Receitas com Mandioquinha

 

Rica em vitaminas do Complexo B e em sais minerais, a mandioquinha nunca deve ser descascada antes de ir ao fogo, pois é junto à casca que estão os nutrientes. O que você deve fazer é raspá-la com uma faca afiada, como faz com a cenoura. a mandioquinha é uma raiz tuberosa da família das umbelíferas. Algumas pesquisas situam sua origem na região andina, outras apontam a Europa Central. O certo é que a mandioquinha chegou ao Brasil trazida das Antilhas pelo Barão de Nova Friburgo, o que justifica um dos nomes pelos quais ela também é conhecida: batata-baroa. Outros nomes são batata-baronesa, batata-cenoura, cerofolho.

 

 

 1. Sopa de Mandioquinha:

 

Ingredientes:

1litro de caldo de legumes;

½  kg de mandioquinha;

cheiro verde picadinho;

1 cebola ralada;

 sal a gosto.

 

 

Preparo:

Ferva o caldo e junte a mandioquinha em pedacinhos, a cebola, o cheiro-verde e o sal. Quando a mandioquinha estiver macia, amasse-a com um garfo e sirva logo.

 

 

 

 2. Bolinhos de Mandioquinha

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de salsa picada;

1 colher (sopa) de manteiga;

½ kg de mandioquinha;

sal a gosto;

1 ovo.

 

Preparo:

Raspe e lave bem as mandioquinhas. cozinhe em água e sal, escorra e amasse. Junte a manteiga, o ovo, o queijo, a salsa picada e o sal. Misture bem. Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo até engrossar. Faça bolinhos e frite em óleo bem quente, até dourar. Coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

 

 

 

 3. Mandioquinha Refogada

 

Ingredientes:

½  xícara de caldo de legumes quente;

2 colheres (sopa) de manteiga;

½  kg de mandioquinha;

1 colher (sopa) de óleo;

1 cebola grande;

1 dente de alho;

sal a gosto;

2 tomates.

 

Preparo:

Descasque as mandioquinhas e corte-as em pedaços pequenos. Aqueça o óleo e metade da manteiga numa panela, junte a mandioquinha e refogue-a por 5 minutos. Pique a cebola e amasse o alho com o sal. Acrescente a cebola e o alho à mandioquinha e refogue por mais 5 minutos. Junte o caldo, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire a pele e as sementes dos tomates e pique-os. Refogue o tomate na manteiga restante e junte á mandioquinha já cozida. Sirva bem quente.

 

 

 

 4. Meia Lua de Mandioquinha

 

Ingredientes:

4 de xícaras mais 1 colher (sopa) de farinha de trigo;

1 ½  colher (sopa) de manteiga sem sal;

1 tablete de fermento para  pão (15 g);

1 ¼  kg de mandioquinha cozida;

1 colher (sopa) de açúcar;

1 ovo ligeiramente batido;

1 colher (chá) de sal;

 xícara de leite.

 

 

Preparo:

Passe a mandioquinha pelo espremedor (reserve ¾ do caldo de cozimento). Leve a geladeira por 2 horas. Desmanche o fermento em ¼  de xícara do caldo reservado morno. Junte 1 colher (sopa) de farinha e o açúcar. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos. leve ao fogo o caldo de cozimento restante com o leite. Quando levantar fervura, retire do fogo. junte a manteiga, a mandioquinha e o sal. Misture bem e coloque numa tigela. Adicione 3 xícaras de farinha e a mistura de fermento. Bata até a massa ficar lisa. Coloque numa superfície polvilhada, junte mais ½  xícara de farinha e amasse bem, até a massa ficar elástica e lisa. Coloque numa tigela untada, cubra e deixe descansar por mais 15 minutos. Divida a massa em 3 partes. Abra cada parte fazendo um círculo de 30 cm. Pincele com manteiga e corte cada círculo em 12 triângulos. Enrole cada triângulo começando pela parte mais larga e coloque numa assadeira com papel impermeável, virando as pontas par a frente. Cubra e deixe descansar por mais 30 minutos. pincele com o ovo batido e asse por 20 minutos.