Repolho

 

Parente da couve, da mostarda e da couve-flor, o repolho também é natural da região do Mediterrâneo. Ao longo dos séculos, esse membro da espécie Brassica cleracea revelou-se excepcional para o plantio em qualquer clima do mundo: desenvolveram-se espécies de inverno e espécies tropicais, espalhando seu sabor e seus nutrientes por todas as regiões. Verde-claro ou roxo, de folhas lisas ou crespas, o repolho passou a ser  consumido cru em salada, cozido ou em conserva, agradando sempre. As possibilidades de grandes receitas são variadíssimas, como você verá nesta página.

O repolho é rico em vitaminas C e E, potássio, enxofre, cálcio, fósforo e ferro.
Contém anti-oxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Ajuda no tratamento da úlcera péptica, além de diminuir o risco de doenças do coração, derrame e de câncer.
O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos. E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.

Dicas:  

1. Antes de ralar ou processar o repolho, corte-o em cruz, formando quatro partes e deixe-as em água gelada por 30 minutos. Além de ficar mais fácil picar, torna-se menos indigesto. 

2. Para realçar o sabor e a cor do repolho roxo, coloque na água do cozimento suco de limão ou vinagre.

 

1. Sopa de Repolho

 

Ingredientes:

2 litros de caldo de legumes;

1 pitada de açafrão;

1 repolho pequeno;

½ kg de batata;

1 alho-poró;

sal.

 

Preparo:

Leve o caldo ao fogo. Quando ferver, junte as batatas cortadas em rodelas e o repolho cortado em tiras finas. Acrescente o alho-poró, tempere com sal e açafrão, e cozinhe em fogo lento por meia hora.

 

 

2. Salada de Repolho cozido

 

Ingredientes:

pimentão vermelho e verde;

1 repolho;

maionese;

rabanete;

ervilha;

sal.

 

Preparo:

Cote o repolho em quatro e cozinhe em água e sal, sem deixar amolecer muito. Escorra e arrume os quatro pedaços numa saladeira. Coloque a maionese no meio e decore me volta com rodelas de pimentão verde e vermelho, ervilha e rabanetes cortados em forma de flor.

 

 

 3. Repolho recheado


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de vinagre;

pimenta do reino;

½ xícara de óleo;
2 cenouras;

1 repolho;

sal.


Preparo:

Tire as folhas externas do repolho. lave, enxugue e corte cuidadosamente a parte do centro, de modo a formar uma espécie de taça. Raspe e lave as cenouras, e corte-as em tirinhas. Pique bem fino a parte central do repolho e misture à cenoura. Misture o vinagre com o óleo, o sal e a pimenta, formando um molho. Tempere a misture de repolho e cenoura com esse molho, mexa bem e recheie o repolho.

 

 

 

4. Repolho gratinado

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de manteiga;

pimenta do reino;

 ¼ litro de leite;

noz moscada;

1 repolho;

sal.

 

Preparo:

Tire as folhas mais duras do repolho. Lave as demais e deixe-as mergulhadas em água fervente com sal por 5 minutos. Escorra e corte em tiras finas. Reserve um pouco de manteiga e derreta o restante. junte a farinha de trigo mexendo bem até corar levemente. junte então o leite quente, aos poucos, mexendo sem parar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada ralada. Deixe no fogo por 5 minutos, mexendo até obter um molho mais ou menos denso. Retire do fogo, junte a metade do queijo ralado restante e espalhe por cima a manteiga que ficou reservada. leve ao forno moderado até dourar. Sirva quente.

 

 

 5. Enroladinhos de Repolho

 

Ingredientes:

2 cenouras cozidas picadas;

pimentão em rodelas finas;

2 batatas cozidas picadas;

100g de azeitonas verdes;

1 lata de palmito picado;

1 colher (sopa) de óleo;

cheiro verde picado;

1 cebola picadinha;

1 dente de alho;

5 a 6 tomates;

sal a gosto;

1 repolho.

 

Preparo:

Escolha as folhas perfeitas do repolho. Lave e leve ao fogo com água e sal para uma fervura rápida. Escorra e deixe esfriar. Misture a cenoura, a batata, o palmito e a metade das azeitonas. Tempere com cheiro verde, a cebola e  alho. Recheie as folhas do repolho coma mistura de legumes, dobre as beiradas e enrole, prendendo com palitos. Faça um molho com os tomates e o óleo. Arrume os rolinhos no molho. Quando engrossar, junte as azeitonas restantes e o pimentão.

 

 

 6. Repolho agridoce

 

Ingredientes:

1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho cortados em cubinhos; 
5 xícaras (de chá) de repolho cortado fininho;
½ colher (sopa) de mostarda em grãos; 

½ xícara (chá) de vinagre branco; 
 ¼ de xícara (chá) de açúcar; 
½ xícara (chá) de água; 
1 colher (chá) de sal; 
1 cebola ralada. 

 

Preparo:

Numa panela grande, coloque a água, o vinagre, o sal, o açúcar e a mostarda.Leve ao fogo. Quando ferver, diminua a chama e cozinhe por 4 a 5 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e junte o repolho, os pimentões e a cebola ralada. Misture bem, cubra e leve à geladeira de um dia para o outro.  Mexa umas duas vezes nesse período. Na hora de servir, salpique com salsa e cebolinha. Conserva-se bem na geladeira. 

 

 

 

 7. Bolo de Repolho (Falso siri)

Ingredientes:

2 pacotes de 50g de queijo parmesão ralado;

2 tomates sem pele e sem sementes picados;
2 pimentões vermelhos picados;
100g de manteiga ou margarina;
2 colheres (sopa) de azeite;
azeitonas picadas a gosto;
cheiro verde à gosto;
100g de coco ralado;
2 cebolas picadas;
2 dentes de alho;
500 g de repolho;
5 ovos.
 

Preparo:

Corte o repolho bem fininho. Escalde o repolho em água e sal. Coloque para escorrer em escorredor de macarrão. Reserve. Coloque a manteiga ou margarina e o azeite para esquentar em uma panela. acrescente a cebola e o alho picadinho e deixe dourar. Acrescente o repolho. Acrescente os tomates, pimentões, 50g do queijo ralado, o coco ralado e misture bem.Adicione sal e pimenta à gosto. Deixe no fogo até ficar bem sequinho; por último, acrescente o cheiro verde. Bata as claras em neve, e acrescente as gemas uma a uma. Despeje o refogado em um pirex untado; por cima despeje os ovos batidos. Polvilhe com o restante do queijo ralado e leve ao forno quente por mais ou menos 30 minutos. Sirva quente.
 

 

 8. Salada de Repolho roxo cozido

 

Ingredientes:

1 cabeça pequena de repolho roxo lavada e cortada em tiras finas;
1 cebola pequena picada em cubos;
1 colher (chá) de cravo em pó;
1 colher (sopa) de vinagre;
2 colheres (sopa) de óleo;
1 colher (sopa) de mel;
sal a gosto.

 

Preparo:

Aqueça o óleo em uma panela aberta e frite a cebola. Refogue o repolho temperado com sal e vinagre. Retire do fogo, misture o cravo, o mel e misture bem.
 

 

9. Repolho com arroz

 

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) azeite ou banha;

1 colher (de chá) de sal;

250 gramas de repolho;

1 cebola pequena;

pimenta à gosto;

xícara de arroz;

2 ou 3 tomates.

 

Preparo:

Faça um refogado da cebola, tomate, gordura, sal. Junte o repolho picado. Junte o arroz. Refogue mais um pouco. Junte 2 ½ xícaras de água fervente. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo, por 20 a 30 minutos. Sirva quente.

 

 

10. Salada de Repolho

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de semente de girassol torrada;
2 xícaras de repolho cortado em tiras bem finas;
1 xícara de manga cortada em cubos de 1 cm;
1 xícara de pêra cortada em cubos de 1 cm.

Molho
2 colheres (sopa) de molho de soja;
2 colheres de chá de açúcar;
¼ de xícara de vinagre;
1 pitada de sal.
 

Preparo:

Forre quatro pratos com as tiras de repolho. Por cima, distribua os cubos de pêra e de manga. Polvilhe com a semente de girassol.

Molho: numa tigela pequena, misture todos os ingredientes. Regue a salada com o molho e sirva em seguida.

 

 

11. Bolo de Repolho

 

Ingredientes:

50 g de queijo parmesão para salpicar por cima;

200 g de repolho cru picadinho bem fino;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
2 xícaras (chá rasas) de farinha de trigo;
3 ovos inteiros levemente batidos;
2 tomates picados sem sementes;
50 g de queijo parmesão ralado;
cheiro-verde picadinho a gosto;
1 pimentão verde picadinho;
azeitonas picadas a gosto;
½ xícara (chá) de óleo;
1 cebola picadinha;
sal a gosto.

 

Preparo:

Numa tigela, misture os ovos, o óleo, o queijo parmesão, os tomates, o pimentão, a cebola, as azeitonas, o repolho cru, o cheiro-verde, a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal (a massa fica meio sequinha). Numa forma redonda com fundo removível, untada com óleo e enfarinhada, coloque a massa e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno médio por 35 min para assar.