Receitas com Milho

 

 

Por ser o cereal mais cultivado ao longo dos séculos, adaptando-se às mais variadas condições, o milho foi perdendo sua formação original e ganhando novas características. resultado: de tão domesticado, ele é a única espécie botânica que depende totalmente do homem, não consegue mais sobreviver sozinho. Espalhado pelo mundo, há hoje mais de 300 espécies de milho, e um número incontável de receitas deliciosas, desenvolvidas pelas mais diferentes culinárias.

Dicas:- Ao comprar espigas de milho, prefira as vendidas na própria palha, que deve ser verde e fresca. Cozinhe-as em água sem sal, pois a água salgada tem o poder de endurecê-las. As melhores cenouras são as firmes, de cor laranja bem viva ou laranja avermelhada.

O chá do cabelo de milho é excelente diurético. Prepare-o fervendo os cabelos de 2 espigas em uma xícara de chá de água por 5 minutos.

 

1. Pamonha doce

 

Ingredientes:

1 dúzia de espigas de milho verde;

3 xícaras de leite;

um pitada de sal;

açúcar a gosto.

 

Preparo:

Rale as espigas e bata no liquidificador juntamente com o leite. Passe numa peneira e junte açúcar a gosto (3 a 4 colheres de sopa são suficientes). Se as espigas forem de tamanho pequeno diminua a quantidade de leite. Acrescente a pitada de sal e mexa bem. Com as folha das espigas, dobre fazendo saquinhos, ou costure-os á máquina, deixando de um lado aberto. Despeje um pouco da massa de milho em cada um desses saquinhos e então amarre-os fortemente. Cozinhe as pamonhas durante meia hora mais ou menos, numa panela com água fervente. Escorra e sirva.

 

 

2. Suflê de Milho Verde

 

Ingredientes:

2 xícaras de milho verde cozido;

1 colher de sopa de manteiga;

1 colher de sopa de maisena;

2 xícaras de leite;

4 ovos;

sal.

 

Preparo:

Leve ao fogo o leite com a manteiga e o sal. Quando ferver, junte a maisena dissolvida num pouco de leite frio e mexa sem parar até engrossar e cozinhar bem. Tire do fogo, adicione as gemas e o milho. Mexa bem e deixe esfriar por completo. Acrescente então as claras batidas em neve firme e misture numa forma refratária untada e leve ao forno quente. Sirva em seguida.

 

 

3. Purê de milho

 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;

2 copos de milho verde cozido (ou 2 latas);

½  xícara de leite;

sal.

 

Preparo:

Escorra o milho, esquente-o e passe-o no espremedor ou na peneira. Em seguida, acrescente o leite, a manteiga (ou margarina),  o sal e o queijo parmesão. Deixe alguns minutos no fogo, mexendo sempre. Sirva quente.

 

 

4. Virado de milho

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga ou margarina;

2 xícaras de milho verde cozido;

farinha de milho;

salsinha picada;

sal.

 

Preparo:

Leve ao fogo uma panela coma manteiga (ou margarina). Quando derreter, acrescente o milho e refogue ligeiramente, temperando com sal a gosto. Vá juntando farinha de milho suficiente para formar uma espécie de farofa úmida. Junte então a salsinha picada, mexa um pouco para misturar bem e tire do fogo. Sirva quente.

 

5. Bolo de milho verde


Ingredientes:

2 xícaras (315 g) de grãos de milho verde cortados
(da espiga) com uma faca (cerca de duas espigas);

3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro misturado
com ½  colher (chá) de canela em pó para polvilhar;

¼  xícara de coco seco em flocos para polvilhar;
2 colheres (chá) de fermento em pó;
½  xícara (120 ml) de leite de coco;
3 colheres (sopa) de manteiga;
1 ½  xícara (270 g) de açúcar;
1 xícara de farinha de trigo;
manteiga para untar;
1 pitada de sal;
3 ovos.
 

Preparo:

Bata os grãos de milho no processador de alimentos até ficarem bem picados. Junte a manteiga, os ovos, o açúcar, o sal e o leite de coco e bata mais um pouco, até a mistura ficar homogênea. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e bata rapidamente, só para misturar. Unte uma fôrma de anel com 24 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com o coco ralado. Despeje a massa na fôrma preparada, leve ao micro, sem cobrir, e cozinhe em potência média por 6 minutos. Aumente a potência para alta e cozinhe por mais 6 minutos  ou até a borda ficar firme e começar a se desprender da fôrma. Deixe descansar por 10 minutos, desinforme num prato de servir  e polvilhe com a mistura de açúcar de confeiteiro e canela.

 

 

6. Docinho de milho verde

Ingredientes:

açúcar granulado suficiente para enrolar os docinhos;
1 lata de milho verde escorrido;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 lata de leite condensado.

Preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado com o milho. Deite numa panela, acrescente a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre até soltar do fundo. Passe esta massa para um prato untado com manteiga, deixe esfriar e enrole os docinhos em forma de pequenas bolinhas, passando uma por uma no açúcar. Colocar em forminhas e deixar descobertos para cristalizarem. Decore com grãos de milho.

 

7. Sorvete de milho verde

 

Ingredientes:

1 colher (chá) de margarina;

6 espigas de milho verde;

1 pitada de sal ;

1 litro de leite.

 

 

Preparo:

Bater os grãos de milho com o leite no liquidificador. Passar por peneira para separar o bagaço. Juntar a margarina, o açúcar e o sal. Levar ao fogo mexendo até engrossar. Deixar esfriar. Colocar nas formas de gelo e levar ao refrigerador. Servir em cubinhos.