as claras em neve. Coloque em 2 formas redondas de mais ou menos 20 cm de diâmetro muito bem untadas. Asse em forno moderado por aproximadamente 25 minutos. Retire das formas e deixe esfriar bem. Recheie e cubra com creme chantilly. Enfeite com fatias de laranja.

 

 

3. Geléia-Compota de Laranja


Ingredientes:

2 kg de laranja (mais ou menos 10 laranjas grandes);

1 colher (chá) de essência de baunilha;

6 xícaras de açúcar;

½ limão.

 

Preparo:

Com uma faca afiada, tire a casca das laranjas (conserve a parte branca). Fure as laranjas com uma agulha em vários pontos e deixe-as de molho  em água fria (trocando sempre) por 12 horas. Depois, cozinhe em água fervente por 30 minutos. Escorra muito bem e corte em quatro pedaços (reserve o caldo que escorrer). Faça uma calda com o açúcar, o caldo reservado e 2 xícaras de água. Quando começar a ferver, ponha as laranjas e deixe cozinhar por 25 minutos. Junte o suco do limão e a baunilha. Conserve no fogo até obter consistência de geléia.

 

4. Laranja Sevilhana

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de licor de laranja;
1 colher (sopa) de groselha;

6 laranjas-da-baia;

½ kg de açúcar.

 

Preparo:

Retire a casca bem fina de 4 laranjas. Pique essas cascas em pequenas lâminas, coloque em um caçarola, cubra com água fria e leve ao fogo por 5 minutos. Retire, escorra e passe em água fria. Remova a camada branca que recobre as laranjas. Coloque-as em uma caçarola rasa, uma ao lado/da outra, cubra com o açúcar e ½ litro de água fria. Leve ao fogo bem baixo, deixando cozinhar sem ebulição forte durante cerca de 1 hora. Não mexa durante o cozimento. Desligue o fogo e deixe repousar uma noite. Com a ajuda de uma escumadeira, passe as laranjas para uma compoteira; leve a calda ao fogo e deixe ferver par reduzir o líquido. Retire do fogo, junte a groselha e o licor de laranja. Deixe esfriar, acrescente a casca cortada em lâminas finas e despeje sobre as laranjas.

 

 

5. Bolo de Laranja com Casca

 

 Ingredientes:

1 laranja inteira, com casca bem amarela (pêra ou baía);

1 colher (sopa) de fermento em pó;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

2 xícaras (chá) de açúcar;

½ xícara (chá) de óleo;

4 ovos inteiros.

 

Calda

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina;

1 colher (sopa) açúcar;

suco de 1 laranja.

 

 Preparo:

Lavar bem a laranja com uma esponja dupla face para retirar o sumo. Cortar a laranja em 4 pedaços, retirar as sementes e bater no liquidificador com o óleo, os ovos e o açúcar. Colocar numa vasilha, acrescentar a farinha de trigo e o fermento. Untar uma forma de buraco no meio ou assadeira, enfarinhar e colocar a massa. Assar em forno pré-aquecido. Ferver a calda e espalhar sobre o bolo ainda quente e na forma.