Salsão ou Aipo

 

O nome científico é Apium graveolens, mas em qualquer feira, supermercado ou quitanda você compra-o por aipo ou salsão. Esta verdura da família da umbelíferas, consumida desde a Antiguidade por gregos e romanos, é uma excelente pedida para quem faz regime. Rico em celulose, o salsão ou aipo favorece a secreção dos sucos gástricos, auxiliando a digestão e mantendo os intestinos em ordem. Suas fibras são substâncias importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Pela pouca quantidade de calorias, é recomendado para dietas de emagrecimento. O salsão possui, também, propriedades medicinais. Age como anti-oxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento digestivo, refrescante. O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Ele só tem uma contra-indicação: rico em sódio, deve ser evitado por aqueles que fazem dieta sem sal. Fora isso, você pode consumi-lo à vontade, cru ou cozido, em sopas, molhos, saldas e até em sucos. Nesta página você encontrará várias receitas de salsão.

 

1. Purê de Salsão

 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de molho de soja;

 1 colher (sopa) de manteiga;

3 pés de salsão grandes;

½ xícara de leite quente;

caldo de legumes;

açúcar;

azeite;

sal.

 

Preparo:

Corte as folhas do salsão, lave os talos e corte-os em pedacinhos. Coloque numa panela quente, sal, açúcar, caldo de legumes e o salsão, e deixe cozinhar por 1 hora. Depois bata tudo no liquidificador junto com o leite. Na hora de servir, junte a manteiga e o molho de soja.

 

2. Salsão recheado

 

Ingredientes:

 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

 1 colher (sopa) de salsa picada;

1 pé de salsão (cerca de 1 kg);

5 folhas de manjericão;

50 g de mussarela;

farinha de trigo;

3 ovos;

óleo;

sal.

 

Preparo:

Tire as folhas do salsão e corte os talos em pedaços de cerca de 15 cm. Retire os fios. Pique o manjericão e unte a salsa. Leve ao fogo uma panela com água e sal. Quando ferver, junte o salsão e deixe cozinhar por meia hora, mais ou menos, até ficar bem cozido. Escorre, enxuga com um pano e achate ligeiramente cada talo na palma da mão, de modo a alargar o sulco que há no centro. Misture numa tigela o parmesão, a mussarela ralada, o manjericão e a salsa, uma pitada de sal e 1 ovo. Ligue os ingredientes e recheie os talos de salsão com essa mistura. Depois junte os talos, dois a dois, e aperte bem. A seguir, passe-os na farinha de trigo e nos ovos batidos com sal. Frite em óleo bem quente. Quando estiverem dourados, tire e coloque sobre papel absorvente. Enfeite com galhos de salsa.

 

3. Sopa-creme de Salsão


Ingredientes:

 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

 2 colheres (sopa) de creme de leite;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 litro de caldo de legumes;

noz moscada ralada;
1 cebola média;

1 pé de salsão;

  1 gema;

sal.


 Preparo:

Limpe o salsão, reservando algumas folhas mais tenras. Retire os fios dos talos e corte-os em quadradinhos. Pique a cebola. Ferva o caldo e acrescente o salsão e a cebola. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Bata no liquidificador. Aqueça a manteiga e polvilhe coma farinha. Deixe tostar levemente e junte aos poucos o caldo de salsão, mexendo sempre. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Bata a gema com o creme de leite e adicione um pouco da sopa quente. Misture. Tire a sopa do fogo e junte a mistura de gema e creme de leite. Tempere com sal e noz moscada. Passe por uma sopeira e enfeite com as folhas de salsão reservadas. Sirva quente.

 

4. Salsão em conserva


Ingredientes :

2 xícaras (chá) de vinagre de vinho branco;

1 colher (sobremesa) de mostarda;

4 ramos de salsa picados;

6 colheres (sopa) de óleo;

2 pés de salsão grandes;

1 cebola grande picada;

pimenta do reino;

sal.
 

Preparo:

Lave o salsão, retire as folhas e os fios e corte em fatias de ½ cm. Coloque numa panela o vinagre, metade do óleo, sal e pimenta. junte o salsão e cozinhe por 20 minutos. Retire do fogo. Misture a cebola e a salsa com a mostarda e o resto do óleo. Junte o salsão, espere esfriar e guarde em pote de conserva.

 

5. Mouse de salsão


Ingredientes:

2 copos (tipo americano) de água morna;
2 pacotes de gelatina em pó de limão;
350 g de ricota passada na peneira;
2 colheres (sopa) de molho inglês;
3 colheres (sopa) de maionese;
2 colheres (sopa) de mostarda;
2 colheres (sopa) de salsinha;
6 talos de salsão picados;
azeite para untar a forma;
sal a gosto.

Preparo

Num recipiente, coloque a ricota passada na peneira, a salsinha, 6 talos de salsão picados, a maionese, a mostarda, o molho inglês e acerte o sal. Misture bem. Dissolva a gelatina  na água morna e acrescente na mistura. Numa forma  untada com azeite, despeje a mistura. Leve à geladeira de um dia para outro. Desenforme e enfeite o prato com folhas de salsão.

 

6. Massa com gorgonzola, salsão e cebolinha

 

Ingredientes:

200 gramas de queijo gorgonzola macio;
1 maço pequeno de cebolinha verde;
2 talos de salsão com as folhas;
sal e pimenta-do-reino;
320 gramas de fusilli;
azeite de oliva.


Preparo:

Cozinhar o macarrão em bastante água fervente com sal. Enquanto isso, limpar o salsão, eliminando os filamentos, lavar e enxugar bem. Em seguida, picar o salsão grosseiramente. Limpar e lavar a cebolinha e picar. Eliminar a casca do queijo, cortar em bastões pequenos e colocar numa tigela grande o suficiente para juntar o macarrão. Escorrer o macarrão quando estiver al dente, deixando-o um pouco úmido. Reservar um pouco da água para a tigela com o queijo e misturar bem, de modo que o queijo derreter com o calor da massa. Se necessário, adicionar um pouco de água reservada. Adicionar o salsão, a cebolinha e um fio de azeite. Polvilhar com uma boa pitada de pimenta-do-reino e servir a seguir.

 

 

7. Talharim com salsão e cenoura

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de ervas frescas picadas;
2 cenouras médias em cubos pequenos;
3 colheres (sopa) de óleo de soja;
2 xícaras (chá) de salsão picado;
2 dentes de alho amassados;
200 gramas de talharim;
1 cebola média ralada;
sal.
 

Preparo:

Em uma panela, colocar o óleo e deixar aquecer. Adicionar a cebola e o alho e frite, mexer de vez em quando, até dourar. Acrescentar a cenoura e o salsão e refogar, mexer de vez em quando, até o salsão murchar. Reduzir o fogo e adicionar 1 xícara (chá) de água e sal. Misturar bem e cozinhar com a panela tampada por 15 minutos, ou até a cenoura ficar macia. Retirar do fogo e reservar. Levar ao fogo uma panela com 3 litros de água e um pouco de sal. Assim que ferver, colocar o talharim, tampar parcialmente a panela e cozinhar por 5 minutos, ou até ficar al dente. Retirar do fogo, escorrer a água e distribuir o talharim nos pratos. Em seguida, despejar os legumes por cima, salpicar as ervas frescas e servir bem quente.