Receitas com Maçã

 

 

Malus pumila ou maçã, como todo mundo a conhece. Uma fruta com alguma vitamina A, B e C e muitos carboidratos facilmente assimiláveis. Além disso a maçã tem um currículo honroso, como poucas frutas. Veja só: nas ruínas das habitações pré-históricas foram encontrados restos carbonizados da fruta, e nas cavernas da Idade da Pedra, desenhos de maçãs. sem falar nas incursões que ela fez pela Bíblia, mitologia grega e escandinava. A maçã foi inclusive o famigerado "pomo da discórdia", que levou à queda de Tróia. Mitos e lendas á parte, sabe-se hoje que as primeiras maçãs foram cultivadas no Cáucaso e eram pequenas e ácidas. Cruzamentos e enxertos ao longo do tempo tornaram o fruto cada vez maior e mais saboroso, tal qual você encontra hoje, nas feiras e supermercados, prontinho para levar e usar numa de nossas deliciosas receitas.

 

1. Purê de Maçã

 

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de vinho branco doce;

1 kg de maçã (ou 8 maçãs médias);

1 pedaço de pau de canela;

1 xícara de açúcar;

suco de 1 limão.

 

Preparo:

Descasque as maçãs, parta em quatro e tire as sementes. Corte em fatias finas e leve ao fogo com o açúcar, o suco de limão, o pau de canela e ¾ xícaras de água fria. Tampe e cozinhe até que as fatias comecem a se desmanchar. Junte o vinho brando, destape e deixe em fogo baixo até secar completamente. Passe pela peneira e, se preferir, leve ao fogo novamente para engrossar mais. Deixe esfriar e ponha na geladeira.

 

2. Crepe com Maçã

 

Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de óleo;

1 ½ xícara de leite;

1 pitada de sal;

3 ovos.

Recheio:

1 limão;

4 maçãs;

1 xícara de rum;

 ½ xícara de açúcar;

manteiga para untar;

1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (chá) de açúcar vanile;

2 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar.

Preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa. Deixe descansar por 30 minutos. descasque as maçãs, retire o miolo, corte em fatias finas e regue com o suco do limão. Aqueça a manteiga, junte as maçãs, o açúcar e o açúcar vanile. deixe em gogo baixo, mexendo até começar a dourar. retire e deixe esfriar. leve ao fogo uma frigideira untada, despeje uma pequena concha da massa e faça os crepes de um em um, bem finos, dourando-os dos dois lados. Coloque um pouco de recheio em cada crepe e enrole. Disponha-os sobre um prato refratário, polvilhe com o açúcar e conserve-os aquecidos. Na hora de servir, aqueça o rum, regue os crepes e flambe.

 

3. Appelstrudel


Ingredientes:

Massa:

2 colheres (sopa) de farinha de rosca;
1 ½ xícara de farinha de trigo;

1 colher (sobremesa) de óleo;

8 metades de pêra em calda;

1 colher (café) de vinagre;

1 xícara de manteiga;

uma pitada de sal;

1gema.

Recheio:

1 ½ colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro;
2 colheres (sopa) de farinha de leite;
 1 ½ xícara de passa sem semente;

1 colher (café) de canela em pó;

10 colheres (sopa) de açúcar;
10 maçãs grandes ácidas;

 

Preparo:

Peneire a farinha até que fique bem fina. Faça uma cova a no meio. Misture o sal com o vinagre e a gema em 1 xícara de água quente. Junte o óleo e bata bem. Despeje a mistura na farinha de trigo e mexa com uma faca. Depois vá amassando até que a massa fique bem fina e lisa, sem colar nas mãos nem na mesa (cerca de 10 minutos). Tampe com uma tigela aquecida e deixe repousar por cerca de 45 minutos. Abra a massa com a ponta dos dedos (pode usar o rolo) sobre a uma mesa bem enfarinhada. Vá dobrando e recomeçando a esticar, juntando farinha na mesa (se necessário) até que a mistura fique bem fina, mas sem furos. Corte a massa em duas partes (dá dois rocamboles de mais ou menos 25 cm de comprimento) e estique-a bem fino em forma de retângulo. Derreta a manteiga restante e doure a farinha de rosca. Espalhe-a sobre metade da massa (no sentido do comprimento). Pique miúdo as maçãs e misture com 2 colheres de açúcar. Enrole a massa, fazendo uma espécie de rocambole. Borrife o leite por cima. leve para assar em fôrma untada e enfarinhada, em forno médio. Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva quente ou morno.

 

4. Torta de Maçã

 

Ingredientes:

Crosta
½ pacote de manteiga sem sal e derretida (100 g);
1 pacote (200g) biscoito maizena.
Recheio
2 ovos;

½ xícara (chá) de açúcar;

suco de Maçã adoçado 200ml ;

5 maçãs descascadas e fatiadas;

1 colher (chá) de canela em pó;

açúcar de confeiteiro para polvilhar.

 

Preparo:

Num processador triture os biscoitos maizena, até obter uma farinha fina. Junte a manteiga para formar uma farofa úmida. Unte com manteiga uma fôrma redonda, com fundo removível e 22 cm de diâmetro. Coloque a farofa e, com o auxílio de uma colher, modele o fundo e as laterais para formar a crosta da torta. Arrume sobre a crosta as fatias de maçã. À parte, bata os ovos como para omelete. Junte o açúcar, a canela e o suco de maçã. Cubra as camadas de maçã com os ingredientes batidos para umedecê-las e formar um creme. Com papel alumínio, cubra a fôrma e leve ao forno pré-aquecido à temperatura baixa (150ºC) para assar a torta, por cerca de 50 minutos. Deixe amornar, desinforme e polvilhe com açúcar.

 

 

5. Maçãs Assadas

 

 Ingredientes:

3 maças, sem casca, cortadas em fatias;

½ xícara (chá) de vinho do Porto;

1 colher (sopa) de manteiga;

½ xícara (chá) de passas;

canela para polvilhar.

 

Molho Doce:

1 colher (chá) de essência de baunilha;

1 lata de leite Moça;

2 gemas.

 

 Preparo:

Arrume numa forma refratária untada, as maças fatiadas em camadas. Intercale-as com vinho do Porto, passas e canela. Cubra com molho doce, Coloque uma bolinha de manteiga e leve ao forno médio (180ºC), por aproximadamente 20 minutos. Sirva quente.

 Molho Doce

Leve em banho-maria as gemas, o leite Moça e a essência de baunilha, batendo bem com batedor de arame ou garfo até obter um creme mais leve. Despeje-o sobre as maças.

 

 

6. Bolo de Chá com Maçã

 

 Ingredientes:

3 maçãs descascadas cortadas em cubos;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;

4 saches de chá de maçã com canela;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
½ xícara (chá) de farinha de rosca;
22 colheres (sopa) de mel;
 xícaras (chá) de açúcar;
 ½ xícara (chá) de óleo;
300 ml de água;

3 ovos.
 

 Preparo:

Prepare o chá com água fervente abafado com os saches. Em seguida liquidifique o açúcar, o óleo, os ovos e o mel. Coloque a mistura em uma travessa e adicione a farinha de trigo, as maçãs, o fermento e o bicarbonato. Misture tudo muito bem, coloque numa forma de furo central, untada e polvilhada com açúcar e canela. Sobre a massa, polvilhe canela com açúcar e leve para assar em forno médio a 200°C por aproximadamente 30 a 40 minutos.

 

 

7. Bolo nevado de Maçã

 

 Ingredientes:

Para o purê de maçã:
5 maçãs picadas ou o equivalente de maçã desidratada;
canela e açúcar à gosto.

Para a massa:
1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio;
1 xícara de farinha de trigo peneirada;
2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
1 xícara (chá) de gordura vegetal;
 ½ xícara (chá) de frutas secas;
1 colher (chá) de noz-moscada;
½ colher (chá) de canela;
½ colher (chá) de cravo;
1 xícara de açúcar;
3 ovos.

Para a cobertura:
½ xícara (chá) de margarina;
1 ½ xícara de açúcar de confeiteiro.
 

 Preparo:

Para o purê de maçã:

Para fazer o purê, descasque as maçãs e pique ou então use a mesma quantidade de maçãs desidratadas e coloque para ferver em água. Quando as maçãs estiverem rosadas, acrescente um pouco de canela e açúcar. Escorra e bata no liquidificador. Reserve o purê.
 

Para a massa:

Coloque os ingredientes secos na batedeira (reserve apenas as frutas secas). Acrescente os ovos e a gordura vegetal e bata por 2 minutos. Adicione o purê de maçã e bata por mais 2 minutos. Misture as frutas secas. Coloque numa forma, que não precisa ser untada, e leve ao forno médio por 1 h.
 

Para a cobertura:

Misture a margarina e o açúcar até virar uma pasta. Espalhe sobre o bolo e decore a gosto.