Receitas com

Mamão

 

Nativo da América Tropical, o mamão Crica papaya, é uma fruta excepcional: leve, digestiva, saborosa e produz uma substância leitosa - a papaina - que é usada na indústria farmacêutica. Graças a essa substância, o mamão se tornou uma sobremesa incomparável, particularmente indicada para as pessoas de estômago fraco. Contém vitaminas A, B e C. É a fruta mais rica em vitamina A de quem se tem notícia, essencial para o fortalecimento dos ossos e dos dentes, bem como para garantir boa visão. Além disso, o mamão contém cálcio, ferro e fósforo. Pode ser consumido maduro ou verde, cru ou cozido. Com ele se fazem compotas, doces cristalizados e ralados. Verde, pode ser utilizado como legume e quando maduro, também cai bem em pratos salgados. Veja abaixo as delícias que você pode preparar com o mamão.

 

1. Purê Gratinado

 

Ingredientes:

1 mamão de mais ou menos 1½ kg;

1 colher (sopa) de farinha de rosca;

½  colher (café) de pimenta verde;

2 colheres (sopa) de rum;

1 galho de salsa;

½ kg de tomate;

1 pimentão;

2 cebolas;

2 ovos.

 

Preparo:

Bata os tomates no liquidificador. Retire e passe por uma peneira. Bata no liquidificador o mamão sem casca e sem sementes, o pimentão, as cebolas e a salsa. Regue as claras em neve. Junte as gemas. Misture à massa e leve ao forno por 45 minutos em forma untada. Polvilhe a farinha de rosca e deixe gratinar.

 

 

2. Compota de Mamão Verde

 

Ingredientes:

1 mamão verde de tamanho médio;

3 xícaras de açúcar;

canela em pau.

 

Preparo:

Descasque o mamão, tire as sementes e corte de comprido, em lascas fininhas. Dê uma ligeira fervura e escorra. Faça a calda com o açúcar, 1 xícara de água e a canela em pau. Coloque o mamão na calda, ferva por alguns minutos e retire.

 

 

 3. Vitamina de Mamão


Ingredientes:
2 xícaras de mamão maduro picado;

½  lata de leite condensado;

gelo  picado (2 xícaras).


Preparo:

Bata o leite condensado e o mamão no liquidificador com 1½ xícara de água gelada. deixe descansar por alguns minutos. Junte o gelo e bata ligeiramente.

 

 

4. Flan de Mamão

 

Ingredientes:

3 xícaras de mamão maduro (mais ou menos 750g);

½ xícara de vermute branco doce ou

4 colheres (sopa) de suco de laranja;

1 lata de leite condensado.

 

Preparo:

Coloque no liquidificador o mamão, o leite condensado e o vermute (ou o suco de laranja). Bata por 3 minutos. Despeje em uma forma para pudim, previamente molhada. Não leve à geladeira. Desinforme depois de 30 minutos. Sirva com chantilly.

 

 

 5. Pudim de Mamão

 

Ingredientes:

1  colher (sopa) de de manteiga;

1 xícara de farinha de trigo;

3 xícaras de açúcar;

1 mamão maduro;

creme chantilly

4 ovos.

 

Preparo:

Descasque o mamão, tire as sementes, pique em pedaços, junte o açúcar e leve ao fogo até cozinhar. Retire e passe pela peneira. depois de frio, junte a farinha, a manteiga e os ovos batidos. Misture bem, coloque numa forma untada e asse em banho-maria. Sirva com o creme chantilly.