Receitas com Palmito

 

Originário do Brasil, principalmente das regiões da Mata Atlântica, o palmito figura entre os primeiros produtos oferecidos aos colonizadores portugueses, pelos indígenas. Somente a partir da década de a sua comercialização se intensificou, sendo que até então, o comércio deste se restringia às feiras das maioria das cidades, esporadicamente, e de uma forma mais intensa apenas nas grandes capitais. O palmito tem poucas calorias e gorduras, é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Também é uma boa fonte de vitamina C e (em menores quantidades) vitaminas do complexo B.

É triste, mas, toda vez que se colhe um palmito, uma palmeira vem ao chão. A colheita determina a morte da planta, porque o palmito é o "coração" do caule de certas palmeiras. A palmeira, de onde se extrai o palmito, precisa esperar em média 7 anos até ao corte, e cada uma dá apenas um palmito de aproximadamente 30cm de comprimento. O que a gente come, geralmente já em conserva vem de 2 palmeiras do gênero Euterpe: a Euterpe edulis e a Euterpe oleracea. A primeira é nativa da região centro-sul do Brasil e cresce até 20 m de altura, muito elegante; já a outra é encontrada e cultivada no Norte, e tema a característica de formar touceiras, produzindo vários palmitos num único pé. Segundo os caboclos que têm muita intimidade com os segredos da selva, não há melhor remédio para se estancar o sangue do que espremer um caule novo da Euterpe oleracea sobre a ferida. E nada mais gostoso que um palmito desmanchando na boca, acompanhando ou servindo de base par partos formidáveis como os que você vai encontrar abaixo.

 

1. Sopa creme de palmito

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 lata pequena de palmito picado;

1 litro de caldo de legumes;

½ lata de creme de leite;

cheiro-verde picado;

2 gemas.

 

Preparo:

Dissolva a farinha em 5 colheres (sopa) de água do palmito. Junte ao caldo de legumes fervente. Adicione o creme de leite com as gemas e o cheiro-verde. Junte à sopa e retire do fogo antes que ferva. Sirva quente.

 

2. Maionese de palmito

 

Ingredientes:

1 colher (chá) de cebolinha picada para enfeitar;

½ vidro de maionese com limão (125 g);

1 colher (sopa) de cheiro-verde picado;

1 lata pequena de palmito picado;

1 colher (sopa) de mostarda;

sal a gosto.

 

Preparo:

Bata o palmito no liquidificador até ficar uma pasta homogênea. Misture com a maionese, a mostarda, o cheiro-verde e o sal. Despeje numa tigela e salpique a cebolinha picada. Conserve em geladeira.

 

 

 3. Suflê de palmito


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de cebolinha picada;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 lata pequena de palmito;

pimenta do reino;

1 xícara de leite;

4 ovos;

sal.

 

Preparo:

Toste ligeiramente a farinha na manteiga. Tempere com sal e a pimenta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o palmito picado, as gemas ligeiramente batidas, o queijo e a cebolinha. Retire do fogo. Bata as claras em neve e junte cuidadosamente á mistura. Despeje a massa numa forma redonda refratária untada. Leve ao fogo quente aproximadamente por 30 minutos. Sirva imediatamente.

 

 

4. Bolinhos de palmito


Ingredientes:

4 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de manteiga;

farinha de trigo para empanar;

1 lata grande de palmito;

pimenta do reino;

1 ovo;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Pique o palmito bem miúdo. Misture com o oco e a farinha de trigo. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa até ficar bem consistente e desprender do fundo da tigela. Com uma colher (sopa), jogue uma porção de massa sobre a farinha de trigo e enrole o bolinho. Doure no óleo quente e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Sirva quente.

 

 

5. Torta de palmito


Ingredientes:

Massa:

1 colher (chá) de fermento em pó;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

4 colheres (sopa) de margarina;

½ xícara de creme de leite;

1colher (café) de sal.

 

Recheio:

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1½ colher (sopa) de manteiga;

1 lata pequena de palmito;

1 xícara de creme de leite;

cheiro-verde picado;

1 cebola picada;

azeitona;

 2 gemas;

sal.

 

Preparo:

Massa: Peneire a farinha com o fermento. Junte os demais ingredientes e amasse até que a massa solte das mãos. Deixe descansar por uma hora.

Recheio: Refogue a cebola na manteiga. Acrescente o palmito picado e frite. Junte a farinha dissolvida na água do palmito  e espere engrossar. Despeje as gemas batidas e o creme de leite. Conserve em fogo brando por alguns minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, junte o queijo, o cheiro-verde, as azeitonas e o sal. Estenda a massa e forre com ela o fundo e os lados de uma forma redonda, reservando um pouco da massa para decorar. Asse em forno quente por 20 minutos. Recheie com a mistura de palmito e decore com tiras da massa reservada. Pincele com gema batida e torne a levar ao forno para dourar. Sirva quente.

 

 

6. Palmito grelhado


Ingredientes:

palmito "in natura";

sal e limão;

ervas finas;

manteiga.

 

Preparo:

Corte o palmito (de preferência o coração) em rodelas e cozinhe de maneira tradicional (água, sal e limão). Derreta manteiga com ervas finas numa frigideira e mergulhe as rodelas. Retire-as e leve-as diretamente para a grelha.


 

7. Palmito "in natura" assado


Ingredientes:

molho de azeite ou manteiga,

sal e salsinha picada;

palmito "in natura".

 

Preparo:

Com o palmito na própria casca, coloque-o sobre calor intenso. Ele pode ser assado na brasa (50 min), no forno convencional (70 min) ou no microondas (25 min). O ponto de cozimento será obtido quando as extremidades estiverem macias ao toque da faca. Então corte-o ao meio, formando duas canoas. Corte o miolo transversalmente em pequenos pedaços. Regue com com molho de azeite ou manteiga, sal e salsinha picada.se usar palmito descascado, corte em rodelas, unte toda a superfície com azeite e asse em uma fôrma com tempero a gosto. O ponto será verificado com o toque do garfo.

 



8. Moqueca de palmito "in natura"


Ingredientes:

3 pimentões cortados em rodelas (1 vermelho, 1 verde, 1 amarelo);
500g de palmito in natura cortado em rodelas de 1cm;
3 tomates picados sem pele e semente;
1 cebola grande cortada em rodelas;
½ xícara de chá de azeite de dendê;
1 xícara de leite de coco;
sal e pimenta a gosto.

 

Preparo:

Numa panela de barro coloque em camadas alternadas os ingredientes acima. Monte o prato colocando os ingredientes em camadas alternadas. Cubra-os com azeite de dendê e leve ao fogo brando até o palmito ficar macio ao toque do garfo. Finalize a moqueca acrescentando o leite de coco. Sirva acompanhado de arroz branco.


 

9. Palmito à milanesa

Ingredientes:

200 gramas de coração de palmito in natura cortado em cubos de 1 cm;

2 a 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado ;
1 colher (sopa) de amido de milho;
200 gramas de farinha de rosca;
2 ovos grandes;
sal.

 

Preparo:

Misture a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado e a porção recomendada de amido de milho. Reserve. Bata os dois ovos com uma pitada generosa de sal e despeje-os numa tigela. Ensope os cubos de palmito na tigela de ovos, passando-os, em seguida, na mistura de farinha, queijo e amido. Frite-os em óleo quente até dourar. Sirva quente. Pode acompanhar molho leve.

 

10. Travessa de palmito


Ingredientes:

2 tomates sem pele e sem sementes picados;
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) queijo ralado;
tempero verde picado à gosto;
½ xícara (chá) de óleo;
1 xícara (chá) de leite;
1 vidro de palmito;
pimenta à gosto;
1 cebola picada;
sal à gosto;
2 gemas.
 

Preparo:

Massa: Bata a farinha de trigo, óleo, as gemas, o queijo ralado, o fermento em pó e o leite no liquidificador.
Recheio: Numa panela, refogue a cebola em 2 colheres de óleo, acrescente o tempero verde, os tomates, os palmitos picados, sal e pimenta à gosto.
Monte numa travessa, da seguinte forma: coloque metade da massa. Por cima, espalhe o refogado e, cubra-o com o restante da massa. Salpique com queijo ralado e leve ao forno até assar.


 

11. Empadão de palmito


Ingredientes:

Massa:
12 colheres rasas de sopa de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
8 colheres de chá de margarina;
1 colher de chá de sal;
600 g de batatas;
60 ml de leite;
3 ovos.

 
Recheio:
2 tomates maduros sem pele e sem sementes picados;
1 colher de chá de farinha de trigo;
2 dentes de alho picados;
500 g de palmito picado;
1 colher de chá de óleo;
1 pitada de orégano;
1 folha de louro;
1 cebola picada;
200 ml de leite.
 

Preparo:

Massa: Misture os ingredientes; cubra o fundo de uma forma e as laterais. reserve um pouco da massa.
Recheio: Refogue os ingredientes do recheio e coloque sobre a massa. Cubra-o com o restante da massa e leve ao forno até assar.


 

12. Sopa de Palmito no pão italiano


Ingredientes:

75 gramas de creme de leite fresco;
25 gramas de queijo parmesão;
 1 pão italiano redondo médio;
100 gramas de palmito;
sal a gosto;
1 ovo.

Preparo:

Aqueça o creme de leite, acrescente uma gema de ovo, quando a mistura estiver quente, adicione o palmito picado em pequenas lascas, sobreponha com o queijo parmesão, e mexa até a mistura ficar com consistência de creme, adicione o sal e continue mexendo. Aqueça o pão italiano em forno, corte a tampa e raspe o miolo. Colocar de volta no forno, aguarde até as paredes internas fiquem quentes, retire do forno e coloque a mistura da sopa. Se quiser retorne ao forno para gratinar a cobertura com parmesão.