Receitas com Quiabo

 

 

Ele veio da África nos porões dos navios negreiros, trazido pelos escravos. Desenvolveu-se bem na terra nova, principalmente em 2 centros: Salvador, na Bahia, e Nova Orleans, na Louisiana.

O quiabo é o elemento fundamental na cozinha de raízes africanas no Brasil e nos Estados Unidos; sendo a alma do nosso caruru e de várias maravilhas da chamada creole cooking, o quiabo passou a merecer várias outras receitas formidáveis. Algumas das melhores estão abaixo.

 

1. Quiabo à grega

 

Ingredientes:

½ xícara de vinho branco seco;

1 dente de alho amassado;

5 colheres (sopa) de óleo;

suco de ½ limão;

½ kg de quiabo;

1 cebola ralada;

sal a gosto;

pimenta.



Preparo:

Lave os quiabos e cozinhe em água e sal, sem deixar que amoleçam demais. Escorra e reserve.

Prepare o molho: coloque numa panela o vinho, a cebola, o alho, o óleo, o suco de limão, o sal e a pimenta. Leve ao fogo e deixe apurar um pouco. Despeje sobre o quiabo, mexa delicadamente e sirva a seguir.

 

 

2. Salada de quiabo

 

Ingredientes:

½ kg de quiabo, sal, suco de 1 limão.

Molho:

1 colher (chá) de manjericão picado;
1 colher (sopa) de cebolinha picada;

3 colheres (sopa) de azeite de oliva;

2 colheres (sopa) de salsa picada;

suco de 1 limão grande;

1 cebola grande picada;

½ colher de mostarda;
pimenta do reino;

sal a gosto.


Preparo:

Lave o quiabo e corte a parte de cima. Escorra. Leve ao fogo 1 litro de água com sal e o limão. Quando ferver, junte o quiabo e cozinhe por 10 minutos. Retire, escorra e deixe esfriar. Corte o quiabo e cozinhe por 10 minutos. Retire, escorra e deixe esfriar. Corte o quiabo ao meio no sentido do comprimento. Faça o molho misturando a mostarda, o limão, o azeite, a cebola, a salsa, a cebolinha, o manjericão, sal e pimenta. Despeje o molho sobre o quiabo.

 

 

3. Quiabo indiano

 

Ingredientes:

½  potinho de creme de leite;

1 colher (sopa) de manteiga;

½  colher (chá) de açúcar;
1 pimentinha vermelha;

1 colher (sopa) de caril;

½ quilo de quiabo;

1 cebola pequena;

suco de ½  limão.


Preparo:

Lave o quiabo e corte as pontas. leve ao fogo uma panela com 1 litro de água e sal. Quando ferver, junte o quiabo. Tampe a panela e deixe cozinha por 15 minutos. Escorra numa peneira. Pique a cebola e a pimentinha bem miúdo. Aqueça a manteiga, adicione a cebola e deixe dourar. Junte a pimentinha e o quiabo. Tempere com o caril, o limão e o açúcar. Adicione o creme de leite, aqueça sem deixar ferver e sirva, em seguida, bem quente.

 

 

 

4. Polenta com quiabo

 

Ingredientes:

12 quiabos cortados em rodelas de 1 cm;

1 colher (sopa) de manteiga;

2 ½ xícaras (chá) de fubá;
1 colher (sopa) de sal.

 

Preparo:

Numa panela com capacidade para 3 litros, coloque 6 xícaras de água e aqueça até ferver. Junte o quiabo e o sal. Ferva sem tampar por 1 minuto. Adicione o fubá lentamente, num jato fino, mexendo sem parar. Continue cozinhando em fogo médio, mexendo sem parar até que engrosse e solte dos lados da panela (mais ou menos 10 minutos). Acrescente a manteiga e mexa bem. Bata a polenta com uma colher de pau até que a manteiga seja completamente absorvida. Coloque numa  forma, aperte bem e desenforme sobre uma travessa. Sirva quente com molho de tomate.