Receitas com Soja

 

"Vaca chinesa". O apelido da soja dá bem uma idéia do que se pode fazer com ela: leite vegetal, margarina, pães, bolos, óleo de cozinha, carne vegetal, matéria prima para rações, adubos, desinfetantes... É fácil entender por que a soja era uma das 5 sementes sagradas da velha China, tidas como essenciais para existência da civilização (as outras eram o arroz, o trigo, a cevada e um um tipo de capim, o painço). Cultivada em larga escala no Brasil, desde a década de 50, riquíssima em proteínas, ela vem ganhado lentamente espaço em nossa culinária, merecendo receitas como as que você encontra aqui.

 

1. Leite de soja

 

Ingredientes:

1 kg de soja;
Opcionais:

creme de amendoim;

açúcar cristal;

erva doce.


Preparo:

Lave a soja. Deixe de molho em bastante água por 15 a 18 horas. Escorra bem. Moa a soja e depois ferva bem e em 4 litros de água. Desligue o fogo, depois ferva novamente. Retire do fogo e deixe descansar durante 20 minutos. Escorra a massa no escorredor de macarrão ou passe por uma peneira. Se quiser um sabor diferente, junte uma pitada de erva doce ou prepare o seguinte tempero: para cada 2 litros de leite de soja adicione 1 colher (sopa) de creme de amendoim e 4 colheres (sopa) de açúcar cristal. Misture o creme de amendoim, o açúcar e um pouco de leite de soja e ferva. Depois, junte tudo ao leite e bata no liquidificador.

 

2. Salada de soja

 

Ingredientes:

½  xícara de pepino descascado e cortado em quadradinhos;

1 xícara de cenoura cozida e cortada em quadradinhos;

2 xícaras de feijão soja cozido;

1 lata de ervilha escorrida;

rodelas de tomate;

folhas de agrião;

maionese.

 

Preparo:

Escorra o feijão. Misture com os ingredientes restantes, menos o tomate. Junte a maionese. Sirva sobre folhas de alface e decore com o tomate.

 

3. Salgadinhos de soja

 

O feijão soja pode ser servido frito e salgado no lugar de amendoim. É fácil preparar. Lave o feijão e deixe de molho em água, de um dia para o outro. Escorra bem. Espalhe numa assadeira e deixe secar em temperatura ambiente até que estejam secos na superfície. Para apressar, pode-se levar ao forno bem lento por alguns minutos. Escorra sobre papel absorvente e salpique com sal enquanto ainda estiver morno. Para guardar, use recipientes com tampa que feche bem, porque assim eles não ficarão moles.

4. Soja com berinjela

 

Ingredientes:

1 berinjela descascada e cortada em quadradinhos;

½  xícaras feijão de soja cozido;

1 pimentão verde bem picado;

1 cebola pequena bem picada;

1 lata de tomate sem pele; 

pimenta a gosto;

sal


Preparo:

Numa forma refrataria untada coloque uma camada de berinjela. Cubra  com uma camada de pimentão verde e cebola. Espalhe o feijão de soja cozido por cima. Cubra com a berinjela, o pimentão e a cebola restantes. Por fim, cubra com o tomate. Tempere cada camada com sal e pimenta. Tampe e leve ao forno por 40 minutos.

 

5. Bifes de carne de soja

 

Ingredientes:

1 ½  xícara de carne e soja moída;

½  xícara de cebola picadinha;

½  xícara de farinha de rosca;

¼  xícara de salsa picadinha;

5 ovos batidos;

sal a gosto.
 

Preparo:

Misture a cebola, a farinha de rosca, a salsa e os ovos e deixe descansar um pouco. Adicione a carne de soja e o sal. Misture tudo muito bem. Faça os bifes e frite em pouco óleo. Sirva sobre fatias de pão e folhas de alface.