Receitas com Morangos

 

 

Embora seu cultivo só tenha se iniciado em fins do século XVI, o morango, em estado selvagem, já era conhecido desde antiguidade. Além de saboroso, o  morango é muito nutritivo: é rico em sais minerais (especialmente ferro) e  possui grande quantidade de ácido salicílico, auxiliar no tratamento do reumatismo e da gota. em geral, serve-se o morango fresco, acompanhado de creme de leite. Essa mistura é bastante digestiva, pois o creme facilita o metabolismo dos ácidos contidos na fruta. Mas com ele você pode preparar também geléias, compotas e outras receitas de dar água na boca. Veja a seguir quantas sobremesas deliciosas você pode fazer com o morango.

1. Frapê de Morango

 

Ingredientes:

1 lata de Leite Moça;

2 vezes a mesma medida de morango;

gelo picado a gosto.

 

Preparo: 

Coloque o Leite Moça no copo do liquidificador e meça o morango na lata vazia. Junte 2 vezes a mesma medida de morango no liquidificador e metade da lata de água gelada. Junte o gelo picado a gosto e sirva logo a seguir.

 

2. Morango à Floresta Negra

 

Ingredientes:
5 colheres (sopa) de licor de framboesa;

3 colheres (sopa) de raspas de chocolate;

3 colheres (sopa) de maisena;

1 pacote de açúcar Vanile;

1 ½ xícara de açúcar;

½ kg de morangos;

1  xícara de leite;

2 ovos.

 

Preparo:

Lave e limpe os morangos. Polvilhe com 1 xícara de açúcar e regue com 3 colheres de licor. Deixe macerar por 15 minutos. Para o creme, bata a maisena com as gemas e 3 colheres (sopa) de leite. Leve o restante do leite ao fogo com o restante do açúcar e o açúcar Vanile. Quando levantar a fervura, acrescente a mistura de maisena. Deixe cozinhar por 3 minutos sem parar de mexer. Tire do gogo. Bata as claras em neve e junte com cuidado ao creme. Perfume com o restante do licor e espere esfriar, mexendo de vez em quando. Distribua o morango em taças. Cubra com o creme e guarneça com o chocolate.

 

3. Omelete com Morango


Ingredientes:

2 colheres (sobremesa) de manteiga;

7 colheres (sopa) de açúcar;
½ xícara de morangos;

açúcar de confeiteiro;

3 claras;

2 gemas.

 

Preparo:

Lave os morangos, corte-os ao meio e polvilhe com 1 colher (sopa) de açúcar. Deixe tomar gosto. Bata as claras em neve e junte, aos poucos,metade do açúcar que sobrou. Bata o restante do açúcar com as gemas até ficarem esbranquiçadas. Misture as claras e as gemas. Aqueça a manteiga em duas frigideiras e ponha metade da massa em cada uma. Tampe, deixando uma pequena abertura; cozinhe por 10 minutos em fogo bem fraco, de forma que o lado de baixo fique dourado e a parte de cima cozinhe sem precisar virar. Passe as omeletes para um prato aquecido, distribua metade dos morangos em cada uma e dobre ao meio. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.

 

4. Morangos à Francesa

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

8 colheres (sopa) de açúcar;

1 pacote de açúcar Vanile;

25 morangos grandes;
½ xícara (chá) de leite;

margarina para untar;

uma pitada de sal;

2 ovos.

 

Preparo:

Lave os morangos e tire os cabinhos. Escorra-os e deixe sobre uma peneira par secar bem. Coloque a farinha de trigo numa tigela, junte os ovos e o leite. Adicione 7 colheres (sopa) de açúcar, o açúcar Vanile e o sal. Bata bem, até a massa ficar lisa. Unte a forma refratária pequena com a margarina. Coloque os morangos e despeje a massa por cima. Polvilhe com o açúcar restante e leve ao forno média pré- aquecido. Asse por 35 minutos. Sirva bem quente.

 

5. Taças de Morango

 

 Ingredientes:

6 colheres (sopa) de açúcar;

½ xícara (chá) de leite;

1 copo de iogurte;

18 morangos.

 

 Preparo:

Lave os morangos e tire os cabinhos. Enxugue bem e distribua em taças.  Polvilhe com o açúcar e despeje por cima o iogurte misturado com o leite. Conserve no refrigerador até o momento de servir.

 

 

6. Morango com Sorvete

 Ingredientes:

6 colheres (sopa) de vinho tinto doce;

6 colheres (sopa) de conhaque;

½ caixa de morangos (400 g);

2 colheres (sopa) de manteiga;

6 colheres (sopa) de açúcar;

1 litro de sorvete de creme.

 

 Preparo:

Lave os morangos. Aqueça a manteiga e junte o açúcar. Antes de caramelar, junte o vinho e o morango. Mexa até ferver e tire do fogo. Flambe o conhaque numa concha e despeje sobre o morango. Divida o sorvete em pratinhos e cubra com os morangos.

 

7. Torta gelada de Morango

 

Ingredientes:

Para o morango:
6 colheres (sopa) de açúcar para macerar os morangos;
2 caixas de morangos (cerca de 800 g).

Para o creme de manteiga:
2 latas de creme de leite sem soro;
200 g de manteiga (sem sal);
 1 ½ xícara (chá) de açúcar;
4 gemas sem a pele.

Para o chantilly:
3 colheres (sopa) rasas de açúcar para o chantilly;
500 ml de creme de leite fresco.

Para a montagem da torta:

1 colher (sobremesa) de licor de avelã;

morangos macerados com açúcar;
500 g de biscoito champagne;
150 ml de leite;
 creme chantilly.
 

Para decorar:
1 caixa de morangos.

 

 Preparo:

Para o morango:

Lave e retire a parte verde dos morangos. Pique 2 caixas de morango em pedaços não muito pequenos. Misture as 6 colheres (sopa) de açúcar e reserve.

Para o creme de manteiga:

 

Bata em velocidade alta 200 g de manteiga (sem sal), 4 gemas sem a pele e 1 ½ xícara (chá) de açúcar até formar um creme branco e homogêneo. Acrescente 2 latas de creme de leite sem soro, sem parar de bater, até ficar um creme homogêneo.

Para o chantilly:
Bata 500 ml de creme de leite fresco em velocidade mínima, quando estiver quase no ponto de chantilly (creme firme), acrescente 3 colheres (sopa) de açúcar e bata até dar o ponto de chantilly. (fique de olho para não passar do ponto). Reserve.

Para a montagem da torta:
Coe os morangos picados.
Acrescente na calda que se formou, 150 ml de leite (o suficiente para umedecer os biscoitos) e 1 colher (sobremesa) de licor de avelã. Num refratário retangular grande (27 cm x 18,5 cm x 5 cm), monte a torta na seguinte ordem: uma camada de biscoitos bem úmidos; metade dos morangos picados; o creme de manteiga; outra camada de biscoitos; o restante dos morangos picados e, por último, o chantilly.

Para decorar:
Decore a gosto com 1 caixa de morangos. Leve à geladeira até a hora de servir.