Receitas com Pimentão

 

O pimentão é mais uma hortaliça descoberta na América tropical e só então difundida no mundo. Com ele os húngaros criaram um condimento, pulverizando as sementes (e nasceu a páprica), dele aproveitou-se o furto vermelho ou verde em pratos quentes, que ganharam um sabor todo especial, doce e levemente picante. O pimentão é uma boa fonte de vitamina C (o verde) de vitamina A (o vermelho). Ensopado, recheado ou em conserva, o pimentão está em receitas deliciosas nesta página.

 

1. Pimentão em conserva

 

Ingredientes:

10 pimentõezinhos verdes ardidos;

suco de 1 limão;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Lave os pimentões, corte-os ao meio no sentido do comprimento e tire os cabos e as sementes. A seguir, corte em pedacinhos e coloque na mesma tigela em que serão servidos. Cubra-os com água e esprema por cima o suco de limão. Junte sal a gosto e deixe macerar durante 24 horas. No momento de servir, retire os pimentões da água e regue com bastante óleo, que servirá para atenuar um pouco o sabor forte. Sirva com torradas.

 

2. Pimentão recheado

 

Ingredientes:

2 colheres (chá) de mostarda;

2 colheres (sopa) de páprica;

1 colher (sopa) de cominho;

150 g de creme de leite;

200g de queijo fresco;

2 cebolas raladas;

3 pimentões;

sal a gosto.

 

Preparo:

Amasse bem o queijo e junte aos poucos o creme de leite, a cebola, a páprica, a mostarda, o cominho e o sal. Misture bem, até obter um creme homogêneo.Corte ma tampa na parte superior de cada pimentão e retire as sementes. A seguir, coloque o recheio e leve ao refrigerador. Na hora de servir, corte os pimentões em fatias.

 

 3. Arroz com pimentão


Ingredientes:

 2 pimentões vermelhos e 2 verdes;

3 xícaras de arroz cozido;

 de manteiga.

sal.

 

Preparo:

Corte os pimentões em quadradinho e reserve algumas rodelas para enfeitar o prato. Aqueça a manteiga e frite o pimentão. Misture a manteiga e frite o pimentão. Misture ao arroz quente. Coloque numa forma, desenforme e enfeite com as rodelas de pimentão.

 

4. Ensopado de pimentão


Ingredientes:

 3 colheres (sopa) de óleo;

½  kg de tomate maduro;

 2 pimentões vermelhos;

2 pimentões verdes;

1 cebola grande;

1 batata;

sal.

 

Preparo:

Corte os pimentões ao meio e tire as sementes. Em seguida, corte-os em tiras ou pedaços grandes. Coloque os tomates durante alguns instantes na água quente e logo depois na água fria, para tirar-lhes a pele. Retire as sementes e corte-os em fatias. Lave, descasque e corte a batata em pedaços. Refogue a cebola no óleo, junte o pimentão e, após 5 minutos, acrescente as fatias de tomate. Tempere com sal, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando por 20 minutos. Se o molho ficar muito seco, junte de vez em quando um pouco de água quente. A batata, cozinhando, se desfaz, e torna o molho mais espesso. Retire do fogo e sirva a seguir.

 

5. Pimentão com azeitona


Ingredientes:

 10 fatias de queijo mussarela;

4 colheres (sopa) de óleo;

1 colher (café) de orégano;

4 pimentões vermelhos;

100g de azeitona verde;

2 tomates maduros;

pimenta do reino;

sal.

 

Preparo:

Retire a pele, as sementes e as nervuras brancas dos pimentões. Corte-os então em tirinhas. Tire a pele e as sementes dos tomates, pique-os miúdo e reserve. Unte com um pouco de óleo uma forma refratária. Coloque o pimentão e as azeitonas,sem caroços. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem. Cubra então com as fatias de mussarela. Coloque por cima o tomate e salpique o orégano. Regue com o óleo restante. Leve ao forno moderado durante uma hora, mais ou menos. sirva quente.

R

6. Patê de  pimentão vermelho

 

Ingredientes:

      4 pimentões vermelhos grandes;

¼ de xícara (chá) de óleo;

  1 dente de alho picado;
   sal a gosto.

 

Preparo:

Frite o alho no óleo, corte os pimentões e frite por cerca de 2 minutos. Bata tudo no liquidificador até virar uma pasta. Tempere a gosto. Sirva em sanduíches, canapés ou mesmo como tempero de saladas.

 

7. Macarrão com pimentão e palmito


Ingredientes:

250 g de macarrão formato penne ou parafuso;
2 cebolas médias em gomos finos;
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
2 pimentões vermelhos médios;
250 g de palmito em conserva;
10 ramos de manjericão;
sal a gosto.
 

Preparo:

Lave os pimentões, retire os pedúnculos, parta-os ao meio, retire as sementes e os filamentos internos brancos e pique-os em tiras, no sentido do comprimento. Corte a pupunha em tiras finas. Lave o manjericão, seque com toalha de papel, separe as folhas e rasgue-as com as mãos. Reserve. Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva, o pimentão e a cebola e refogue até ficarem al dente. Incorpore o palmito e o manjericão e refogue por mais 2 minutos. Acerte o sal e retire do fogo. Enquanto isso, coloque o macarrão numa panela com 2½ litros de água fervente e 2 colheres (chá) de sal. Cozinhe por 12 minutos, ou até ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e coloque a massa nos pratos. Distribua o molho e sirva.