Receitas com Lentilhas

 

Cleópatra gostava muito. Ciro também. E Nero, claro, era louquinho por ela. Como se vê a lentilha fazia grande sucesso entre egípcios, persas e romanos. Aliás quem leu o velho Testamento sabe que essa paixão vem de tempos ainda mais remotos. (Lembra-se de Esaú vendendo a primogenitura a Jacó em troca de um prato de lentilha?)

Prato tradicional nas mesas orientais, a lentilha chegou ao Ocidente com o apogeu de Roma, e daí se espalhou por vários países. Pertencente à família das leguminosas-papilionáceas, a lentilha é muito nutritiva e permite altos vôos na culinária, como você pode ver a seguir.

 

1. Patê de Lentilha

 

Ingredientes:

¼ xícara de nozes ou castanhas;

1 xícara de lentilha cozida;

1 cebola pequena;

3 ovos cozidos;

suco de 1 limão;

sal.


Preparo:

Passe pela máquina de moer (processador) as lentilhas as nozes, os ovos e a cebola. Misture com o suco de limão e o sal. Sirva com folhas de alface.

 

2. Arroz com Lentilha

 

Ingredientes:

4 cebolas cortadas em rodelas finas;
1 colheres (chá) de gengibre em pó;
½ colher (chá) de cravo em pó;
4 colheres  (sopa) de óleo;

2 colheres (chá) de sal;

½ kg de lentilha;

½ kg de arroz.

 

 

Preparo:

Cozinhe a lentilha com o arroz em 5 xícaras de água, junto com o sal, o cravo em pó e o gengibre. Deixe a panela destampada, mexendo de vez em quando. Quando o arroz estiver quase cozido, doure a cebola no óleo e junte à panela.

 

3. Lentilha assada

 

Ingredientes:

2  xícaras (chá) de lentilha cozida e amassada;

pimentão verde cortado em anéis;

1 xícara de purê de tomate;

1 xícara de migalha de pão,

1 cebola grande picada;

1 dente de alho picado;

pimenta do reino;

sal.


Preparo:

Misture todos os ingredientes, com exceção do pimentão. Coloque numa forma de bolo inglês untada e arrume os anéis de pimentão por cima. Cubra com papel de alumínio e asse em forno moderado por 40 minutos.

 

4. Purê de Lentilha

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de creme de leite;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 maço de cheiro verde;

1 cenoura raspada;

pimenta do reino;

2 cravos da índia;

½ kg de lentilha;

1 folha de louro;

1 pé de salsão;

1 cebola;

sal.


Preparo:

Lave a lentinha e coloque num panela de fundo largo. Junte a cenoura, a cebola inteira espetada com os cravos da índia, o alho, o maço de cheiro verde, o louro e o salsão. Coloque água fria numa quantidade que ultrapasse 5 cm do nível da lentilha. leve ao fogo baixo, deixando cozinhar lentamente. Quando a lentilha estiver macia, retire do fogo, tempere com sal e pimenta, e escorra. Passe por um espremedor, coloque numa panela, acrescente a manteiga e o creme de leite e leve novamente ao fogo brando, mexendo sem parar. Sirva quente.

 

5. Sopa de Lentilha egípcia

 

Ingredientes:

½ colher (chá) de cominho em pó;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 litro de caldo de legumes;

1 colher (sopa) de salsa;

pimenta do reino;

2 cravos da índia;

 2 cebolas grandes;

2 dentes de alho;

1 folha de louro;

300g de lentilha;

4 tomates;

sal.

 

Preparo:

Lave a lentilha. Ponha numa panela e coloque água fria suficiente para ficar 2 dedos acima dela. Deixe de molho uma noite. No outro dia, ferva o caldo de legumes e junte a lentilha com água que ficou de molho. Junte 1 cebola cortada ao meio, o louro, os cravos e os dentes de alho inteiros. Tempere com o sal, a pimenta e o cominho. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Pique a outra cebola. Após 10 minutos de cozimento da lentilha, derreta a manteiga e doure a cebola picada. Retire as sementes dos tomates e corte-os em pedacinhos. Junte à cebola e refogue por 10 minutos. Tire a cebola, o louro e o alho da sopa e passe-a no liquidificador. Leve novamente ao fogo e se necessário, acrescente mais sal e pimenta. Despeje o caldo numa sopeira e espalhe por cima o refogado de cebola com tomate. Salpique com a salsa picada e sirva.

6. Lentilha refogada

 

Ingredientes:

pimenta do reino;

250g de lentilha;

1 cebola;

salsinha;

óleo;

sal.

 

 

Preparo:

Cozinhe a lentilha até que seque toda a água. Pique os temperos e refogue com a lentilha. Servir quente.