Receitas

com

Nabos

 

Nas feiras livres e mercados, ele está sempre presente. Semelhante a uma enorme cenoura, só que de cor branca, o nabo Brassica camprestris, é uma planta herbácea, originária da Europa, que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Do nabo aproveitam-se tanto as folhas como a raiz, muito rica em vitamina C e em sais minerais. Além de ser um alimento saudável, o nabo oferece um sabor forte e picante, que pode enriquecer uma série de pratos. Muita gente desconhece que existem variedades de nabos não comestíveis, que fornecem um óleo empregado na fabricação de sabões. E os resíduos que sobram da extração do óleo são aproveitados para fabricação de ração para o gado bovino. Entre os comestíveis, existem inúmeras variedades de nabo, de diferentes formas e tamanhos, todas muito saborosas. Experimente. Você vai gostar.

 

1. Nabo com Temperos Verdes

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) cheiro-verde picadinho;

5 colheres (sopa) de manteiga;

1 kg de nabo descascado;

1 colher (café) açúcar;

 sal e pimenta.

 

Preparo:

Corte o nabo em pedaços e coloque em uma panela. Acrescente água suficiente para cobri-los. Adicione sal, o açúcar e 1 colher (sopa) de manteiga. Cozinhe até evaporar a água. Derreta o restante da manteiga e doure o nabo. Polvilhe com o cheiro-verde e a pimenta. Sirva logo.

 

 

2. Purê de Nabo

 

Ingredientes:
1 colher (café) de noz moscada;

1 colher (sopa) de manteiga;

½ litro de caldo de legumes;

1 xícara de creme de leite;

uma pitada de açúcar;

pimenta do reino;
3 nabos médios;

½  kg de batata;
sal.
 

Preparo:

Descasque as batatas e cozinhe-as cem água fervente com sal. Descasque os nabos, corte-os em cubos e refogue a manteiga, em fogo baixo. Cozinhe por 10 minutos. Regue com o caldo e deixe até amolecer bem o nabo. Escorra e esprema junto com a batata. Leve ao fogo baixo e bata, adicionando o creme de leite e a noz moscada.

 

 

3. Nabo com Mostarda


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 colher (sopa) de mostarda;

½  litro de caldo de legumes;

6 nabos descascados;
sal.
 

Preparo:

Cozinhe os nabos em água e sal. Escorra. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até dourar. Misture a mostarda e regue com o caldo de legumes. Deixe ferver por 5 minutos. Junte o nabo e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo.

 

 

4. Nabos Caramelizados

 

Ingredientes:

1 kg de nabo bem pequeno e novo;

3 colheres (sopa) de manteiga;

1 colher (sopa) de açúcar;

2 xícaras de leite;

sal.

 

Preparo:

Não descasque os nabos. Cubra-os com água e sal e deixe ferver. Quando estiverem cozidos, escorra. Derreta a manteiga numa frigideira bem larga. Coloque os nabos e deixe-os dourar vagarosamente. Quando começarem a dourar, polvilhe-os com o açúcar. Continue a dourar, sacudindo bem a frigideira, até que o açúcar comece a caramelizar. Retire os nabos, coloque um pouquinho de água fervente na frigideira e deixe ferver até formar um molho. Despeje esse molho sobre os nabos e sirva.

 

 

5. Sopa de Nabo

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de creme de leite;

folhas verdes do maço de nabo;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 ½  litro de caldo de legumes;

sal e pimenta do reino;

4 nabos descascados;

1 gema.

 

Preparo:

Lave e moa as folhas de nabo. refogue em 1 ½  colher de manteiga. Regue com o caldo de legumes e afervente. Regue com o caldo de legumes e afervente. Junte os nabos cortados em quatro e tempere com sal e pimenta. Tampe e cozinhe por 40 minutos, em fogo baixo. Coe e leve novamente ao fogo. Misture a gema ao creme de leite e adicione ao caldo. Cozinhe por 3 minutos, mexendo sempre, sem deixar ferver. Acrescente o restante da manteiga na hora de servir.