Receitas com Pepino

 

Muita gente não sabe, mas o pepino e a abóbora são parentes: ambos pertencem à família das cucurbitáceas. Mas nem por isso os dois caíram igualmente nas boas graças do paladar brasileiro, pois o pepino ainda é vítima de uma porção de tabus e superstições. Acusam-no de indigesto, acreditam que comido com leite dá congestão e com frutas mata. Injustiça maior não há. O fato é que o Cucumis sativus saiu da Índia há muitos séculos, espalhou-se rapidamente pela Grécia e Roma antigas e conquistou os europeus, que passaram a consumi-lo largamente. Se você ainda não está convencido, faça a prova de fogo e prepare o pepino das diversas maneiras que estão abaixo. Você só vai se arrepender de um a coisa: não ter feito isso antes.

1. Pepino Refogado

 

Ingredientes:

1 kg de pepino (cerca de 3 pepinos grandes);

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco;

½  potinho de creme de leite fresco (100 g);

1 colher (chá) de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de endro picado;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 pitada de açúcar;

1 cebola média;

sal e pimenta.

 

Preparo:

Descasque os pepinos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Tire o miolo com as sementes e corte a polpa em meias rodelas de uns 2 cm de espessura. Pique a cebola e refogue-a na manteiga. Tampe e refogue em fogo brando por uns 20 minutos. Se necessário, adicione um pouco de água para não grudar no fundo da panela. Polvilhe com a farinha de trigo, mexa bem e junte o creme de leite. Aqueça sem ferver. Tire do fogo, tempere o açúcar e o vinagre e acrescente o endro. Misture bem. Sirva imediatamente.

 

2. Molho de Pepino

 

Ingredientes:
½  vidro de pepino em conserva suave (200g);

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
½  litro de caldo de legumes quente;
1 colher (sopa) de suco de limão;

2 colheres (sopa) manteiga;

uma pitada de açúcar;

pimenta do reino;

sal a gosto.

 

Preparo:

Escorra e pique os pepinos. Derreta a manteiga numa panelinha, polvilhe a farinha e deixe tostar levemente, por 3 minutos. Junte aos poucos o caldo de legumes, mexendo bem para não formar grumo. Abaixe o fogo e ferva por 5 minutos. Acrescente o pepino e tempere com sal, pimenta, açúcar e o suco de limão. Sirva em seguida.

 

 

3. Pepino em Conserva


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de vinagre de vinho branco;
1 colher de (sopa) de grãos de mostarda;

1 colher de (chá) de açúcar;

1 kg de pepino pequeno;

pimenta do reino;

1 folha de louro;

sal a gosto.


Preparo:

Lave bem os pepinos, coloque-os numa panela junto com os demais ingredientes e 1 ½  xícara de água fria. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, deixe por mais 2 minutos. Tire do fogo e espere esfriar completamente na própria panela. Passe os pepinos com o caldo para potes de vidro, feche bem e guarde na geladeira.

 

 

4. Salada de Pepino

 

Ingredientes:

4 pepinos de tamanho médio;

4 copos de yogurte;

2 dentes de alho;

azeite de oliva;

vinagre;

sal.

 

Preparo:

Descasque os pepinos, lave e pique bem. Coloque o iogurte numa saladeira e adicione aos poucos 3 colheres (sopa) de água (tenha cuidado, porque o iogurte não deve ficar muito líquido). junte os pepinos picados, o alho socado e sal a gosto. Regue com uma mistura de vinagre e óleo. Mexa bem e sirva logo.

 

 

5. Pepino ao Molho Picante

 

Ingredientes:

1 colher de (sopa) de salsa picada;

1 colher de (chá) de alcaparras;

6 colheres de (sopa) de óleo;

4 pepinos pequenos;

suco de um limão;

pimenta do reino;

 sal.

 

Preparo:

Corte os pepinos em fatias finas, lave e escorra. Coloque então num saladeira. Dissolva o sal no suco de limão, junte o óleo, a pimenta-do-reino, as alcaparras e a salsa picada. Despeje esse molho sobre o pepino e deixe no refrigerador até o momento de servir.