Receitas com Pêssegos

 

 

O pêssego é originário da China, de onde difundiu-se por toda Europa. delicadamente,ele foi chegando ao Brasil. Sua introdução em nosso país data do período colonial, mas só muito recentemente o pêssego teve sua produção incrementada, tanto na qualidade como na quantidade. Existem muitas variedades de pêssegos, mas as que melhor se adaptaram ao nosso clima são a comum e a "solta caroço". Além de delicioso, o pêssego tem outra qualidade: é rico em vitaminas e sais minerais. Com essa fruta, você poderá fazer receitas tão maravilhosas com as mostradas nesta página. Saboreie-as.

 

            

1. Pêssego com Ricota

 

Ingredientes:

1 colher (café) de cravo em pó;

1 colher (café) de canela em pó;

8 metades de pêssego em calda;

3 colheres (sopa) de maisena;

 ½ xícara de creme de leite;

1  xícara de açúcar;

250g de ricota.

 

Preparo: 

Escorra os pêssegos. Misture a ricota, o creme de leite, o açúcar, a canela e o cravo. Bata até ficar liso. Recheie as metades do pêssego. Sirva gelado.

 

            

2. Pêssego Assado

 

Ingredientes:
1 lata de pêssego em calda, escorrido e cortado em fatias (ou 8 pêssegos frescos);

1  xícara de açúcar mascavo ou comum;

2 colheres (sopa) de suco de limão;

½  colher (chá) de canela em pó;

1  xícara de farinha de trigo;

  xícara de manteiga;

1 pitada de sal;

sorvete a gosto.

 

Preparo:

Distribua os pêssegos no fundo de uma forma refrataria sem untar. Por cima, respingue o suco de limão e reserve. À parte junte a farinha, o açúcar, a manteiga, a canela e o sal. Misture bem até obter uma farofa. Salpique o pêssego que ficou reservado com essa farofa. leve ao forno moderado e deixe dourar bem. Retire e sirva morno com o sorvete.

 

            

3. Pêssego com Maionese


Ingredientes:

3 pêssegos cortados ao meio;

3 rodelas de cebola;

1 dente de alho;

2 ovos;

alface;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Ponha no liquidificador os ovos, o sal, a páprica, a cebola, o alho e 2 colheres (sopa) de óleo. Ligue o liquidificador e vá acrescentando mais óleo, aos poucos, até obter a consistência desejada. Arrume os pêssegos sobre as folhas de alface. Recheie com a maionese e salpique com páprica. Sirva como entrada.

 

 

            

4. Gelatina com Pêssego

 

Ingredientes:

 1  xícara (chá) de creme de leite gelado;

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

1 caixinha de gelatina de pêssego;

1 lata de pêssego em calda;

 ¼  xícara (chá) de açúcar;

1 ovo.

 

Preparo:

Dissolva bem a gelatina em 2 xícaras de água fervente. Depois misture 1 xícara da calda do pêssego e mexa bem. Leve à geladeira e deixe até que comece a engrossar (cerca de 1 hora). Retire, junte o pêssego e despeje numa forma média quadrada. Leve novamente à geladeira por 3 horas ou até que fique bem firme. Numa panela, misture o açúcar e a farinha. Acrescente o restante da calda do pêssego e o ovo batido. Leve ao fogo baixo até ferver e cozinhe durante 1 minuto, sem parar de mexer. Retire e deixe esfriar. Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Despeje sobre a mistura da calda e mexa levemente. Espalhe sobre a gelatina.

 

 

            

5. Pêssego ao Zabaione

 

 Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de vinho branco seco;

1 envelope de açúcar Vanile;

colheres (sopa) de açúcar;

1 ½ xícara (chá) de açúcar;

6 gemas.

 

 Preparo:

Coloque as gemas juntamente com o açúcar e o açúcar vanile em uma tigela refrataria e leve  ao fogo em banho-maria, batendo bem até que a mistura dobre de volume e comece a clarear. retire do fogo, sem retirar a tigela do banho-maria, e vá juntando aos poucos o vinho, batendo sempre. Em seguida, coloque porções desse molho espumoso em taças individuais e leve á geladeira por cerca de 2 horas. Quase no momento de servir, coloque os pêssegos em uma caçarola com água fervente, deixe por alguns instantes e escorra. Retire a pele dos pêssegos, corte-os ao meio, tire os caroços e disponha um pedaço, ainda quente, em cada taça. Sirva imediatamente, como sobremesa.