Receitas com Mandioca

 

Em todo o mundo, essa raiz tipicamente brasileira tem algum nome derivado do tupi-guarani = mãdi'og. Mesmo aqui no Brasil a mandioca-mansa, que é a mais utilizada na alimentação, é conhecida por 3 nomes diferentes: mandioca, macaxeira, aipim. Planta essencialmente tropical, está ligada á própria historia do Brasil. Apesar de pobre em proteínas, é a base desde a época da Colônia, usada no preparo de pães, farinhas, cuscuz, polvilho ou como acompanhamento de carnes. Conta-se que, os bandeirantes em suas marchas para o interior, iam plantando mandioca para colhê-la na volta e assegura o abastecimento de farinha.

 

 1. Suflê de mandioca:

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado;

1 kg de mandioca cozida e moída;

1 colher de sopa de manteiga;

1 colher de café de sal;

3 claras em neve;

1  xícara de leite;

3 gemas.

 

Preparo:

Mistura a mandioca moída com o leite, a manteiga, as gemas, o queijo ralado, o sal e, por último, as claras em neve. Coloque numa forma redonda com buraco no centro, previamente untada, e leve o forno por 30 minutos aproximadamente. Sirva quente.

 

 

 2. Sonhos de mandioca

 

Ingredientes:

cheiro verde, cortado bem fininho;

1 colher de sopa de manteiga;

½  quilo de mandioca cozida;

3 batatas médias cozida;

3 claras em neve;

½ cebola ralada;

3 gemas;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Cozinhar a mandioca e as batatas com sal. Espreme-as (ou passe-as no processador) após o cozimento. Junte a manteiga, as gemas desmanchadas,o cheiro verde, a cebola, as claras em neve e sal a gosto. Misture bem, forme bolinhos e frite no óleo quente até dourar. Retire e coloque sobre papel absorvente. Sirva bem quente.

 

 

 3. Mandioca à baiana

 

Ingredientes:

1 xícara de queijo parmesão ralado;

1kg de mandioca cozida com sal;

1 colher de sopa de manteiga;

1 xícara de leite fervente;

1 côco talado.

 

Preparo:

Coloque a mandioca cozida numa forma refratária. Polvilhe com o queijo ralado e distribua por cima a manteiga amassada com um garfo. Esprema o coco ralado num guardanapo e retire o leite, apertando bem. Despeje então o leite fervente sobre o coco espremido e torne a apertar com força. Misture ao primeiro leite obtido e regue a mandioca. Leve ao forno quente até dourar. Sirva bem quente.

 

 

 4. Croquetes de mandioca

 

Ingredientes:

¼ de xícara de salsinha e cebolinha picadas;

3 colheres de sopa de queijo-de-minas ralado;

2 ½  xícaras de mandioca cozida;

¼  de xícara de cebola picada;

óleo para fritar;

3 ovos batido;

sal.

 

Preparo:

Moa a mandioca cozida junto coma cebola e o cheiro-verde. Adicione o queijo e os ovos batidos e tempere com sal. Misture tudo muito bem e enrole formando croquetes. Frite em óleo quente até dourar. Sirva quente.