Receitas

com

Limão

 

Na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo uma singular declaração de amor: atirava-lhe um limão. Depois o limão percorreu o mundo e foi ganhando novos significados; muitos o consideram um bom amuleto para afastar maus espíritos;  outros acham que, em viagens marítimas ou aéreas ele é capaz de evitar enjôos. Na realidade, o limão tem grande aplicação doméstica e medicinal. Ele é uma ótima fonte de vitamina C, que além de ser anti-infecciosa, ajuda na formação dos ossos e dentes e contribui para uma cicatrização mais rápida de feridas e queimaduras. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos, xaropes, aperitivos e até produtos de beleza. Veja abaixo as gostosas receitas que você pode fazer com o limão.

 

 1. Espuma de Limão

 

Ingredientes:

3 folhas de gelatina branca;

1 lata de leite condensado;

½ xícara de suco de limão;

raspas de um limão;

3 ovos.

 

Preparo:

Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o suco e as raspas do limão. Depois junte a gelatina previamente dissolvida em água fervente e as claras batidas  em neve. Misture bem. Distribua em forminhas e leve a geladeira.

 

 

 2. Torta de Limão

 

Ingredientes:
2 xícaras de biscoito de maisena esfarelado;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1 lata de leite condensado;

suco de três limões;
2 ovos

 

Preparo:

Unte uma forma e cubra o fundo com o biscoito esfarelado. Espalhe por cima o leite condensado misturado com o suco de limão e as gemas. Faça um suspiro com as claras em neve e o açúcar. Cubra a torta com o suspiro e leve ao forno quente por cerca de 20 minutos

 

 

 3. Flan de Limão


Ingredientes:
½  xícara de vinho branco doce;

casca ralada de 1 limão galego;

colheres (sopa) de açúcar;

½  xícara de suco de limão;

3colheres (sopa) maisena;

passas sem sementes;

uma pitada de sal;

 chantilly;

2 ovos.
 

Preparo:

Ferva o vinho com 1 xícara de água, o sal, o açúcar e a casca de limão. Bata as gemas com a maisena e o suco de limão e junte ao vinho, aos poucos, mexendo sempre. Quando engrossar, tire do fogo. Bata as claras em neve e junte ao creme ainda quente. Despeje o creme numa forma pequena para pudim, umedecida. Espere esfriar e leve à geladeira. Depois de desinformar, guarneça com chantilly e passas.

 

 

 4. Suflê de Limão

 

Ingredientes:

1 colher (chá) de suco de um limão;

1 colher (sopa) de fécula de batata;

manteiga para untar a forma;

8 colheres (sopa) de açúcar;

açúcar para polvilhar;

raspas de 1 limão;

5 gemas;

9 claras.

 

Preparo:

Bata as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junte a fécula de batata e as raspas de limão e bata mais um pouco. Faça um suspiro com as claras em neve e o açúcar restante. Misture lentamente o suspiro com as gemas. Unte o fundo e os lados das forminhas com manteiga e polvilhe o açúcar. Coloque a massa nas forminhas, sem enchê-las, e leve ao forno quente durante 15 minutos mais ou menos. Sirva logo em seguida, ainda quente, como sobremesa.

 

 

 5. Picles de Limão

 

Ingredientes:

1 pedaço pequeno de gengibre fresco;

12 limões galegos graúdos;

1 colher (café) de açafrão;

1 colher (sopa) de caril;

1 pimenta vermelha;

1 xícara de vinagre;

250 g de sal grosso;

4 xícaras de azeite;

1 cebola grande;

1 dente de alho.

 

Preparo:

Lave os limões e corte-os em 4. Tire as sementes e esprema-os para tirar um pouco do suco. Alterne numa tigela, camadas de limão e de sal grosso. Deixe macerar por 48 horas. Tire o limão o sal e deixe de molho em água fria por 5 horas, trocando sempre a água. Escorra o limão e coloque em um panela. Cubra com água e deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos em fogo brando. Escorra e deixe secar sobre um guardanapo durante mais ou menos 12 horas. Pique o alho, a cebola e o gengibre. Coloque numa travessa junto com o açafrão, a pimenta e o caril. Misture e regue o vinagre. Adicione o limão e o azeite. Coloque em vidro esterilizado, deixe bem e deixe macerar por 30 dias.